Como guardar e reaproveitar sacolas plásticas

como guardar sacolas plásticas

Primeiro, as sacolas plásticas eram as vilãs da hora e o bom mesmo era só usar as de pano, retornáveis. Depois, as pessoas começaram a se lembrar que em muitas casas brasileiras as sacolas de plástico têm um uso, que pode não ser dos mais nobres, mas é dos mais importantes: servir de invólucro para o lixo. Aqui em casa, eu sempre aproveitei as sacolas plásticas do supermercado para colocar lixo. O problema é como guardar as controversas sacolinhas, até elas serem usadas.

Quem guarda sacolas para reaproveitar sabe o volume que elas podem fazer se não forem dobradas corretamente. Para resolver o problema de espaço e organização, desenvolvi um método. Encontrei uma sacola – não de tecido, mas de TNT, dessas que a gente recebe de brinde – e pendurei na lavanderia. Dentro dela, coloco as sacolas plásticas, dobradas de um modo que não ocupam mais espaço do que o estritamente necessário. Olha só:

como dobrar sacolas plásticas

como dobrar sacolas plásticas

como dobrar sacolas plásticas

como dobrar sacolas plásticas

como dobrar sacolas plásticas

como dobrar sacolas plásticas

como dobrar sacolas plásticas

1-Deixe a sacola bem esticada, usando a palma da mão para retirar todo o ar interno e as possíveis dobras e amassados.
2-Dobre a sacola ao meio, na vertical.
3-Começando pela parte de baixo da sacola, vá dobrando de maneira que se forme sempre um triângulo a cada dobra.
4-Quando chegar bem perto do topo da sacola, mantenha o formato triangular dobrando as alças para dentro do triângulo, de modo que fiquem bem firmes.
5-Para diminuir ainda mais o volume, aperte o triângulo com a palma da mão.
6-Seu triângulo-sacola está pronto. E você vai ver o quanto de espaço vai economizar.

lavanderia

A sacola de TNT com as sacolas plásticas fica pendurada atrás da porta da lavanderia. Além de não ocupar quase nada de espaço, ainda fica sempre a mão, para ser usada o tempo todo. Assim ninguém precisa ficar com peso na consciência por continuar a consumir sacolas de plástico. Ao menos elas são reaproveitadas, evitando que se consuma mais sacos de lixo – que também são de plástico, poluem o ambiente e custam dinheiro extra já que precisam ser comprados (ao contrário das sacolas, que continuam sendo de graça para o consumidor).

Para saber mais:
Saco de plástico
As sacolas de plástico devem ser substituídas?

25 comentários sobre “Como guardar e reaproveitar sacolas plásticas

  1. Todo dia dou uma passadinha aqui no seu blog dar uma espreitada, adoro as dicas e idéias q vc dá!!!
    Essa da sacolinha eu já conhecia, e sempre faço aqui em casa… mas sempre acho umas sacolinhas sem dobrar q o maridão enfiou no puxa-saco =/
    Bjos

    Curtir

  2. Jà conhecia esse método. Mas aqui em casa uso dois puxa-sacos pra guardar a sacolada. Um comporta as sacolas maiores e outro as sacolinhas transparentes (de frutas e legumes) que cabem na lixeirinha da pia da cozinha.

    Sua casa é um primor!

    Bj

    Curtir

  3. Esta dobradura chama-se “dobradura de bandeira”, pois é assim que as bandeiras oficiais são dobradas. Eu sempre fazia isto, mas consegui zerar meu consumo de sacolas plásticas em minha casa: há tempos que levo as minhas de pano para o supermercado e/ou feira. O lixo aqui de casa reduziu-se ao papel higiênico, lenço de papel, cotonetes… Estes eu coloco em sacos próprios para lixo mesmo… O orgânico vai todo para os canteiros, pois não temos cães aqui em casa!

    Curtir

  4. Dani,
    Ideia genial: ocupa menos espaço.
    O que me preocupa é que as sacolinhas plásticas levam muito tempo para se decompor. Elas vão parar em oceanos e animais marinhos as confundem com comida. Além disso, é mais caro reciclar um saco do que produzir um novo. Se cada um fizer a sua parte…
    Josi 😉

    Curtir

  5. Pois é…concordo plenamente com a Josiane…e concordo que as sacolinhas ‘funcionam’ bem como sacos de lixo (minha mãe na sua santa paciência também os dobram assim rs).
    Eu resolvi meu problema de outra forma…
    1 – Uso sempre as tais sacolas “sustentáveis” para ir ao mercado.
    2 – Reciclo todo meu lixo
    3 – A minha mais nova aquisição foi uma composteira para o lixo orgânico. Fantástica! Meu lixo reduziu-se a menos de uma sacolinha por semana!
    Para quem mora em casa fica a dica 🙂

    Beijos

    Curtir

  6. Salve… :}
    Em uma cidade do Vale do Taquari, Capitão, os moradores foram “forçados” a construir uma composteira, uma vez que a prefeitura recolhe apenas o lixo seco.
    Apesar de antipática a imposição, concordo com a iniciativa. Só não vale lixo animal na composteira (vou providenciar a minha em uma caixa de frutas)!
    Falando nisso!
    Dani, adquiriste onde as caixas de frutas?? Adorei a ideia de transformá-las em prateleiras. Acho que vou organizar a biblioteca da Ana ao lado da cama!
    Bjão para o baby! (:

    Curtir

  7. Também uso as minhas pra colocar o lixo, e dobro assim como vc. Uso um porta saco de plástico que comprei na Tok Stok, mas como não cabeam todas, algumas delas (as maiores e aquelas transparentes de que a Patricia falou) ficam em outras sacolas plásticas penduradas no banheiro de serviço (que é mais um depósito). Não tinha pensado em usar destas sacolas de TNT (tenho algumas sem uso), mas agora vou aproveitar a idéia. Fica muito mais bacana!!

    Curtir

  8. Eu fazia toda esta engenharia pra guardar as sacolas. Daí um dia resolvi enrolar, em vez de dobar. O processo é semelhante e também fica pequeninho, mas muito mais rápido! Mas, morando em casa, grande parte do lixo vai pra composteira. Depois, vira terra preta pra colocar na horta e no jardim! 😉

    Curtir

  9. Olá!
    Pela primeira vez que eu deixo meu comentário aqui, e infelizmente não posso concordar com algumas coisas. O uso de sacolas plásticas para colocar o lixo é muito ruim, pois elas vão demorar os mesmos centenas de anos para se decompor. O único jeito bom de usar sacolinhas plásticas é simplesmente não usar. Elas são de graça, sim, mas o preço que a gente vai pagar por elas vai ser muito maior que qualquer dinheiro. Há saco específicos para lixo que podemos comprar no mercado – acho que vale a pena. A segregação é, claro, o jeito mais correto.
    Agora, as sacolas que já temos em nossas casas podem ser usadas para que sirvam durante anos. Podemos cortá-las em tiras e, usando gancho de crochê, criar bolsas, pequenas cestas, descansos para copos, emfim, muitas coisas úteis..
    Não me entendam mal – não quero ser uma chata..Mas sacola plástica sempre causa revolta no meu coração…
    E continuo adorando bananacraft 🙂
    Beijos!

    Curtir

  10. Eu adoro fazer esses triangulos de sacolas plásticas, já fui viciada nisso… Mas eu dobrava bem menor. Aqui a gente tenta diminuir, mas como moro com meus pais eles não ligam muito para isso. Eu tento não pegar sacolas quando compro alguma coisa, coloco sempre direto na bolsa. Mas é tão automático, às vezes o caixa é mais rápido e quando vemos ele já colocou na sacola plástica.

    Curtir

  11. Pingback: uberVU - social comments

  12. Eu costumava dobrar minhas sacolinhas exatamente assim. Agora faço um rolinho e as prendo com um nó, ficam bem menores e ocupam bem menos espaço no meu puxa-saco.
    Anna, tinhamos uma vizinha que adorava “crochetar” com fios que ela fazia das sacolinhas plásticas e de saquinhos de leite. Rendiam bons tapetinhos de banheiro e vez ou outra estavamos com tapetes novinhos em folha pro nosso banheiro!
    Beijos meninas.

    Curtir

  13. Sou meio assim assim para trabalhos repetitivos. Como sei que vou enjoar logo, procuro maneiras mais rápidas para fazer a mesma coisa.

    Pego a sacola pelo fundo, tiro todo o ar com a outra mão, e dou um meio laço. Pronto. Não fica tão bonitinho, mas é prático.

    Curtir

  14. Olá!!!!

    Eu já dobro sacola há bastante tempo (aprendi com a minha tia), e gostaria de por essa página no meu link do blog!!! (Futuramente, quando tiver um tempinho, quero colocar um post sobre recilagem envolvendo sacos feitos de jornal, redução de espaços – dobras de sacolas – e outros fatos interessantes e úteis.
    O meu blog é:
    http://www.origamileticia.blogspot.com

    Atenciosamente

    Letícia

    Curtir

  15. irei ussar esta tequinica de dobrar a sacola em um idoso que teve AVC pos so tem movimento em um lado(braço). mande-me se for pocivel outras tecnicas para pessos com um braço so

    Curtir

  16. Pingback: Como guardar e reaproveitar sacolas plásticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s