Reciclagem: guirlandas para a árvore de Natal

guirlanda reciclada

Todo mundo sempre tem pequenos pedaços de tecido, sobras de projetos craft que ficam guardados à espera de uso. Com um círculo de papelão, agulha, linha e algumas contas, é fácil fazer uma guirlanda para enfeitar a árvore de Natal. Além de reaproveitar materiais, seu final de ano fica mais personalizado. Veja o tutorial e inspire-se.

guirlanda reciclada

Para fazer estas pequenas guirlandas, eu reciclei o papelão de embalagens que recebi esta semana pelo correio. Usando a boca de uma caneca, risquei a parte de fora da guirlanda. Com o fundo da caneca, risquei – no meio do primeiro círculo – a parte de dentro da guirlanda.

guirlanda reciclada


guirlanda reciclada


guirlanda reciclada

Corte tiras estreitas e longas de sobras de tecido. Como você está reciclando, não se preocupe com o as medidas. Aproveite o que está disponível. Você não precisa usar apenas padronagens natalinas. Também fica bacana fazer guirlandas com xadrez, petit pois, listras, pequenas flores…

guirlanda reciclada

Dobre as bordas do tecido e comece a enrolar no papelão. Use agulha e linha para costurar o tecido nele mesmo, para que fique firme em volta do círculo.

guirlanda reciclada


guirlanda reciclada

Continue enrolando o tecido no papelão. Com as dobras, sua guirlanda ficará cheia de pregas. Além de dar um enfeito bonito, elas facilitam um monte o trabalho.

guirlanda reciclada

Quando a tira de tecido chegar ao fim, costure-a, prendendo bem. Aproveite a mesma linha para costurar uma nova tira e repita o processo até chegar forrar todo o papelão.

guirlanda reciclada


guirlanda reciclada

Arremate costurando a ponta do tecido.

guirlanda reciclada

Agora é só decorar. Para isso, utilize fitas e contas que você já tem em casa. Outra opção é reciclar enfeites de natais passados, aproveitando pequenos elementos.

guirlanda reciclada

Costure os enfeites na guirlanda e arremate tudo com um belo laço de fita. Você pode fazer várias e enfeitar a sua árvore de Natal toda com elas. Ou pode espalhá-las pela casa, em maçanetas e espelhos. Fica charmoso e você não vai gastar praticamente nada.

guirlandas recicladas

Eu fiz três, mas uma delas não posso mostrar, porque vai ser um dos itens de uma troca natalina da qual estou participando…

34 comentários sobre “Reciclagem: guirlandas para a árvore de Natal

  1. Olá,

    Sou Coordenadora de uma escola particular e não tenho idéias para confeccionar um bonito mural na escola. Gosto muito de origami, mas o que eu puder fazer de decoração natalina com os meus alunos adolescentes, será ótimo!!!!

    Você me ajuda??????

    Beijos Val.

    Curtir

  2. Cabem num envelope, Fabi, mas se o atendente dos Correios for cricri, não vai querer enviar, por causa do volume…

    Oba, quero ver, Ana!

    Val, vou procurar origamis natalinos!

    Eliete, acho as lâmpadas frágeis demais (e arriscadas), mas é uma boa idéia encontrar outros materiais para reciclar no final do ano.

    Fáceis, mesmo, Patrícia!

    Beijo, Mah!

    Roberta, acho que ficam com um colorido ótimo aquelas guirlandas de balas.

    Curtir

  3. Daniele,

    Gostei muito da forma como faz seus trabalhos e, principalmente, do efeito.

    Estou pensando em, neste ano, valorizar o que temos em “Nosso Brasil”.

    Por isso, aproveitarei sua idéia da guirlanda e, farei com tecidos e objetos brasileiros. Vai ficar uma tetéia, né?

    Abraços, Juliana.

    Curtir

  4. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Coração de feltro com anjo - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  5. AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII isto Dani, AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

    Já é Natal em meu coração e como estou em trocentas troquinhas de Natal ( Data que mais AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO) isto veio na hora exata e ai como ficaram lindasssssssssssss

    Curtir

  6. Pingback: BananaCraft » Reciclagem: flor de lata de alumínio

  7. nossa, vc é muito prendada..!Deus abençoe cada dia mais seus dons..q qto mai s vc expuser eles mais o senhor te frutifica e multiplica tudo o que vc tocar e fazer!

    bjooossss amiga!!

    pode me escrever se quiser..to fazendo o enxovalzinho de minha sobrinha q ta chegando agora em dezembro e log vou postar fotos no meu orkut..pois não tenho blog..

    depois se quiser ver me escreva q te passo o endereço do orkut ta?

    bjoo e fica com Deus!!!

    boa smninha pra ti..

    Curtir

  8. Mais uma ótima ideia essa das guirlandas!

    Adoro este espaço e sempre dou uma passada para ver as novidades…

    Trabalho com arte popular e gostaria de mandar uma peça para voce ( ainda não tenho site, está em construção) então quero saber os dados para envio pelo correio.

    Além de comercializar meu trabalho também dou oficinas de arte em algumas unidades do Sesc, por isso estou sempre a procura de boas inspirações , por isso estou sempre por aqui.

    Grande beijo e muita sorte!!!

    Curtir

  9. Pingback: BananaCraft » As leitoras do BananaCraft e a Caixa de Sugestões

  10. Daniii vc arrasa estou na 7º serie 8º Ano e minha professora de artes quer enfeitar a escola de guirlandas e vc me deu uma otiiima ideia ja preparei tudo para fazer uma sei que vou tirar um 10 com estas guilandas e depois que infeitar a escola vou infeitar minha casa bjs se vc puder me envia umas fotos de como fazer boneco de neve e arvore de natal obg bjs adoreei boa sorte e que deus te abençoe!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s