Você vai dar presentes feitos em casa no Natal?

Estava ontem lendo um post no site Craft que questionava como os presentes feitos a mão são recebidos por quem é presenteado. Fiquei pensando no assunto – como será que as pessoas, no geral, aqui no Brasil, recebem e veem presentes desse tipo? Eles têm mais valor do que os comprados prontos? Ou, por terem sido feitos em casa, são menosprezados de alguma forma?

Lembrei que uma amiga blogueira me contou uma história que ilustra bem a questão. Ela sempre fazia colchas e outras coisas em patchwork para dar à afilhada. Caprichosa e talentosa, tenho certeza de que eram presentes lindos e com muito significado. Mas só para ela. Um belo dia, a mãe da menina reclamou para uma terceira pessoa que a filha não ganhava presentes “bons” da madrinha. “Ela só dá aquelas coisas que ela faz!” – e disse isso como se dissesse que eram objetos sem valor.

Infelizmente, tenho certeza de que esse caso não é isolado. Imagino que tem muita gente, sem sensibilidade, que acredita mesmo que uma manualidade não vale muito, porque a pessoa não gasta dinheiro para comprá-la. Claro que é preciso pagar pelos suprimentos, só que isso é ignorado. Isso sem falar na questão emocional e afetiva. Quando alguém que gosta da gente faz algo especial e exclusivo, o lado financeiro perde todo o sentido. Fica impossível comparar com um objeto industrializado e impessoal. Só que, pra muitas pessoas, presente tem que ser comprado no shopping.

Óbvio que também tem um montão de gente com alma crafter, que troca qualquer marca por um feito a mão com carinho. Só que essas pessoas a gente conhece e identifica de longe, porque elas geralmente também têm o hábito de sempre dar valor às manualidades. O ponto em discussão é: como uma pessoa comum, normalzinha, recebe um presente feito em casa? Ela dá mais valor do que se fosse algo comprado pronto?

Eu tenho aqui as minhas experiências e acho que, no meu caso, é mais ou menos meio a meio. Metade das pessoas que eu costumo presentear (sem contar as crafters) preferem o handmade. A outra metade não só não dá valor como é capaz de desprezar totalmente. E você? Qual a sua experiência? E como vão ser os seus presentes neste Natal? Feitos em casa ou comprados em lojas convencionais?

Conta pra gente, para podermos ir trocando ideias e vendo como as coisas andam aqui no país 😉

Para saber mais:
Craft
Natal – moldes de enfeites de feltro
Cartões de Natal para imprimir
Para imprimir: mais cartões de Natal
Reciclagem: guirlandas para a árvore de Natal
Presentes de Natal feitos em casa
Natal – receita de biscoitos de nozes

53 comentários sobre “Você vai dar presentes feitos em casa no Natal?

  1. Aii gente, estou me indignando com alguns relatos… Juro que se alguém fizer cara de bunda e chamar de coisinha vou pegar o presente de volta. JURO!. Não me relaciono com esse tipo de pessoa.

    Curtir

  2. Pingback: BananaCraft » Presentes de Natal personalizados

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s