Costura: vestido xadrez – com molde

Já faz alguns dias que eu venho falando aqui que estou numa fase costura. Em menos de um mês, já fiz 7 blusas, 1 casaco e 1 vestido. Escolhi justamente o vestido para mostrar primeiro aqui. Como eu também já disse aqui, não sou costureira profissional (aprendiz acho que é um termo apropriado) e muito menos modelista. Mesmo assim, me arrisquei a fazer um molde. Espero que vocês se inspirem com o meu vestido xadrez tamanho P.

Para começar, peguei um vestido que eu já tinha, coloquei em cima de um papel e fui riscando, para fazer o molde. Usei um daqueles rolos de papel de presente, porque são largos e beeeem compridos. Acho melhor riscar no papel com giz, porque é fácil de apagar e não corro o risco de manchar a roupa que está servindo de modelo. Ali no final deste post estão os meus moldes, com as medidas, para vocês terem uma idéia. Eu uso tamanho P, nº36.

Com todas as partes do molde cortadas – acho que é a parte mais chata e demorada, é hora de cortar o tecido. Toda calma e paciência, para não estragar o tecido. Eu gosto de prender o molde com alfinete no tecido, para ficar mais fácil de cortar sem me preocupar se está tudo no devido lugar. Este tecido xadrez eu ganhei da minha mãe, que comprou para fazer um vestido para ela e nunca fez.

Depois de cortar todas as partes do molde, é hora de começar a costurar. Eu gosto de alinhavar tudo, para já ir tendo uma idéia de como as coisas vão ficar, antes mesmo de costurar. É mais demorado, mas em compensação evita ter que desmanchar a costura da máquina. No vestido, comecei alinhavando as três partes da frente. Tudo certo, costurei à máquina e depois fiz um zig-zag na união entre os dois tecidos, para o tecido não ficar desfiando. Quem tem overlock não sofre com os desfiados. Quem usa máquina comum precisa fazer como eu.

Frente costurada, é hora de uni-la nas costas, também alinhavando primeiro, costurando e depois fazendo um zig-zag na união entre as duas partes do tecido. A parte mais fácil está pronta. Agora é preciso fazer o babado que faz as vezes de manga, a gola e as vistas frontais, onde vão os botões. Para as mangas, primeiro é preciso franzir a parte reta do tecido. Na parte ovalada, faça um zig-zag, só para dar acabamento. Como é só um enfeite, esta manga não vai preencher todo o espaço da cava. A parte que fica na axila não recebe babado. Para prender exatamente no meio, dobrei o babado ao meio no sentido do comprimento e marquei o meio da cava, na parte superior. Comecei a costurar pelo meio, indo para um lado e depois para o outro. Assim, minha manga ficou exatamente do mesmo tamanho na frente e atrás. Por dentro, para dar acabamento, costurei um viés bem clarinho, para esconder as costuras. É importante notar que ele não é costurado como um viés comum, mas todo virado para dentro. Dessa forma, ele não aparece na cava pela parte de fora, mas deixa o avesso bem acabado.

Para mim, a gola é a parte mais complicada. Antes de prendê-la ao vestido, é preciso cortar a abertura frontal. No meu caso, o corte tem 20cm de comprimento. A gola é composta de quatro pedaços de tecido. Primeiro, eu alinhavei a parte mais larga uma na outra e, em seguida, costurei. Depois, prendi esta parte nas duas menores e elas no vestido em si. Para ficar centralizada, fiz exatamente como com a manga: comecei pelo meio.

Por fim, é preciso costurar as vistas onde serão feitas as casas e presos os botões. Cada pedaço de 21x7cm de tecido será costurado em cada lateral da abertura do vestido. As vistas ficam trespassadas, dando acabamento para a gola.Na borda da vista que fica por cima, prendi um viés verde, só para fazer um detalhe. Ele é meramente decorativo.

Meu vestido ainda tem um cinto, que mede 140cm de comprimento por 6cm de altura. Cortei esta medida no tecido, costurei as bordas e prendi viés em cima e embaixo, para combinar com o detalhe da frente. Por último, fiz quatro casas e forrei quatro botões. Ufa! O vestido está pronto.


Agora os moldes, para você anotar as medidas e reproduzir. Lembre-se de conferir se você usa tamanho P. Se usa tamanho maior, vai precisar aumentar as medidas. O ideal é usar um vestido seu como guia.








Como sou costureira de primeira viagem, talvez tenha esquecido de alguma dica. Se alguém ficar com dúvidas, por favor, entre em contato. Vou ter o maior prazer em tentar ajudar 🙂

62 comentários sobre “Costura: vestido xadrez – com molde

  1. Ola! Gostaria de uma dica de máquina de costura. Pretendo aprender com artesanato e peças pequenas. Pode me dar uma dica de marca e modelo?

    Larissa atilarissa.blogspot.com

    Curtir

  2. olha vc está de parabéns…e muito obrigada por suas explicações tão boas e carinhozas viu! ainda to engatinhando na costura mas com pessoas como vc vou tendando c aminhar..obrigada por existir..bjs…. claudia

    Curtir

  3. Acabei de fazer um curso de corte costura gostaria de eu mesma cortar e confeccionar o meu vestido caipira[festa junina] voce pode me ajudar POR FAVOR????!!!!!!

    Curtir

  4. adorei este modelo, n/sou costureira,sei o basico, estou tentando fazer o curso de costura , mas acho que vou fazer este modelito, por favor vc/ tem como mandar este modelo por correio, em tamanho normal p/ cortar eu pago, …seria facil , por em cima do tecido o molde e cortar,,,,acho que qualquer pessoa pode cortar responda por favor este email………………

    Curtir

  5. Pingback: Tutorial: colete de broderi » BananaCraft

  6. ava leno o post e vi que vc tem o mesmo problema que eu não tem a máquina de overlock, a minha maquina é a singer facilita e entre uma costura e outra acabei descobrindo que ela faz um ponto tipo overlock, tentei em outras maquinas e deu certo. descori que ela fazia qdo fui passar o zigzag bem na pontinha ai formou o ponto e fica lindo, vc pode fazer o teste p ver se da certo na sua, so e preciso alguns ajustes na maquina: vc coloca a maquina no ponto zig zag grande ou no pequeno (depende do acabamento e da espessura do tecido ) e no local de ajustar o tamnaho do ponto vc coloca no tamnaho meno que sua maquina tiver, depois é só por o tecido de forma que a maquina ao fazer o zigzag pegue o pano apenas de um lado. no ponto zigzag a agulha vai para a direita e para esquerda não é? então vc poe o tecido bem na pontinh assim a aguha vai pegar o pano apenas qdo for p a esqerda assim, demora um pouco mas o resultado é lindo. espero ter ajudado, qqer duvida me manda um email

    Curtir

  7. Fiz um vestido evasê com corte na cintura, mais atras ficou empapussado. Gostaria de saber uma dica para meu vestido ficar justinho atras na parte da costa. Me ajude porfavor, na minha cidade não existe curso de corte costura e é meu sonho aprender. To fazendo tudo sozinha mais preciso de uma dicas!! bjinhos…

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s