Passo-a-passo: Bolsa com aplique de árvore de botões

árvore de botões forrados

Já faz algum tempo, minha amiga Vanessa Maurer teve uma idéia bacanérrima: fez árvores com tronco de tecido e copa de botões, para alguns quadros do seu novo ateliê. Eu gostei tanto que pedi licença para fazer algo parecido, numa bolsa. Com o consentimento da Van, levei alguns meses para conseguir colocar a minha versão da árvore em prática. Demorou, mas finalmente minha bolsa com aplique de árvore de botões forrados está pronta!

botões forrados

O primeiro passo foi forrar um monte de botões, coordenando as cores – usei exatamente 50 botões, de cinco tamanhos diferentes. Forrei quase todos eles, mas os bordôs e os marrons com flores são parte de um presente que eu recebi da Ceres no ano passado.

bolsa com aplique de árvore

Depois, recortei, a mão livre, um tronco em um pedaço de tecido aveludado, de cor bege. Escolhi este tecido porque, além de ser lindo, tem uma textura que lembra a de um tronco de árvore. Acertei o tamanho e fui fazendo alguns testes com os botões, para marcar o lugar em que cada deve ser costurado, na hora de fazer a copa.

bolsa com aplique de árvore

O tronco foi colado na bolsa com cola de tecido. Como minha bolsa é de uma lona bem grossa e o tecido do tronco também é grosso, não precisei ter nenhum cuidado especial na hora de colar. Mas se você for colar em um tecido mais fino, preste atenção para que a cola não acabe passando de um tecido para outro, comprometendo toda a bolsa. Se for usar tecidos finos, coloque uma revista dentro da bolsa, na hora de colar o tronco. Como você pode ver na foto, não é preciso muita cola. Tome cuidado para não exagerar, porque ela pode vazar e seu tecido pode ficar manchado.

bolsa de lona com aplique de árvore de tecido

Espere alguns minutos para a cola secar (o tempo de secagem completa costuma ser de 72h, mas você já pode manusear depois alguns minutos) e comece a costurar os botões. Eu iniciei pelo meio, com os botões maiores.

bolsa com aplique de árvore de botões

Para costurar, usei linha comum. O único cuidado é ter certeza de que os botões estão bem presos. Levei uma tarde costurando, porque a lona grossa dificulta bastante.

árvore de tecido

Deu um certo trabalho costurar nada menos do que 50 botões, mas finalmente minha árvore ficou pronta!

passarinho

Esta bolsa, que eu tenho há mais de 10 anos, nasceu quando eu ganhei estas alças de bambu de uma amiga. A avó dela tinha uma antiga bolsa de palha, já quebrada, com estas alças lindas. Ela me contou da bolsa da avó e, quando eu mostrei interesse, ela me deu a bolsa de presente. O mais legal de tudo é que agora, com a bolsa renovada, eu dei vida nova também para as alças de bambu que ganhei de outra Vanessa…

bolsa com árvore

Depois de ver a bolsa pronta e customizada, só me resta agradecer a Van e a Vane! Obrigada!!!


Para saber mais:
A árvore que a Vanessa Maurer fez para decorar seu ateliê e que me inspirou a fazer a minha
Passo-a-passo de como forrar botões com tecido usando o balancim

15 comentários sobre “Passo-a-passo: Bolsa com aplique de árvore de botões

  1. Lindo trabalho !!!!!!!!!!
    Por isso digo :
    Arte é pessoal … intransferível… podemos ter sugestões , e de repente fazemos
    do nosso jeitinho. Parabéns !!!!!!!!!!!
    Adorei as duas árvores !!!!!!!!!! Sua bolsa ficou LINDA !!!
    Obrigada por compartilhar tantas idéias maravilhosas e aindas ensiná-las .
    Bjs,Verônica

    Curtir

  2. Dani do céu, só vi essa reportagem hoje! Obrigada por mencionar o quadro… a bolsa ficou uma graça! Logo, logo, você poderá ter mais outras inspirações como está… vou ver se consigo fazer mais alguns quadrinhos nessa linha…

    Beijocas flor,

    Van

    Curtir

  3. adorei a sua ideia!!!!!!!!!!!!!sua bolsa esta muito gira. estou em londres e tambem como vc faço arte. adoro o mundo do craft em cartoes tenho muitas ideias .bj e bom saber que como nos tem sempre alguem.

    Curtir

  4. OLA

    ADOREI ESSA SUA BOLSA , MODA É MESMO UMA QUESTAO DE ESTILO … EU USARIA NUMA BOA É UM TRABALHO DE MUITO BOM GOSTO E REULTILIZANDO MATERIAS QUE VC JA TINHA
    PRECISAMOS RECLICAR MESMO E ESSA SEM DÚVIDA É UMA BOA OPÇAO

    MAS MENINA EU ALEM DE DEIXAR O MEU COMENTARI SOBRE O SEU TRABALHO ME INTERESSEI PARA SABER QUE COLA VC USOU JA . ESTOU PROCURANDO COLAS PARA TECIDOS ,MAS QUE SEJA PERMANENTE E QUE NAO DESCOLE, FAÇO TRABALHOS DE COLGENS DE TECIDOS

    O MEU TRABALHO É TAPETES DO DIA -A DIA E TEM QUE SER UMA COLA BEM RESISTENTE Á TEMPERATURA E A LAVAGEM

    PORQUE TEM PESSOAS QUE NAO SABEM DIFERENCIAR UM TRABALHO MANUAL COOINDUSTRIAL E SOCA PRA MOER NO TANQUINHO E DEPOIS VEM FALAR QUE A COLA É QUE NAO PRESTA
    E PRA NAO CORRER ESSE RISCO TE PEÇO , QUE POR GENTILEZA MANDE ME O NOME DA COLA

    SEM MAIS OBRIGADA PELA SUA ATENÇAO

    Curtir

  5. Pingback: BananaCraft » Calendário de datas comemorativas

  6. Pingback: BananaCraft » Árvore de botões

  7. Pingback: Bolsa de tecido com alça de couro | Colecionadora de Bolsas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s