Como fazer uma flor de tecido

Se as flores de plástico não morrem, é bem provável que as de tecido também não. E ainda são muito mais bonitas. E fáceis de fazer. Com uma tira de tecido, agulha, linha e um pouquinho de jeito você faz uma flor em pouco tempo. Olha só!

Aproveite um retalho de tecido para fazer a sua rosa. Esta que eu vou mostrar no tutorial eu fiz a partir de um retalho apenas arredondado nas pontas, sem costura e nem acabado. No final deste post você pode ver outras flores que eu fiz, usando tiras de tecido com as bordas costuradas.

Um retalho de tecido xadrez de 30x4cm com os cantos superiores arredondos é o ponto de partida para a flor. Com uma linha, vá franzindo o tecido, suavemente. Arremate mas não corte a linha. Com ela, você vai costurando a rosa, à medida que vai dobrando e enrolando o tecido sobre si mesmo, para formar as pétalas.



Quando chegar ao final, prenda bem e arremate. Para uma rosa assim, bem tosca, você não vai levar nem dez minutos.

Gostei da brincadeira e fiz uma mini rosa roxa, aproveitando um pedaço de uma tira de malha que cortei de uma blusa. Fiz da mesma forma que o passo-a-passo acima, com a diferença de que este pedaço de tecido havia sido arrematado na borda com overloque.


Também fiz uma maior, com uma tira de tecido costurada na borda. Gostei mais desta rosa, porque ela ficou mais encorpada. O segredo foi usar um tecido mais grosso e firme e uma tira bem mais longa, com 60cm de comprimento. O fato de estar costurado, sem as bordas desfiando, também ajudou bastante.


Para saber mais:

-Aqui no BananaCraft, um tutorial de como fazer uma flor de tecido que é um alfineteiro.

79 comentários sobre “Como fazer uma flor de tecido

  1. Gostei muito desse medelinho prático, é uma bela dica pra quem quer ganhar dinheiro! Os retalhos vc consegue com uma costureira e aí e só fazer as forzinhas e sair vendendo (:

    Curtir

  2. Gostei das florzinhas, mas estas eu já sabia fazer. Gostaria de aprender a fazer rosas e camélias em cetim , organza cristal, gazar e musseline. Sei que são necessários moldes e goma. E, como montar as flores, colar, etc. ? Ficarei felicíssima se alguém puder me ajudar. Em minha cidade não ´há ninguém que saiba. Obrigada desde já.

    Curtir

  3. Pingback: BananaCraft » Flor de tecido para enfeitar a casa

  4. Gostaria que você me ajudasse. Ha mais de uma semana procuro aprender como fazer flores de tecido,que servem como forma de docinho.Procuro mais precisamente pela receita da goma (como fazer)pra passar no tecido e ele ficar durinho.obrigada

    Curtir

  5. AMEI VIU D.LEDA. AGORA A SENHORA É MINHA PRIMEIRA PROFESSORINHA QUE ENSINOU A FAZER FLORZINHA DE TECIDO…GRATA DE CORAÇÀO. BJINHOS,FICA COM DEUS. AGORA TEM QUE COLOCAR A CARINHA DA D.LEDA PRA GENTE CONHECE-LA.

    Curtir

  6. tenho uma diquinha ……

    quando o tecido for fino e sem costura, a tira pode ser dobrada ao meio, sendo q as petalas ficarao por conta do lado da dobra, dando o acabamento…

    adorei a ultima flor mais coloridinha, realmente, mais incorpada ficou mais bonita!

    Curtir

  7. Você é muito prendada, parabéns pelo excelente trabalho e por partilhar conosco, sou uma aspirante a aprendiz de trabalhos manuais e estou em busca de novidades para começar fazendo uma tiara para minha bebê de sete meses, um beijo e mais uma vez parabéns

    Curtir

  8. Pingback: Dica – Garrafa Reciclada para decoração | PaPel com Alegria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s