Diário de tecidos

tecidos

A Luiza Melo deu de presente para a mãe – Ana Melo – uma ideia fantástica: um caderno com folhas lisas para que ela possa ir colando ali retalhos dos seus tecidos mais queridos. A sugestão da Luiza é que todos aqueles paninhos que “dão pena de usar” sejam usados, sim. E que um pedacinho de cada um vá para o diário, como forma de garantir as boas lembranças e garantir que sejam de fato aproveitados.

tecidosEu adorei a ideia, tanto pelo diário em si, quanto pela possibilidade de colecionar os retalhos favoritos, sem ter que deixá-los bagunçados em uma caixa. Porque, no fundo, quando a gente guarda algo assim de qualquer jeito, sem uma preocupação mais estética ou de ordenamento, acaba que a coisa em si perde todo o valor. A caixa dos retalhos vira “a” bagunça e nada mais.

tecidos3

Agora, quando eles são colados e exibidos como a Ana está fazendo, a sensação é totalmente diferente. Os tecidos queridos adquirem um novo status. É como se cada folha em branco vire uma parede de galeria, onde se vai expor nossas preferências. Não é à toa que o caderno da Ana recebeu até o título de “Memórias de Algodão”.

tecidos4

tecidos5

tecidos6

Sem contar a delícia que deve ser brincar de montar cada página, decidir qual tecido será colado ao lado que qual, o que se vai escrever… É possível até aproveitar o diário para ir anotando também futuras ideias, combinações interessantes e cores e estampas…

tecidos7

Nossa, consigo imaginar uma profusão de utilidades para o diário de tecidos. E ainda penso em mais um monte de criações totalmente simbólicas e representativas. O que é perfeito, porque se pode ter o útil e o belo ao mesmo tempo, num mesmo objeto. Que, no caso da Ana, ainda tem o apelo a mais de ter sido um presente da filha.

tecidos8

Nem preciso dizer que fiquei tentada a fazer algo parecido, preciso? E você, também ficou? Mande a sua ideia, mostre o que você já fez… O e-mail é bananacraft@gmail.com

 

Para saber mais:

-Arte da Luluzinha – o blog da Ana Melo

-Planeta 18 – o blog da Luiza Melo

27 comentários sobre “Diário de tecidos

  1. que coisa mais fofaaaaaa!!!
    Uma amiga minha faz um cadernão desses com todas as idéias que ela tem, cola tudo, desenha…os cadernos ficam lindos. Ela faz uma coleção e um caderno junto, de inspiração.
    E eu estou doida pra fazer isso mas ainda não achei alguém que encaderne pra mim como eu gostaria…
    Beijocas

    Curtir

  2. Afeeee, como eu não pensei nisso antes?!?!?!? Eu amei de paixão essa idéia, já tenho uns montes de cadernos que faço minhas anotações e desenhos de meus projetos, mas uma coisa tão fofa assim nunca vi! Parabéns pela idéia Luiza!
    Xiii…lá vai a gente toda começar com essa mania de scrap booking, estava correndo disso, mas estou vendo que não vai ter jeito quero fazer o meu tb, e sei que logo estou lá a comprar carimbos e adesivos e lá vai meu $$$…
    Se ainda não tem nome essa técnica poderíamos batizar de rag book! hahaha
    Abç!

    Curtir

  3. Adorei a sua idéia!!!
    Já estou fazendo um!
    Só que mudei algumas coisas: Quis presentear a pessoa que conheço que mais ama tecidinhos: miha irmã Bernadete. Mas, ela ama, apenas os tecidos e as agulhas… e não os papéis e colas… por isso fiz pra ela um livro todinho de algodão, (até as folhas!) com os tecidinhos costurados, como ela gosta. Confira no meu blog: artesanatodafatinha.blospot.com
    Ficou muito bom!

    Curtir

  4. Pingback: BananaCraft » Sábado Craft

  5. Como pode tanta doçura assim!
    Se minha filha me fizesse um Diário de Algodão eu ía enchê-la de beijos!
    Mas acho que vou ter que me beijar, porque vou fazer um prá mim também!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s