Letras forradas com tecido

Vocês já devem ter visto várias destas letras grandonas, na parede de casas descoladas. Muitas são em MDF, outras são de acrílico… Eu nunca tinha visto assim, cobertas de tecido. Achei perfeita para colocar no mural do meu craft room. Ok, mas onde eu consigo a letra? Fácil. É só imprimir, recortar, colar em um papelão, recortar de novo e aí, sim, forrar com tecido.

A idéia eu vi no blog mmmcrafts hoje de tarde. Gostei tanto e achei que era tão fácil de fazer que resolvi testar. Primeiro, imprimi um D, de Dani, numa folha A4. Usei papel de gramatura 180g, para já ficar mais firme do que o comum. Recortei o D e colei ele num papelão. Aproveitei uma caixa que havia recebido pelo Correio.



Na hora de imprimir o D, não me dei conta de que o tecido que eu escolhi para forrar a letra tem fundo branco e é meio transparente. Não deu outra. Quando coloquei embaixo do tecido, percebi que a borda preta da impressão ia ficar aparecendo. Como não queria recortar mais – isso diminuiria o tamanho da letra, colei outra folha branca por cima de tudo e recortei novamente.

Coloquei a letra em cima do tecido, apenas para marcar onde deveria cortar. Eu achei melhor cortar primeiro um retângulo um pouco maior do que a letra, usar cola de bastão apenas para manter o tecido levemente fixado no papelão e só então diminuir o tecido, tomando o cuidado de deixar margem suficiente para virar em todas as bordas.

Como a letra é bastante arredondada, fui cortando o tecido de pontos em pontos, para conseguir encapar sem deixar rugas ou pregas. Usei cola universal para artesanato para grudar o tecido no papelão. Como vocês podem ver, o verso da letra ficou bem feioso. A solução foi recortar mais um D em papel branco e colar por cima de tudo, para esconder o papelão reaproveitado e as bordas do tecido.

Minha letra ficou fofa e já está na parede, como vocês podem ver na foto lá em cima. É um projeto rápido, fácil, meio melequento por causa da cola, barato e com resultado imediato. Lá no blog de onde eu tirei a idéia, ela usou as letras forradas para enfeitar a porta do quarto das filhas. Eu estou usando a minha para enfeitar o mural do meu atelier. Mas posso imaginar letras assim pela casa toda. Do banheiro a cozinha – nestes casos, cubra tudo com uma demão de verniz, para impermeabilizar.


Para saber mais:

mmmcrafts

19 comentários sobre “Letras forradas com tecido

  1. ainnnnnnnn que lindo!!!

    Eu procurei um “A” grandão para mim nas minhas férias mas não achei, eu tinha visto uma vez no programa da Oprah Winfrey e fiquei doidinha pra fazer um para mim.. mas nunca tinha pensado nisso … que idéia legal, vou fazer!!

    Ah você viu nesse blog o link da macaquinha??!! linda não é?!

    Curtir

  2. também amei, dani! você é 10, é 100, é 1000!

    vou fazer assim que organizar meu novo cantinho craft… pois ercebí de volta do meu enteado, minha escrivaninha antiga! e agora tenho que enfia-la aqui dentro de casa, eheheh…. vou ter q. re-arrumar tudo! legal!

    beijos!

    mah

    Curtir

  3. Grazie, Glaucia!

    Stella, dica anotada!

    Ana T., eu adorei a macaquinha. Quando sobrar um tempinho, vou fazer, com certeza!

    Mah, quero ver a escrivaninha… E o craft room… Beijo!

    É fácil de fazer e o resultado é bem interessante, Myla!

    Curtir

  4. Ola achei a idéia maravilhosa e o formato das letras maravilhosa, eu gostaria de faze-las em tamanho menor, como faço para imprimir o alfabeto todo com essas letras e em tamanho menor? aguardo um retorno anciosa…….este site é tudo de bom…………..

    Elisangela

    Capanema-Pr

    Curtir

  5. Elisangela, esta letra que eu usei é a famosa Times New Roman, que tem em qualquer editor de texto (Word, BROffice, etc). Para escolher o tamanho que você quer, o melhor é fazer alguns testes, até chegar ao tamanho certo. Primeiro, imprima uma ou duas letras e vá fazendo os ajustes até o tamanho que você deseja. Só então imprima todas.

    Boa sorte e obrigada!

    Curtir

  6. Leticia, a melhor cola é em spray, mas não é muito fácil de encontrar. Cola branca, espalhada com pincel, funciona bem. Você também pode usar cola para tecido. A spray é melhor porque não deixa bolhas de ar. Nos outros dois casos, é preciso tomar cuidado para não ficar com bolhas.

    Curtir

  7. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Retrospectiva BananaCraft: Agosto de 2008 - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  8. Pingback: BananaCraft » Nome no varal

  9. Dani!!

    Ótima idéia! Eu queria fazer um C pra mim e só tinha pensado na madeira.. mas assim é muito mais fácil e barato!!!

    De repente se imprimir em vez de preto, num cinza bem clarinho, não corremos o risco de aparecer caso seja escolhido um tecido clarinho… Vou fazer isso com a minha..

    Obrigada por compartilhar!

    Beijosss

    Curtir

  10. Pingback: Tutorial: letra de mdf forrada com tecido » BananaCraft

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s