Ponto-Cruz: como fazer seus próprios gráficos

gráfico de ponto-cruz borboleta

Bordar ponto-cruz é quase uma mania nacional. Que a gente entende, porque realmente é gostoso sentar, contar os quadradinhos e, no final, ter um bordado com história. O chato é quando temos uma idéia na cabeça e simplesmente não conseguimos encontrar o gráfico certo. Para resolver este problema e permitir que seus bordados sejam ainda mais personalizados, existem alguns programas que transformam um desenho comum em um desenho quadriculado, pronto para ponto-cruz.

O Patterns For You é totalmente online. Você seleciona um arquivo em jpg no seu computador, faz o upload e ele te devolve a imagem quadriculada, para você fazer o download. Rápido e muito fácil. Quanto maior a qualidade do arquivo que você enviar, melhor ficará o gráfico. Quanto maior for o tamanho do gráfico, também mais detalhes ele terá. O site é gratuito e você nem precisa se cadastrar.

O PCStitch tem uma versão gratuita para download que não permite salvar e nem imprimir. Você pode fazer o gráfico e copiar direto da tela ou pode usar a famosa tecla PrintScreen e salvar a imagem em outro programa. Ou testar a versão demo e depois adquirir o programa, se achar que vale a pena. Eu fiz o download hoje e ainda vou testar para ver como é.

Também encontrei um programa brasileiro, comercializado por R$60,00, que promete fazer tudo o que os outros fazem. Chama-se Ponto Fácil. Não testei, mas acho que é mais garantido usar os gratuitos primeiro, para ter certeza de que você vai usar realmente este tipo de ferramenta.

O gráfico de borboleta que você ali em cima eu fiz usando o Patterns For You, a partir de uma imagem que tinha no meu computador. Foi rápido, fácil e só demorou um pouquinho para fazer o download do gráfico, mas acho que isso só acontece porque as conexões brasileiras são ainda meio lerdas. Eu gostei, porque é online, gratuito e realmente muito amigável.

Para saber mais:

Patterns for you

PCStitch

Ponto Fácil

65 comentários sobre “Ponto-Cruz: como fazer seus próprios gráficos

  1. Olá, eu estava utilizando o Free Patterns para poder transformar uma imagem em em gráfico de ponto cruz, porém quando eu aperto para criar o gráfico aparece em inglês: clique aqui para fazer o download do seu gráfico, um site de miçanga, o icone de uma foto que não abre, e depois, logo abaixo aparece o ícone para fazer o download do grafico e o site da loja de miçanga. Mas quando eu aperto para fazer o donwload, volta a página inicial do programa. Alguém pode me ajudar?

    Curtir

  2. Tenho o Ponto Fácil realmente é fácil de usar e nos permite copiar e imprimir, inclusive imprimir por partes quando o gráfico é grande. Tenho vários gráficos feitos pelo Ponto Fácil no meu blog.

    Curtir

  3. Ola, tudo bem ? Preciso de graficos da Disney , mickey, minie, pateta etc. pequenos pra boradar toalhinhas de mão para kit que farei pro meu netinho ou netinha , ainda não sei, pra lembrança de maternidade.Porem, so estou achando grandes d+, preciso para toalha com 40 quadradinhos, não sei diminuir graficos, poderia me ajudar? pelo menos me ensinando a diminuir? bjs. Obrigada.

    Curtir

  4. Pingback: Capa de telefone celular bordada em ponto cruz | BananaCraft

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s