Como fazer uma flor de tecido

Se as flores de plástico não morrem, é bem provável que as de tecido também não. E ainda são muito mais bonitas. E fáceis de fazer. Com uma tira de tecido, agulha, linha e um pouquinho de jeito você faz uma flor em pouco tempo. Olha só!

Aproveite um retalho de tecido para fazer a sua rosa. Esta que eu vou mostrar no tutorial eu fiz a partir de um retalho apenas arredondado nas pontas, sem costura e nem acabado. No final deste post você pode ver outras flores que eu fiz, usando tiras de tecido com as bordas costuradas.

Um retalho de tecido xadrez de 30x4cm com os cantos superiores arredondos é o ponto de partida para a flor. Com uma linha, vá franzindo o tecido, suavemente. Arremate mas não corte a linha. Com ela, você vai costurando a rosa, à medida que vai dobrando e enrolando o tecido sobre si mesmo, para formar as pétalas.



Quando chegar ao final, prenda bem e arremate. Para uma rosa assim, bem tosca, você não vai levar nem dez minutos.

Gostei da brincadeira e fiz uma mini rosa roxa, aproveitando um pedaço de uma tira de malha que cortei de uma blusa. Fiz da mesma forma que o passo-a-passo acima, com a diferença de que este pedaço de tecido havia sido arrematado na borda com overloque.


Também fiz uma maior, com uma tira de tecido costurada na borda. Gostei mais desta rosa, porque ela ficou mais encorpada. O segredo foi usar um tecido mais grosso e firme e uma tira bem mais longa, com 60cm de comprimento. O fato de estar costurado, sem as bordas desfiando, também ajudou bastante.


Para saber mais:

-Aqui no BananaCraft, um tutorial de como fazer uma flor de tecido que é um alfineteiro.

79 comentários sobre “Como fazer uma flor de tecido

  1. Que bom, Simone!

    Mah, já que a primavera logo vai começar, a gente pode dar uma ajudinha extra para florir tudo – nem que seja com tecido… Beijo!

    Val, vou fazer um post sobre isso. Você não é a primeira pessoa que me pede… Beijo!

    Curtir

  2. Adorei. Fácil e rápido. Pra está aposentada e precisa dar uma de decoradora numa festa foi ótimo.É bom encontrar o que queremos quando se está aprendendo.Isso me ajudou muito. Obrigado.

    Curtir

  3. São lindas suas flores.Eu encontrei o seu site por acaso pois estava a procura de máquinas para fabricar flores de plástico; é que faz tempo que estou desempregada e o que sei fazer não aprendi em cursos proficionalizantes, sei fazer algumas flores de papel crepom e tecido, mas não sei as de plástico…também sei pintar um pouco em tela…mas como NÃO tenho curso…não sei o profissional…o fato é que meus pais sofreram um acidente de altomóvel… minha mãe se salvou mas está prostada com pouco tempo de vida…o fato é que não posso sair de casa pois sou eu quem cuido dela…você poderia me informar onde encontro máquinas ou outros produtos para a fabricação de flores de plástico?Se souber me informe…desde já agradeço sua atenção!Fique com Deus!

    Curtir

  4. moro no tocantins e estou gravida de 8 meses

    de uma menina então to decorando o querto

    dela de flores, mas por aki niguem faz essa

    arte, por isso quero aprender.

    Te agradeço

    Denise.

    Curtir

  5. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Retrospectiva BananaCraft: setembro de 2008 - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  6. Bom dia

    Adorei sua técnica de flores de tecidos, trabalho com bijouterias em geral e gostaria muito de aprender alguns modelos de flores de tecidos, feltro e também couro.

    Um abraço.

    Curtir

  7. Parabéns pela criatividade! Amo artesanato e adoro tentar fazer td q vejo.Com o seu passo a passo então, ficou facil te “copiar”! Brigadão pelas ideias.Estarei sempre de olho nas novidades. Bjks

    Curtir

  8. Pingback: BananaCraft » Tutorial: flor de tecido feita a mão

  9. Gostei.

    As flores sempre trazem beleza.No monento também as flores de tecido tem sido muito utilizadas como ornamentos para o vestuário.

    Fiquei feliz com a flor branca.

    Já quero fazer para mim.

    Beijos.

    O artesanato é vida.

    Curtir

  10. Olá,

    Parabéns pelas flores, será que vc poderia me mandar o passo a passo, tenho uma empresa de blusinhas e gostaria de colocar uma rosa para dar um toque especial no meu modelo.

    Curtir

  11. Primeiro, parabéns pela flor…é linda, adorei, super fácil,o que eu procuro na realidade, é uma flor feita de fita voal ou cetim, ví essa florzinha aplicada num vestido e adorei,procuro nas lojas de aviamento, mas não encontro,(já pronta) se alguem souber como se fa, por favor, mande a dica.

    Muito obrigada e mais uma vez parabéns!!!!

    Curtir

  12. amei sua ideia sao lindasgostaria de saber se voce sabe como engomar

    tecido para ficar duro pretentendo faser flores de chita vou ficar mto grata obrigada um beijaooooooo[iranilda]

    fka com Deus.

    Curtir

  13. Oi meninas, encontrei o blog por acaso e gostei do trabalho, parabéns! Estou procurando uma fábrica de formas e boleadores para fazer flores de tecido/ papel. Encontrei em lojas mas com um preço muito proibitivo, será que alguém poderia me ajudar? Agradeço qualquer informação…

    Continuem apresentando idéias simples e bonitas, bom trabalho, está super legal, continuarei de olho…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s