Arame para colocar pratos na parede

pratos na parede

Eu adoro pratos na parede. Mas nas lojas brasileiras nem sempre é fácil encontrar aqueles ganchos feitos de arame, próprios para pendurar os pratos. Uma saída radical pode ser colocar, com cola epóxi, um daqueles triângulos que servem para pendurar quadros. Só que aí seus pratos vão ficar para sempre com um “gancho” na parte de trás.

pratos na parede

Hoje, lendo o site da Martha Stewart, encontrei uma matéria justamente falando sobre como se pode fazer os ganchos de arame em casa. Com dois pedaços de arame alguns centímetros maiores do que o diâmetro do prato, você só vai precisar de um alicate para moldar o arame em torno do próprio prato. Com um dos pedaços de arame você faz a parte vertical do suporte e, com o outro, a parte horizontal, unindo as duas peças para manter o prato na parede.

Dobre um pedaço de arame em forma de V. Torça o fio e
faça um círculo no centro, o loop será utilizado para
anexar o gancho na parede, como na foto abaixo. Prenda o outro pedaço de arame neste, torcendo o fio em torno de si mesmo, para ficar firme. Segurando os fios de arame sobre o prato, envolva firmemente ao redor da borda, repetindo em cada extremidade do arame. Corte as extremidades do arame para que fiquem uniformes. Nem preciso dizer que você tem que testar bem antes de colocar na parede, para não correr o risco de ver suas porcelanas se estatelando no chão. E é bom fazer suportes mais reforçados se o prato for muito pesado, grande ou com bordas grossas.

pratos na parede

pratos na parede

Como o suporte vai ser sob medida, não é preciso se preocupar com a parte complicada que os suportes comprados têm e que só servem mesmo para que o arame se ajuste ao tamanho necessário.

pratos na parede

Aqui em casa, eu uso suportes comprados pela minha mãe há muito tempo e que eu resgatei do fundo de uma gaveta na casa dela. Para vender, só vi em uma loja de artigos para a casa, mas não tinham tamanhos variados – só bem pequenos, para pires. Por isso, acho que fazer os próprios suportes pode ser uma boa pedida, contando que se use um arame de qualidade e que aguente o peso do prato que vai ser pendurado.

Para saber mais:
Arame para pendurar pratos, no site Martha Stewart
Na parede: pratos de porcelana pintados a mão
Pratos de porcelana pintados a mão para a parede
Tutorial: cerâmica pintada a mão

24 comentários sobre “Arame para colocar pratos na parede

  1. Oi Dani, sempre visito, mas pouco comento. Conheço um fornecedor de porcelanas brancas que também vende os ganchos, e tem loja virtual. Se interessar o link, me manda um e-mail que eu te repasso.

    Bjs

    Curtir

    • Gostei da ideia de fazer meu próprio suporte de arame para pendurar pratos na parede, mas na verdade gostaria mesmo era de compra-los pronto e não estou conseguindo aqui na minha cidade de Florianópolis/SC, por isso gostaria muito de saber onde posso encontra-los. Antecipadamente, agradeço pela informação.

      Curtir

  2. GOSTARIA DE SABER Q TIPO DE TRIANGULO É ESTE Q SE COLOCA EM QUEDROS PARA SE COLAR COM COLA EPOXI. TENHO PRATOS DE PAREDE A UM ANO E NÃO ENCONTRO O SUPORTE PARA COLOCA-LO NA PAREDE. FICAREI ETERNAMENTE GRATA. JULIANA

    Curtir

  3. Olá, moro no rio de janeiro, e preciso muito desses arames de pendurar pratos na parede. Não consigo achar por aqui. Vcs sabem onde posso encontrar??? Desde já obrigada.
    Ana

    Curtir

  4. Boa tarde. Também sou do Rio de Janeiro / RJ e não tenho qq habilidade para confeccionar os ganchos. O Carlos parece ser a solução da lavoura rs. É possível deixar o site ou e-mail para nos comunicarmos? Tenho pressa, pois vejo toda hora uma parede “pelada” e gostaria muito de pendurar logo os pratos nela! Abraço!

    Curtir

  5. Tenho uma coleção de pratos de parede e atualmente não encontro em Fortaleza aqueles arames (garras que se adaptam aos pratos). Não tenho nenhuma habilidade de fazer em casa. Por favor me informem quem vende

    Curtir

  6. Por favor me deem o endereço de Carlos, pois, só hoje, vi o anúncio. Tanho uma coleção bem numerosa e antiga, então quero coloca-la na parede, pois, estão ocupando muito espaço. Muito obrigada!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s