Entrevista: Micheline Matos – Samariquinha

micheline matos - samariquinha

Depois de uma pequena e informal pesquisa no grupo BananaCraft do Flickr, o nome mais indicado para uma entrevista aqui foi o da Micheline Matos, criadora da marca Samariquinha, que faz patchwork contemporâneo, misturando tecidos, rendas, bordados e muita cor. Tenho certeza de que quem não participou da enquete vai aprovar a escolha, porque as peças são únicas, lindas e impregnadas de personalidade.

-Nome: Micheline Matos
-Lugar onde mora: São Paulo
-Profissão: Jornalista
-Flickr: http://www.flickr.com/photos/samariquinha
-Loja: Todo domingo, na feira do Center 3, na Avenida Paulista, em São Paulo

travesseiro em patchwork

-Quando você começou a trabalhar com craft? Por que começou?
Tudo começou depois de uma longa viagem à Espanha. Costumo dizer que a arte entrou na minha vida ali e eu ainda não sabia. Quando voltei para o Brasil, comecei a fazer bijouterias com pedras naturais e depois pintura em vidro. Eram luminárias para velas que também aprendi durante uma temporada em Alto Paraíso, Goiás. Quando aprendi a bordar, um mundo de idéias se abriu pra mim. Comecei com as camisetas, misturando rendas, um bordado aqui, outro ali. Mas posso dizer que minha vida nesse caminho do artesanato se divide antes e depois que aprendi a costurar. Isso aconteceu já aqui em São Paulo em 2008, numa oficina informal do Grupo Meninas de Sampa, com Jô Rodrigues (do Flickr), minha mestra. Eu morria de medo de furar o dedo, mas ali vi que meu caminho passaria, sim, pela costura e pelo patchwork.

patchwork

-Qual a frase que você mais gosta de bordar? Por quê?
Engraçado, depois que fiz o curso de bordado com a Martha Dumont (da família Dumont), eu olhava para as coisas e as imaginava como um bordado! Eu só sabia os pontinhos básicos, aprendidos com minha mãe e avó e nem me arriscava bordar sem riscar. Martha me ensinou a deixar o bordado seguir seu caminho livre, com movimento. Em relação as frases, não tenho uma única preferida, mas adoro essa frase do Rubem Alves, que tenho bordada num lençol: “É assim que eu imagino Deus, como um pescador que vai lançando nas águas as redes da eternidade para pescar tudo aquilo que foi amado e que se perdeu. Para nos devolver.”

-Qual sua combinação de cores favoritas?
Sou daquelas que adora as cores de Almodóvar e Frida Khalo, também sou nordestina e nosso artesanato brinca muito com todas as cores, talvez seja por isso que amo trabalhar com cores fortes.

-Tem dias que você acorda e não consegue se inspirar para começar a trabalhar? Quando isso acontece, o que você faz?
Eu adoro folhear revistas, seja de artesanato, moda ou decoração.Também apelo para uns livrinhos de arte que tenho. Os grandes pintores me fazem mergulhar num mundo de idéias. Adoro Klimt, Frida, Picasso…Gaudi. Ah, eu não poderia deixar de citar as arteiras do Flickr. Ali aprendo a cada dia! Existem trabalhos extremamente inspiradores.

patchwork - travesseiro

-Qual peça te deu mais orgulho de fazer? E qual a mais difícil até hoje?
Todas são meio filhos, mas eu amo desenvolver os travesseiros personalizados, pois mergulho um pouco no mundo da pessoa que muitas vezes nunca vi. Eu crio a peça a partir das respostas de um pequeno questionário que a cliente responde. Isso é uma delícia. A peça mais difícil acho que foi a primeira almofada em patch, mas não me meto com coisas difíceis, não. Acredita que nem sei fazer nada com zíper? Gosto de fazer esse patch mais solto, sem muita regra, onde posso misturar um mundo de cores e materiais.

travesseiro em patchwork

-Você gosta mais de fazer acessórios para casa e decoração ou peças para as pessoas usarem nelas mesmas?
Adoro decoração, mas sei que um dia, quando aprender a fazer roupas, vou mergulhar nesse mundo também.

cachorro na edícula

-Você é jornalista. De alguma forma, a sua formação profissional influencia no seu trabalho de artesã?
Minha formação influencia e muito no meu trabalho de artesã, pois me deu uma base enorme em relação ao olhar, ao estar em busca do novo. Essa curiosidade que todo jornalista tem contribui demais no meu processo de criação.

almofadas em patchwork

-Você tem um craft room? Qual o melhor lugar da casa para trabalhar?
Tenho um cantinho que ainda não está do meu jeito, mas já me ajuda muito a não bagunçar o resto da casa. Lá na edícula amarela estão todas as coisas que preciso: minhas revistas, tecidos, retalhos e uma luminosidade deliciosa.

coração - patchwork - bordado

-Quase todas as suas peças têm algum aplique de renda. De onde surgiu esta paixão?
Sou cearense, quase mulher rendeira, cresci usando rendas até nas camisolas. Minha bisavó Samariquinha fazia renda de bilro, mas infelizmente não passou esse saber para suas filhas. Eu sou simplesmente fascinada por todos os tipos de renda, tenho uma pequena coleção intocada. Quando viajo, saio à caça das rendeiras.

patchwork - porta-velas

-Se não bordasse e costurasse, que outro trabalho manual você gostaria de fazer?
Eu gostaria de pintar quadros e desenhar, queria ter um talento como o de Susana Tavares…Ou do Madu Lopes.

Para saber mais:
Samariquinha, a página da Micheline Matos no Flickr
Madu Lopes no Flickr
Susana Tavares no Flickr

35 comentários sobre “Entrevista: Micheline Matos – Samariquinha

  1. Adorei a entrevista! QUe carinha mais simpática!!! E fiquei surpresa de que ela costura desde 2008 e já faz essas maravilhas! Outra coisa que gostei é que aprendeu num workshop informal com amigas do flickr… eu ia adorar que todas as crafters valorizassem esse tipo de workshop! Nós fizemos um e foi ótimo, vamos fazer outro, e vc acredita que tem gente que não quer ir???
    beijocas
    Tudo de bom!

    Curtir

  2. Conheço Mi há quase 15 anos, e ela é isso ai: talento, sensibilidade, criatividade, alegria e inteligência, qualidades que ela transporta para suas lindas peças.
    Bela entrevista! Bem a sua cara.

    Vai em frente amiga, você merece.

    beijos e saudades.

    Curtir

  3. Aproveito para revelar a minha emoção quando estive em sua casa em Sampa e vc estava nos primeiros passos da arte da costura. Aquele barulho da máquina de costurar, agora elétrica, me reportou a nossa infância em Brejo Santo-CE, onde nossas mães costuravam e os retalhos em volta da máquina serviam para vestir as bonecas.
    Sei que vem daí parte da sua inspiração.
    Parabéns pelo belo e autêntico trabalho (arte).
    bjs e saudades.

    Curtir

  4. Oi Dani! Essa Micheline é “o que há!” Linda, doce, e TALENTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSA! Tenho a minha almofada linda! E ainda uns porta copos que me acompanham aonde eu for!
    Muitos beijos pra as duas!
    Bela

    Curtir

  5. Faço parte do grupo Meninas de Sampa e conheci a Micheline ainda qdo ela não costurava, mas ela não teve medo de tentar…. no dia que aprendeu achou maravilhoso! Nós dissemos no dia, como ficou bonita a necessaire listrada, ela meio desconfiada agradeceu, mas percebeu que foram elogios verdadeiros.
    bjs e sucesso, amiga!

    Curtir

  6. Talento e muita dedicação são os segredos desta menina danada. A cada trabalho ela se entrega de corpo e alma pra tocar o coração de suas clientes.
    Parabéns e por favor…não pára, não pára, não pára !!!

    Curtir

  7. Não acredito! Me lembro das bijouterias e dos vidros, ainda tenho ulguns em casa. Mas agora é o mâximo! Faz patch de um jeito maravilhoso. Que legal tão de creatividade e de talento! Parabens querida!

    Curtir

  8. Quanto talento!!! Bendita Espanha que te trouxe prá nós!!!!
    Impressionante seu talento com as cores…Realmente, a carga nordestina é gritante no seu trabalho! Lindo, lindo, lindo…

    Curtir

  9. Ah que ótimo, morro de saudades desse mundo lindo de mágia do flirck, das Meninas de Sampa, de todas, Mi, está realmente fazendo lindos trabalhos, também com a mestra que teve, quase impossível não ter, o melhor é que colocou sua personalidade e amor em cada uma das peças, o que as torna (você e as peças) ÚNICAS!!!
    Beijão!
    Saudades
    e meus PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO E DEDICAÇÃO!

    obs: um dia passo no center 3!!

    Curtir

  10. Lindo, lindo, lindo…. Micheline, vem pra Chapada dos Guimarães se inspirar, perfumar e colorir um pouco mais este lugar mágico com tantas peças lindas…
    únicas….. vem….

    Curtir

  11. Fiquei muito feliz em ler sobre a Mi e seu lindo trabalho aqui.
    Fico muito orgulhosa, pois ela é uma pessoa muto querida e trata suas clientes com todo carinho.
    O último travesseiro que aperece, com xadrez turquesa e passarinho vermelho é meu e quem visita minha casa e o vê fica encantado pela beleza, pela riqueza dos detalhes e capricho.
    Mi, Parabéns!
    Muito sucesso sempre!!
    Beijão!!
    Dani

    Curtir

  12. Micheline, você não me surprende, já que sempre achei voce especial em tudo que faz. Acompanho-a a distancia e sinto que cada dia esta mais feliz. É sempre bom lembrar daquela tarde de sol num momento de venda de artesanato em Fortaleza. Você, Eduarda e a praia junto do calçadão.
    Continue crescendo na felicidade de aprender coisas novas e cohecer pessoas lindas.

    Um abração e saudades

    Curtir

  13. ola,meu nome e alice e eu adoroooooooo,os trabalhos dessa artista maravilhosa q e a micheline,e eu nao sei como fazer pra comprar os trabalho dela,ja tentei no flirk,mas eu nao entendi e nao soube fazer.vcs tem algum telefone dela para me fornecer,ou uma site ou coisa parecida?agradecida alice

    Curtir

  14. Amei, simplesmente linda sua tecnica, assim bem Brasil,é isso aí, já sou sua fÃ,vi uma almofada sua em uma revista e me apaixonei, ela diz: perdoe o que puder ser perdoado, esquece o que não tiver perdão. a da coruja.

    Curtir

  15. desculpem, sou de Florianópolis,faço patch na igreja que frequento, e vi uma almofada da micheline em uma revista, me apaixonei, então a achei na internet e vi sua entrevista e já sou sua fã.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s