Forrando botões – o tamanho do tecido

Quando a gente começa a forrar botões, sempre acha que qualquer micro retalho vai servir. Quando coloca o botão em cima, para ver se realmente vai dar, percebe que precisa de um tecido um pouco maior. Quem está na dúvida quanto ao tamanho, resolvi fazer um pequeno passo-a-passo, para mostrar como é fácil acertar sempre.

O tamanho do tecido vai variar de acordo com o diâmetro da matriz que você quer usar, é claro. E também não existe uma regra única, do tipo: aumente 4mm para todas as matrizes. Quanto menor for o tamanho do botão, tanto menor pode ser o extra de tecido. Para simplificar as coisas, eu desenvolvi um método básico. Num pedaço de papelão grosso, primeiro eu marco a medida do botão – que no caso do meu exemplo aqui é de 24mm. Acrescento 8mm no total, ficando com 32mm. Meço o meio – 16mm – e uso um compasso para fazer o círculo. Recorto.


Para não ter dúvida de que o tamanho que eu decidi vai funcionar, testo colocando a matriz em cima do círculo de papelão. A prova final é cortar um pedaço de tecido usando este molde. Se o botão ficar forrado direito, o tamanho está correto.

Já vou avisando que usei 8mm a mais para as matrizes maiores (24 e 32mm) e 6mm a mais para as menores (12 e 18mm). Para não ter confusão na hora de cortar os tecidos, escrevi o tamanho da matriz correspondente em cada molde. Garanto que vale a pena perder um tempinho cortando pelo molde, porque os botões ficam muito mais bonitos, sem pregas e sem tecido faltando.

Para saber mais:

Como forrar botões com tecido

16 comentários sobre “Forrando botões – o tamanho do tecido

  1. Dani,

    Preciso de sua ajuda. Quero comprar o balancim e algumas matrizes, porém, gostaria de uma dica: quais as matrizes que você mais usa? A princípio gostaria de comprar 2 matrizes para forrar botões, 2 de ilhoses e 2 para botão de pressão. Eu não tenho a menor idéia de tamanho.

    Se tiver como me ajudar ficarei super agradecida.

    beijosssssssssssss

    Cibele

    Curtir

  2. Roberta, é muito fácil mesmo. Para começar, você pode adquirir somente uma matriz e uma saquinho de botões. Depois, aos poucos, você vai comprando mais, à medida que sentir necessidade de forrar tamanhos diferentes de botões.

    Mah, combinadíssimo. Quando eu for, vamos fazer aula de balancim, hehehe… Beijo!

    Obrigada, Rafa!

    Cibele, o tamanho que eu mais uso é o 24. Se você quer comprar dois tamanhos, sugiro o 24 e o 12. Para ilhoses, tenho só uma matriz até hoje, que é aquela bem comum, no tamanho padrão. Para botões de pressão também só tenho uma matriz. Normalmente, a gente só encontra um tamanho de botão de pressão, dos de plástico. O que muda são as cores dos botões – que a gente compra em saquinhos. Para o que você quer comprar, vai precisar das duas matrizes de botão, de botões nos dois tamanhos, da matriz para ilhós e dos ilhoses, da matriz para botão de pressão e dos botões de pressão. Sugiro que você compre assim e, depois que estiver mais familiarizada com o assunto, aí vai decidindo o que mais comprar, de acordo com o que quer fazer com eles. Boa sorte!!!

    Curtir

  3. Dani,

    obrigada pelas dicas. Graças a você estou em lua-de-mel com meu balancim.

    Bom demais.

    Oh! Antes que me esqueça, visito seu blog todos os dias e me inspiro cada vez mais a fazer de tudo um pouco.

    Qualquer dia destes mando umas fotos para você.

    beijosssssssss

    Cibele

    Curtir

  4. Pingback: Botões forrados e plastificados « Borbolet’s© Bl°g … as notícias do jardim! Ano II

  5. Olá Dani, tudo bem?

    Desculpe a ignorância, mas eu tenho uma máquina que é para colocar ilhós e botão de pressão e tenho as matrizes de acordo com a finalidade. Nem sabia que se chama balancim….Essa máquina que eu tenho também funciona para forrar botão e é só comprar as matrizes???Que loja você sugere para comprar os botões?

    Muito obigada e uma ótima semana!

    ,ônica

    Curtir

  6. Dani, uma dica.. eu fiz isso mas recortei o circulo interno do tamanho certo do botão, deixando o molde como um anel vazado. Assim eu sei exatamente o que vai aparecer em cima do botão forrado, o que é ótimo pra centralizar micros estampas! =)

    Beijos, Gi.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s