Sachês com monograma em ponto-cruz

Este tutorial é para quem gosta de coisas antigas, como só o tempo e a paciência de antigamente eram capazes de produzir. Perfumado com cravo-da-índia e canela, personalizado com o monograma e arrematado por botão de madeira com laço. Detalhes retrô que dão romantismo a coisas triviais. A idéia surgiu quando uma querida amiga, Marcela Catunda, me mostrou umas fotos japonesas de monogramas em ponto-cruz.

O primeiro passo é bordar o monograma da dona do sachê. Eu utilizei o modelo abaixo e bordei em etamine bege, com linha azul nº 136 da Anchor.

Para fazer a parte de trás do sachê, escolhi um tecido em tons de azul e cortei no mesmo tamanho do etamine – 12cmx12cm. Obviamente, o tamanho do seu bordado vai definir o tamanho do seu sachê.

Com os dois tecidos pelo avesso, prenda um no outro e costure-os, lembrando de deixar a parte de baixo aberta para rechear com a fibra siliconada e os cheirinhos.

Com a costura pronta, desvire e coloque o enchimento. Eu borrifei a fibra com essência de canela e coloquei um punhadinho de cravo-da-índia no meio dela, para garantir um cheirinho de antigamente.

Costure a parte de baixo, à mão. O resultado é o da foto acima. Na foto abaixo você pode ver como ficam os outros três lados, que foram costurados à máquina.

O sachê está pronto. Agora faltam os acabamentos e detalhes finais.

Em volta de todo o sachê, costurei um cordão, para esconder as costuras e dar uma carinha mais caprichada. Usei linha de bordar no mesmo tom do etamine – Mouline Círculo nº7083. Antes de começar a costurar, medi o meio da parte superior do sachê e prendi ali o cordão, tomando o cuidado de deixar uns 10cm soltos, que vão virar a alça para pendurar.

Depois de completada toda a borda com cordão, arremate em cima, sem cortar a linha. Dê um nó reforçado no cordão, costure o nó para ficar bem firme e, em seguida, arremte. Com as duas pontas do cordão que sobraram, faça a alça e dê outro nó reforçado, agora na parte superior.

O sachê está quase pronto. Só falta prender a fita para o laço e o botão de madeira.

Como a idéia é dar uma carinha retrô, não é legal usar nenhum tipo de material muito tecnológico, como plásticos e coisas sintéticas – pelo menos não na parte de fora do sachê. Por isso, escolhi um botão de madeira com formato irregular, parecendo que foi feito à mão e uma fita de cetim bem fininha e delicada.

Com o laço pronto no botão, é preciso escolher onde costurá-lo. O lugar vai depender a letra que você bordou, já que umas são mais “espaçosas” que as outras. O “M” que eu bordei é uma das maiores letras, então meu espaço ficou reduzido.

Acabei optando pelo canto inferior direito, para contrabalançar com o desenho, que é mais “pesado” na parte superior esquerda. E voilà! Marcela Catunda logo, logo vai estar recebendo seu sachê, com direito a mais um, para o Paulo, o maridão.

Para saber mais:

-Um tutorial do BananaCraft sobre como bordar ponto-cruz sobre qualquer tecido

Alfabeto simples

-Os dois sachês na minha página do Flickr

29 comentários sobre “Sachês com monograma em ponto-cruz

  1. Soraya, eu não tenho um valor final para um sachê assim, porque não faço para vender. É preciso levar em consideração o custo dos materiais, a sua hora de trabalho e mais o lucro. Vou fazer um post sobre o assunto.

    Curtir

  2. OLA EU ESTOU PRECISANDO DE MONOGRAMAS COM LETRAS JAPONESAS

    SE VCX PUDER ME AJUDAR FICAREI AGRADECIDADA. SEUS TRABALHOS SAO LINDOS .BEIJOS E QUE DEUS CONTINUE TE DANDO BOAS IDEAS

    Curtir

  3. Meninas, ainda não consegui encontrá-las com gráficos gratuitos. Já vi vários sites que comercializam os gráficos, mas de graça ainda não achei nenhum… Continuo procurando. Assim que encontrar, posto aqui no BananaCraft.

    Curtir

  4. Por favor …adorei o monogramas mas ñ consegui copiar …vc poderia enviar pra mim ….Estou fazendo o enxoval da minha filhinha ….e ñ consigo letras fáceis pra bordar ….já q estou aprendendo ….Obrigada ..bjs

    Curtir

  5. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Retrospectiva BananaCraft: maio de 2008 - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  6. Quase morri quando vi esses monogramas, pois estou recuperando um livrinho de família que pertenceu à mãe da minha avó e alguns riscos haviam se perdido ao longo dos anos e para minha surpresa você colocou-os aqui!

    Curtir

  7. Olá. Acho que talves vc possa me ajudar… preciso bordar um monogra, mas preciso que ele tenha mais ou menos uns trinta pontos de altura e q tenha letras em maiúsculo e minúsculo… será q vc conseguiria me ajudar???

    Curtir

  8. Pingback: BananaCraft » Bichinhos bordados em ponto cruz

  9. Pingback: BananaCraft » Ideias para usar rami

  10. Olá. Nossa, tem é dias que estou procurando essas letras maiusculas, pq toda a minha familia ja teve toalhas justamente com essas letras, mais todos nos perdemos e voce me ajudou bastante, mas queria te pedir as letras minusculas dela, voce tem ? Obrigada, adoreei o site. Beijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s