Tutorial: como aplicar transfer em tecido

como aplicar transfer em tecido

Todo mundo que trabalha ou se diverte com tecidos sonha em fazer suas próprias estampas, personalizadas. Uma maneira prática de fazer isso em casa é utilizando transfer para tecido e impressora. O transfer é uma espécie de papel, que passa para o tecido a figura que você imprimiu. O bom é que é possível lavar, que resiste. Veja o tutorial!

páscoa

O primeiro passo é comprar o transfer. Você encontra em papelarias maiores ou pela internet. No meu caso, usei transfer para impressora laser: Papel Transfer AP17 – Inneo. Depois, é só escolher as figuras que você deseja passar para o tecido. Como a Páscoa está chegando, eu imprimi várias imagens retrôs de coelhos, ovos e pássaros. O papel de transfer costuma vir em tamanho A4, então o ideal é imprimir várias imagens ao mesmo tempo, para aproveitar a folha. Como o transfer precisa ser passado a ferro para deixar a imagem no tecido, eu recomendo que você não faça figuras muito grandes, que vão dificultar bastante o trabalho. O melhor é sempre usar figuras que sejam menores do que o tamanho da base do ferro de passar roupas.

páscoa - colehos, ovos e pintos

Para imprimir as figuras, é importante lembrar de colocá-las espelhadas – ou utilizar esta ferramente na hora de mandar imprimir – para que a imagem não fique invertida quando o transfer for pressionado sobre o tecido.

transfer

Com a figura já recortada, coloque o ferro de passar roupa na temperatura máxima e o transfer sobre o tecido, com a parte impressa voltada para baixo, de modo que fique em contato com o pano. Pressione o ferro sobre ela de 20 a 30 segundos, fazendo força e procurando não mover o ferro, para que o calor não se dissipe.

transfer ap17 - inneo

Aguarde 3 segundos e retire o papel do tecido. Como o ferro de passar deve ser usado em temperatura bem alta, o melhor é utilizar apenas tecidos de algodão, para não correr o risco de danificar ou perder a peça. Depois de aplicado o transfer, é preciso esperar 24h para só depois poder lavar o tecido.

papel transfer - inneo

Eu utilizei algodão cru e o resultado foi bacana, embora algumas figuras não tenham ficado perfeitas. Os erros que a gente pode cometer são: deixar o ferro pouco tempo sobre o transfer ou passar com o ferro ainda frio. Outro problema é deixar muito tempo o ferro sobre o tecido, correndo o risco de queimá-lo. Retirar o papel do transfer muito rápido ou esperar demais para fazer isso também pode acabar danificando a imagem.

papel transfer

Na imagem acima você vê uma figura que não ficou bem feita, porque o ferro estava frio e o papel acabou não soltando totalmente da impressão.

papel transfer - inneo

Nesta outra, a imagem foi retirada cedo demais, impedindo que toda a impressão se fixasse no tecido.

papel transfer

Nesta outra, o transfer ficou perfeito, mas eu acabei queimando o tecido por ter deixado o ferro muito tempo sobre ele.
Mas não se assuste. Eu fiz mais de trinta figuras e somente estas três foram problemáticas. Mesmo assim, não é algo 100% garantido, então eu sugiro que você faço vários testes antes de tentar em uma peça de valor.
Se você não tem impressora laser em casa, pode mandar fazer cópia colorida laser em uma papelaria ou utilizar os serviços de uma gráfica expressa. Nestes casos, leve a figura que deseja passar para o transfer que eles fazem a impressão para você. Ou pode também comprar transfer para impressora jato de tinta. Eu nunca usei os deste tipo, mas acredito que o processo seja bastante semelhante.
Mas já vou adiantando que imprimir o transfer é a parte fácil. O segredo está mesmo em conseguir a temperatura, a pressão e tempo certos, para que o transfer fique bem feito.

Para saber mais:
Art Hot Transfer
Uma outra experiência que eu tinha feito com transfer

82 comentários sobre “Tutorial: como aplicar transfer em tecido

  1. Oi Dani!

    Adoro o seu site!!!!!

    E a primeira vez que estou fazendo um PAP do seu site, depois de pesquisar bastante sobre o assunto, acho que e uma boa alternativa para a maior durabilidade da estampa no tecido, depois de 24 horas que vc cola a estampa no tecido com o ferro e passar termolina leitosa ou cola pano com a ajuda de um rolinho coloque bem pouquinho a partir do meio em direcao as bordas, acho que dessa forma vai impermeabilizar a estampa no minimo por 10 lavagens, dp disso passa a termolina/cola pano como explicado anteriormente.
    Qualquer duvida me escrevam

    dealamode@aol.com

    bjs

    Curtir

  2. oi!!!!!
    Estou procurando exatamente isso, você comentou que queimou um dos tecidos, já trabalhei muitos anos com reformas de roupas, e usava um pedaço de papel vegetal,só cuidado para não pegar fogo, ele amarela quando passa da temperatura assim não queima o tecido, tbém pode ser usado um pano de malha( de camiseta) bem fininho ainda eu uso para passar roupas para não marcá-las,arrumei muito vestido de festa e aqueles apliques para bordado com papel americano que as vezes para aproveitar sobras usava papel vegetal , sempre deu certo.
    Abraço.

    Curtir

  3. Olá,
    Como Químico Têxtil e diante das dúvidas, cabe ressaltar: O transfer para algodão é impresso no papel sobre uma resina termoplástica que adere ao tecido através do calor. O tecido não deve ter qualquer tipo de goma ou amaciantes, pois esta película irá diminuir a aderência da estampa. A pressão exercida com o ferro deverá ser a maior possível, pois você precisa “colar” a lâmina estampada no tecido. Sugiro utilizar uma folha de teflon sobre a estampa ao passar o ferro, isto protege o tecido e você pode manter mais tempo o contato. Após 2 horas da estampagem, mergulhe o tecido numa solução com 1 litro de água e 100ml de vinagre branco, a acidez ajuda a polimerizar (fixar) a estampa, deixe 20 minutos, lave em água corrente e coloque para secar.
    Para algumas situações o melhor é o trasnfer sublimático,
    Tenho várias estampas em transfer sublimático (A4) a R$1,50 cada.

    Curtir

  4. Oi, queria saber se posso imprimir uma figura nesse papel transfer na minha impressora comum que tenho em casa. E depois? simplesmente passo o ferro atrás da figura sobre a camiseta?

    Curtir

  5. Gostaria de saber se posso imprimir minhas figuras no papel transfer com minha impressora hp deskjet 3050 com a tinta comum usada nela para imprimir em papel, espero ajuda e agradeço. Deus abençõe

    Curtir

  6. Oie
    Hoje comprei umas folhinhas transfer para tentar fazer umas etiquetinhas artesanais … ai lógico que vim no Banana Craft buscar por algum tutorial…

    Adorei as dicas Dani, vou testar pra ver como fica… se não me sair muito bem, vale a experiência rs… e se não der certo de primeira a gente tenta uma segunda vez, uma terceira… ou desisti kkkk (chocada com alguns comentários) Mas o principal é aprender sempre, adaptar-se ao necessário e mudar as técnicas quando preciso e se divertir muitooooo!!! (Desculpe o desabafo rs)

    Bjokas

    Curtir

  7. Olá, comprei um pacote de folha transfer Bright para tecidos claros, porem já perdi 3 folhas do pacote e claro, camisetas e outros objetos que foram utilizados na aplicação.

    O problema é o seguinte, eu imprimo o desenho na folha tranfer, recorto os excessos de folha que nao foram usados na impressão, não corto bem rente, pois na embalagem diz para deixar uma margem de 1cm da imagem. Na hora da aplicação o desenho é aplicado perfeitamente na camiseta, porem onde não é o desenho, ou seja, as margens e os dentalhes vazios do desenhos, ficam amarelados, não sei se é a temperatura do ferro, ou alguma outra coisa.

    O que você acha ? pode me ajudar ?

    Curtir

  8. Gente, acho que se passar uma cola pano adesiva talvez não fique quebradiço ao lavar… ou então, verniz incolor pra tecido, deve existir a venda em loja de material para artesanato.Hoje em dia existe tanta coisa, que alguma solução deve ter para o problema de não estragar um trabalho ao lavar.O certo é testar várias opções antes fazer o trabalho final, assim evita estragar o produto… eu então, so quebro a cara uma vez…rss, sempre gosto de testar antes. Boa sorte pra todas… e parabéns pelo tutorial, é maravilhoso, e vou testar com certeza!!!

    Curtir

  9. alguem me ajude!!trabalho a algum tempo com as fotos e imagens na almofada mas agora to tendo pedidos de uniformes mas dai eu faço os eslogan no word e eu imprimo varios eslogan em uma folha só de transfer pois os eslogan são pequenos e dessa forma eu economizo !!!mais na hora que eu vo passar para acamiseta n sai só as letras como deve ser sai um emborachado no fundo e n fica um bom resultado sera que é na hora de imprimir?agradeço se alguém puder me ajudar

    Curtir

  10. Usei o transfer para impressora jato de tinta na camiseta branca 1OO% algodão ficou perfeito só tenho medo de lavar vou usar a termolina eu fazia isso quando pintava camisetas com tinta acrilex e dava certo. A idéia é fazer camisetas que a pessoa va usar menos tempo como eventos de igreja aniversarioe etc. A pessoa vai usar menos lavar menos e nós vamos ter menas reclamações.

    Curtir

  11. Pessoal, comecei a trabalhar com transfer e esta dando super certo . Mas como tudo tem regras e um trabalho legal tem que ter a prensa termica onde ajustamos temperaturxtempoxpressao por isso que para uma boa finalizacao nao da para fazer no ferro.
    e nao tenho nenhuma reclamacao

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s