Tutorial: Quadro bordado

bordado - ponto atrás - pinguim

Eu tenho uma amiga que adora pinguins e que me disse, dia desses, que sempre que pensa em bordado, pensa em ponto cruz. Juntando as duas coisas, decidi bordar uns quadrinhos de pinguins para ela. Para não fazer o tradicional, escolhi tecidos estampados para o fundo. E customizei as molduras de madeira. Veja o tutorial.

pinguim - bordado ponto atrás

Para bordar, escolhi dois pinguins, um com chapéu e lenço de pimenta e outro com cachecol e protetor de orelhas. Os desenhos eram de uma impressão velha que eu tinha aqui em casa. Nos tecidos, escolhi um listrado de azul e branco e um xadrez de vermelho e branco – as cores preferidas da minha amiga no momento.

pinguim bordado

Antes de bordar, é preciso medir bem a moldura, para garantir que o motivo vai caber no espaço, caso você já tenha a moldura, como eu tinha. E legal deixar sempre uma borda, para que o desenho não pareça espremido.

bordado

Depois de tirar o bordado do bastidor, é preciso passar com ferro, para que o tecido fique bem liso. Em seguida, antes de cortar, marque no tecido, discretamente, o contorno interno da moldura, para que o bordado fique centralizado na hora de colar. Passe cola na base da moldura e, com cuidado, coloque o tecido bordado sobre ela. Eu usei cola universal para artesanato, porque é mais rápida e eficiente do que a cola branca. Espere secar, corte o excesso de tecido e encaixe na moldura.

pinguim bordado

Para deixar o quadro mais fofo, colei babadinhos vermelhos na moldura. Usei a mesma cola universal para artesanato.

laço de fita petit pois

Para fazer o acabamento do babado, colei um laço de fita petit pois de cetim. ele esconde a emenda do babado e dá uma quebrada no xadrez.

moldura

Para fazer o acabamento na parte de trás da moldura, usei um círculo de papel couche branco, que recortei poucos milímetros menor do que a madeira. Colei usando a cola universal, que é boa tanto para tecido e madeira quanto para papel.

pinguim bordado

E aí está o resultado. Você pode aproveitar a ideia para reciclar molduras antigas ou para deixar aqueles quadros meio sem graça de cara nova.

Para saber mais:
Bordado: tutorial de ponto atrás
Como colorir bordado com giz de cera
Shop bag com aplique e bordado

3 comentários sobre “Tutorial: Quadro bordado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s