Como divulgar o seu trabalho artesanal

página do etsy

Eu recebi uma sugestão da Helizete, perguntando exatamente como ela faz para divulgar o seu trabalho artesanal. Como esta é uma dúvida bastante comum para quem está começando, acho que vale a pena discutir um pouco o assunto. Vender para amigos, família, vizinhos e colegas de trabalho é relativamente fácil. Você coloca tudo numa sacola e sai mostrando. Mas como ultrapassar essa barreira e conseguir aumentar a quantidade de clientes em potencial sem gastar muito?

Primeiro, é bom começar pelas ferramentas gratuitas que a internet oferece. Criar um blog, um álbum de fotos virtual e participar de comunidades pode ser o início. O Blogger, do Google, e o Flickr, do Yahoo!, são muito usados por crafters que estão começando. Nos dois casos, não é permitido ter loja virtual, mas você pode aproveitar o espaço para mostrar seu trabalho e estabelecer contatos. À medida que o negócio engrenar, você pode montar um site próprio – que é a melhor forma de garantir vendas pela web.

Outra possibilidade é se cadastrar em sites que funcionam como lojas virtuais, como o Etsy e o Elo7. Estes sites são específicos para venda de produtos handmade. Mediante pequenas taxas, você ganha uma loja virtual, com toda a infra-estrutura de pagamentos e publicidade.

Outra boa forma de conseguir visibilidade é visitando outros blogs e álbuns virtuais, deixando comentários sinceros e com conteúdo. Geralmente, quem recebe um comentário se interessa e procura saber mais sobre quem está visitando o seu próprio blog ou álbum. Pode ser o início de um contato que acabará em venda, nunca se sabe.

Fora do mundo virtual, uma boa forma de começar a vender em maior escala é procurando pequenas lojas que vendam produtos na mesma linha dos seus. Fale com o proprietário ou gerente, mostre as suas peças e ofereça uma parceria. A maioria dos crafters com mais experiência não gosta de trabalhar no sistema de consignação, por ficar com capital e produtos empatados. O ideal é negociar uma pequena venda, para que o comerciante teste o real alcance do que você está oferecendo.

Outra possibilidade é encontrar vendedoras informais que vendam produtos relacionados e oferecer comissão para que elas revendam as suas peças. Pessoas que vendem Natura, por exemplo, podem se interessar em aumentar o leque de ofertas com nécessaires ou bolsas handmade. Salões de beleza e clínicas de estética também podem ser locais para começar a vender. Alguns mantêm, inclusive, pequenas lojinhas, para comércio de produtos.

Além disso, não existe nada melhor do que a propaganda boca a boca. Clientes satisfeitos vão espalhar a notícia de que compraram algo ótimo e vão acabar indicando você. Mas, como em todo negócio, é preciso dar tempo ao tempo. Não vai ser da noite para o dia que suas vendas vão crescer explosivamente. É preciso muito trabalho, paciência e persistência para conseguir vencer como empreendedor.

Obrigada pela sugestão, Helizete!

Para saber mais:
Blogger
Flickr
Etsy
Elo7
Natura
Monte seu próprio negócio e torne-se um microempreendedor individual – MEI
Como montar um site profissional para vender produtos

27 comentários sobre “Como divulgar o seu trabalho artesanal

  1. Verdade Dani! É preciso muito trabalho e persistência… Começar não é nada fácil, eu sei bem! rs
    Ótimas idéias o Banana vem trazendo pra nós, os crafters iniciantes!
    Parabéns e afagos na barrigona! =)

    Curtir

  2. Olá Dani
    Vou deixar uma outra regrinha básica:
    Etiqueta
    Seja simpática e bem humorada, cara feia e grosserias espantam clientes, afinal todos tem problemas. Deixe os seus em casa.
    Alto astral, positivismo, e pensamentos bons atraem boas energias, por isso, alegria sempre!
    boa semana

    Curtir

  3. Olá tudo bem?
    Nossa eu adorei essa idéia, eu tenho uma conta aberta no Flickr e tenho muitos contatos lá tb, coloquei até algumas coisinhas que eu faço como crafter e há pessoas que adoraram meu trabalho; sempre que venho aqui encontro ótimas dicas sobre como começar a ser um empreendedor, principalmente qdo se trata de assuntos relacionados a vendas, aí me interessa mais ainda, adoro seu blog e sempre que posso passo por aqui p/ ler o seu post, ótimas dicas suas!
    P/ quem quiser visitar o meu álbum no Flickr o link é esse: http://www.flickr.com/photos/bycarol/
    Bjs e visitem qdo quiserem!

    Curtir

  4. Oi Dani,

    Tem um site também muito legal para montar loja virtual… se chama Aquitanda… os preços são mais altos que o Elo7, mas o visual é mais clean, o custo de frete é calculado automaticamente, dentre outras vantagens bem competitivas!

    Beijocas flor

    Van

    Curtir

  5. Ravena, o registro de marca é um processo bem mais complicado, que envolve a abertura de empresa e um certo gasto. Para a maioria dos crafters, não compensa. Você pode obter mais informações no Sebrae da sua cidade ou no site deles.

    Curtir

  6. Oi, Dani! Concordo com tudo que disse, só gostaria de dividir uma situação que passei a pouco, coisa de inexperiente. Fiz meu blog, venho fazendo ótimos contatos, conhecendo pessoas bem legais, blogs melhores ainda (como o seu), mas acho que a falta de “tino” comercial me atrapalha. Tenho dividido meus conhecimentos e acho que algumas pessoas acabam confundindo… Comecei um processo de negociação para a confecção de convites e lembrancinhas, deu várias idéias e sugestões, e no fim, acabei passando algumas imagens p/ ilustrar minhas idéias. Conclusão: a pessoa me agradecei a ajuda e disse que faria com outras profissionais/amigas que conhecia para que o custo ficasse menor. Pode? Não acreditei! Acho que fui ingênua, mas é meu jeito, gosto de ajudar. Bem, pelo meos aprendi que tenho que colocar os limites se quiser realizar a venda. Bjs e obrigada pelas super dicas! Fabi

    Curtir

  7. Olá!

    Comecei como hobby e começaram a pedir.
    Muito bom quando reconhecem/gostam do que fazemos.
    Pretendo montar uma loja virtual.
    Em tempo, seu site é excelente, conteúdo ímpar!
    Muito obrigada pela dica.
    Abraço
    Cris

    Curtir

  8. Olá Dani, muito legal esse post ! Temos o maior prazer em ajudar quem quer montar uma lojinha no Elo7, dando ainda mais dicas para que a loja virtual tenha sucesso. Esse suporte é dado gratuitamente a todos que têm suas lojas conosco, não importanto se a loja é gratuita ou PRO.
    Um abraço,
    Mônica Ipolito.

    Curtir

  9. Adorei a dica msm, estava precisando. Sinto que estou um pouco perdida com tanta coisa p fazer, pq além de fabricar, criar, tenho q vender, publicar, organizar, fazer propaganda, me sinto a guria bombril!
    Beijo
    Aline Karolczak

    Curtir

  10. É muito importante ler dicas de como comercializar nossa arte pois essa, para mim, é a parte mais complicada…Nem todas as pessoas gostam e as que querem comprar na maioria das vezes não dão o devido valor e muitas vezes julgam nossas peças como “qualquer coisa” ….
    Obrigadio pelas dicas!!!

    Curtir

  11. oi, Dani, ótima dica, adorei porque tô com dificuldade de divulgar meus produtos, até de ter mais seguidores no meu blog, tava pensando em desistir, porque o que é uma artesã sem ter encomenda pra fazer? até a inspiração vai embora, porém depois de ler essa dica vou tentar mais um pouco, quem sabe agora dá certo, obg,
    beijos

    Curtir

    • Como em qualquer negócio, vender manualidades não é algo que acontece da noite para o dia ou cai do céu, Patricia. É preciso paciência, dedicação, tempo e muito boca a boca. Quem sabe você não aproveita o Natal para oferecer presentes feitos a mão e conseguir uma propaganda com amigos e parentes? Boa sorte e sucesso em 2012!

      Curtir

  12. eu faco trico de dedo cachicol echarpe colete toucas bolcas de praia ,e outras,este trico nao tem agulha é so nos dedos ,f,lacos para presntes triangular ja vai com adesivo dupla fail é so colcar no pacote de presente

    Curtir

  13. Amei o seu post, vim aqui pelo google, para divulgar o meu trabalho. O Elo 7 eu conheço e já tenho o meu trabalho, não conhecia o Etsy, vou me cadastrar lá também!! Eu faço peças para lembrancinhas de aniversários,convite entre outras coisas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s