Receita de cupcake de chocolate

cupcake

Cupcakes são o tipo ideal de comida para festas: bonitos, chamativos e fofos. Chá de bebê, chá de panela, aniversários infantis e até casamentos ganham um ar mais festivo com uma mesa enfeitada com cupcakes. (Aqui preciso dizer que eu sou fã de cupcakes não comestíveis também…) Encontrei uma receita legal de cupcakes de chocolate no site Bebê. Olha só!

Receita de cupcake de chocolate
Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de chocolate em pó
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
1 xícara de leite
¼ de xícara de óleo
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo
Unte as forminhas e separe. À parte, misture a farinha de trigo, o chocolate, o açúcar, o fermento e o sal. Em outro recipiente, junte ao leite, o óleo, o ovo e a essência de baunilha. Una as partes – o líquido e a mistura inicial – de uma só vez e mexa suavemente. Não é necessário bater a massa, o objetivo é que ela fique irregular mesmo. Derrame a massas nas forminhas até ¾ da altura. Asse e vigie. Sempre testando o ponto com o palito.

Cobertura
Creme de chocolate

Ingredientes
6 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 colheres de chá de essência de baunilha
3 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado
¾ de xícara de chocolate em pó peneirado
1/3 de xícara de leite

Modo de preparo
Bata a manteiga e a baunilha. Em outro recipiente, misture o açúcar e o chocolate em pó. Junte as partes e bata bem até conseguir um creme homogêneo. De forma gradual, adicione o leite – é possivel que você não use toda a quantidade reservada. Continue a bater por 1 minuto para conseguir o ponto de creme.
Para distribuir as coberturas sobre os cupcakes, você pode usar um saco para confeitar com um bico especial. Caso não disponha desse acessório em sua cozinha, apenas espalhe a cobertura sobre o minibolo usando uma colher.

Para saber mais:
Cupcakes enfeitados

25 comentários sobre “Receita de cupcake de chocolate

  1. Hummmm…deu muita vontade de fazer. E os da foto estão superbonitos. A gente costumeiramente curte os cups coloridos e cheios de confeitos, creme, etc…e estes estão sedutores mesmo sem este apelo.
    Obrigada Dani, vou provar.
    beijos

    Curtir

  2. Pingback: BananaCraft » Receita de cupcake de chocolate – receita

  3. ahh!! eu sabia que vc tinha postado alguma coisa sobre cupcakes!
    eu adooooro eles! e tenho feito alguma coisa!
    obrigada pela receitinha! to louca pra testar! mas com esse calor todo estou dando um tempo da cozinha (já estou morrendo de saudades 😉 ).
    mas o que me traz aqui hoje (e faz dias que quero fazer isso) é para te avisar de um sorteio de uns “gloss” em formatos de cupcakes fofésimos!!! são 4 cupcakes lipgloss!!! e já que vc é fã de cupcakes não comestíveis, tbém, passa lá! pra participar é bem fácil 😉 o blog é da manu demonti, blog que eu sigo faz um tempo.

    endereço: http://manumanuelices.blogspot.com/2010/01/sorteio-cupcake-lipgloss.html

    eu tbém divulguei no meu blog: http://deacafearteecia.blogspot.com/2010/01/sorteio-by-manu-demonti.html

    beijocas, dani!!

    Curtir

  4. Pingback: BananaCraft » Cupcakes de papel

  5. olá estou pretendendo fazer os cupcakes para o aniversario do meu filho,mas gostaria de saber se posso uns dois dias antes pois vao ser embaladinhos no saquinho plastico. pois preciso da resposta desde já o anivesario e dia 26/02/2011.Desde já muito obrigada Alessandra

    Curtir

    • Oi, não precisa fazer um dia antes não… Pode fazer até uns 3 dias antes, armazena em recipiente hermético ou que a tampa vede bem. Você pode injetar o recheio usando saco de confeitar e bico, ou pode tirar o meio (miolo) com uma colher de café, colocar o recheio e tampar com a própria massa do bolo (fica bem mais gostoso) e decorar com o creme.

      Essa quantidade de massa rende, mais ou menos, 14 cupcakes do tamanho tradicional (forminha 0), e pode render até 3 vezes mais usando a forminha tamanho 3 (onde eu faço os meus mini-cupcakes) ou a forminha tamanho 2. Aí vai variar mesmo conforme o tamanho da forminha… Nunca encha a forminha, preencha até a metade, ou pouco mais que isso, e pode assar sim direto na forminha de papel (desde que ela seja apropriada para ir ao forno – você acha no mercado facilmente – de várias marcas inclusive), só que o ideal é ter a forminha de empada ou aquelas de muffins para servir de base e a forminha não ceder por causa da umidade da massa.

      Espero ter ajudado! Boa festa!

      Esse blog é ótimo!!!!
      Flávia

      Curtir

  6. nossa tenho apenas 11 anos e sou loca por cupcake tenho certega que esse deve ser uma delicia!!!!!!!!!!
    deu até agua na boca!!!!!!!!!!!!!

    parabens!!!!!!!!!parece estar otimo

    Curtir

  7. Oi estou com uma duvida , tem problema se eu colocar os cupcakes ja nas forminhas de papael por dentro de forminha de empadinha comum?.obrigada

    Curtir

  8. Pingback: BananaCraft » Receita fácil: cupcake com cobertura de merengue

  9. Pingback: Especial Instructables #9 – Cupcake Special | SuperSugoi.net

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s