Costura: tutorial de saia

costura - saia com bordado inglês

Você já deve ter ouvido alguém dizer que só é mais fácil costurar um avental do que uma saia. É verdade! Eu nunca tinha feito uma e esta semana me aventurei, inspirada por saias que vi pelas ruas. Como queria fazer algo fácil e rápido, decidi por um modelo que não leva zíper e nem botões. Mas como não gosto muito de saia com elástico na cintura, inventei moda, fazendo um pequeno cinto para ajustá-la. Siga o passo-a-passo e veja como é fácil!

Você vai precisar de:

-Tricoline 100% algodão com 1,40m de largura. A altura você decide de acordo com o seu tamanho. No meu caso, precisei de 50cm.

-Bordado inglês para arrematar a barra. A quantidade também vai depender do seu tamanho. Eu usei 1,20m.

-Linha na cor do tecido.

costura- tutorial de saia

Comece pelo cós da saia. Na lateral do tecido, corte dois pedaços de 16cm cada um. Você terá duas partes de 16x50cm (ou a altura que comprou no tecido). Costure estas duas partes nas laterais. Em seguida, dobre da borda superior, deixando um espaço de cerca de 2cm. É ali que você vai enfiar o cinto para ajustar a saia ao corpo. Costure, escondendo a borda do tecido para dentro do espaço de 2cm.

costura - tutorial de saia

Para fazer a parte de baixo da saia, use todo o resto do tecido, tirando apenas uma tira para fazer o cinto. No meu caso, o cinto ficou com 0,05×1,08m e o tecido para a parte de baixo da saia com 0,45×1,08m. Faça um franzido na parte superior. Ele será costurado no cós que você já fez. Antes de costurar, alinhave para ter certeza de que as duas partes estão do mesmo tamanho. Aliás, esta é uma dica que eu dou sempre. Para evitar ter que desmanchar as costuras, sempre faça um alinhavo antes de ir para a máquina de costura. Assim, você sabe que tudo vai ficar correto quando estiver costurado.

costura - passo-a-passo de saia

costura- molde de saia

Na parte de baixo, você vai costurar o bordado inglês. Dobre uma pequena bainha para dentro e alinhave, já prendendo o bordado inglês.

costura- saia estampada com bordado inglês

costura - saia estampada

saia de flores - costura

Agora é a hora de fazer o cinto. Dobre aquela tira de 0,05×1,08m para que ela caiba no espaço que você costurou na parte superior do cós. Meu cinto ficou altura final de 1,8cm. É importante fazê-lo duplo, para que fique mais firme. Para costurá-lo, dobre as bordas para dentro e pesponte na parte superior, na inferior e nas duas pontas.

costura - cinto da saia

Para enfiar o cinto na saia, descosture numa das laterais e use um alfinete de segurança (joana) preso numa das pontas para ir puxando até dar a volta na cintura da saia.

costura - molde de saia

O cinto você usa amarrado na lateral.

costura - molde de saia

costura - molde de saia de tecido

Eu fiz ela em menos de três horas e gastei menos de R$20,00. Fácil e barato.

12 comentários sobre “Costura: tutorial de saia

  1. Eu simplesmente AMO saias e nem creio que só tenho uma pretinha básica de veludo. Fiquei muito tempo sem usar. Adorei, Dani, só não consigo nunca tempo pra fazer nada pra mim! A Bela me prometeu uma…kkkkkk….se ela vier aqui…..rsssss

    beijo

    Curtir

  2. Oi, Dani.

    Eu quero me aventurar pela costura, e já q vc disse q não há nada mais fácil q saia, vou começar por ela…

    Aliás, aproveitando, eu quero fazer uma assim, -será que vc pode me ajudar?- : quero desmanchar uma calça que está apertada (o tecido é “chamois”) e fazer uma saia – é q ela faz parte de um terninho e não queria perder o conjunto… vc poderia montar um tutorial assim ou dar algumas dicas?

    Bjs e Obrigada

    Ale

    Curtir

  3. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Máquina de Costura - o que você faria se ganhasse uma? - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  4. Oi,

    Eu estava procurando um tutorial que falasse sobre costura, mas sem complicação, pois não sou costureira. Achei este que me ajudou a fazer minha primeira peça de roupa rsrs. Fiz a minha saia!!

    Ficou uma graça, com pequenos defeitos sim, mas tem todo um sabor de superação.

    Obrigada, querida

    Bjus

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s