Reciclagem: embalagem de amaciante vira alfineteiro e porta tesoura

alfineteiro e porta trecos

Olhe a foto acima. O porta tesoura foi feito com uma embalagem de amaciante Comfort. O alfineteiro surgiu a partir de uma tampa da mesma embalagem. E esconde um segredo divertido: dentro dele tem espaço para guardar uma fita métrica enroladinha. Como? É só seguir este tutorial dois em um que você vai descobrir 😉

reciclagem de embalagem

Eu não costumo usar amaciante nas roupas, mas recebi um Comfort e fiquei com pena de não reaproveitar a tampa laranja. Como fazer alfineteiros de tampas é um clássico dos reaproveitamentos crafts – e que eu nunca tinha feito, resolvi arriscar criar algo um pouco diferente.reciclagem de embalagem

O primeiro passo foi retirar o rótulo – adoro esses rótulos que não são colados, facilitam muito! – e lavar exaustivamente o tubo e a tampa. Afinal, se eu ia fazer algo com a tampa, tinha que inventar um uso para o resto…

alfineteiro reciclado

Com uma Dremel, serrei a embalagem do modo como você vê na foto. O tubo foi cortado exatamente na curva que tem. A parte da rosca vai ser aproveitada no alfineteiro, então é preciso mantê-la, com uma pequena borda extra. A tampa precisa ser serrada naquele cano interior mais alto, de modo que ele fique reto com a borda da própria tampa.

alfineteiro5

Aqui um parêntese para falar da Dremel. Ela é absurdamente útil – e não, não estou recebendo nenhum patrocínio para falar isso – para quem gosta de inventar moda. Pode ser usada em plástico, madeira, vidro (sabe aqueles desenhos em baixo relevo?), metal…

reaproveitamento de embalagens

Aqui uma foto de close da rosca. A tampa ainda não havia sido serrada.

reciclagme de embalagem

Vamos começar pelo alfineteiro. Depois de serrar a rosca do tubo de amaciante, usei-a para riscar um círculo num pedaço de papelão.

alfineteiro reciclado

Círculo de papelão, fibra para enchimento e um círculo de tecido – para a tampa de Comfort, cortei o tecido com 14cm de diâmetro. Tudo isso foi usado para fazer o alfineteiro em si, numa espécie de meio fuxico fofo colado com cola quente.

alfineteiro reciclado

Para arrematar e esconder as possíveis sobras de cola quente, um círculo de feltro. E aqui vai outra dica de reaproveitamentos: o retalho de tecido, o retalho de feltro, o papelão e a sobra de fibra para enchimento.

alfineteiro10

O alfineteiro fica assim. E como tem o papelão na base, você não corre o risco de espetar o dedo por acidente. É só colar esta parte na parte serrada da embalagem que contém a rosca – para poder fechar a tampa e guardar a fita métrica.

alfineteiro

alfineteiro11

Agora o diferencial deste alfineteiro: dentro da tampa, você coloca a fita métrica enroladinha. E cola o alfineteiro de tecido na rosca, para poder fechar e deixar a fita bem guardada 🙂

alfineteiro12

Para decorar, usei fita de babadinho, bordado inglês, laço de fita petit pois e flor de botão. Mais aproveitamentos, porque são sobras.

alfineteiro reciclado

Fofo, divertido, reaproveitado e com surpresa. Para acompanhar, um porta tesouras e agulhas de tricô e crochê feito com o tubo do amaciante.

alfineteiro reciclado

E uma meia listrada!

porta tesoura reciclado

Com o tubo cortado, foi só vestir a meia nele.

alfineteiro16

Como estava muito fácil e precisando um algo a mais, prendi um bordado inglês, uma fita de babadinho e uma flor feita com botões, para combinar com o alfineteiro. Além de usar os mesmos itens que usei no alfineteiro, também utilizei as mesmas cores, para ter unidade visual.

alfineteiro17

O tamanho ficou perfeito para uma tesoura grande e para agulha de tricô circular 🙂

 

Para saber mais:

-Comfort

-Vaso feito com embalagem de Omo líquido

-Carimbos de e.v.a. e tampa de Omo líquido

-Organizador de receitas feito com caixa de Omo em pó

-Alfineteiro em formato de flor

-Tutorial: vidrinho alfineteiro

-Alfineteiros feitos com tampinha de garrafa pet

43 comentários sobre “Reciclagem: embalagem de amaciante vira alfineteiro e porta tesoura

  1. Ficou mimoso demais o seu conjunto, uma excelente idéia! Vou copiá-la só que na embalagem do vanish líquido grande, um porta-treco gorducho rsrsrs… Parabéns pela criatividade, você é show e seu blog é maravilhoso! Bjs

    Curtir

  2. Ah quanto amo entrar aqui!! Desta vez vou pedir um help, pois tb tenho uma Dremel que ganhei e vei inclusive com aquela peça(tipo uma caneta para acoplar e fazer trabalhos mais precisos, mas tenho poucas pontas, uma maletinha com qq ponta e qq lixa, com certeza vou ter que comprar outras coisas, mas o problema maior é que nao sei usar (nunca usei) a Dremel, tem algum site que ensina?
    Obrigada desde ja!
    Beijocas
    Bell

    Curtir

  3. Amei!!
    Sempre olhei essas tampinhas e pensava, pensava e nada surgia… rs
    Cupcakes, esses já haviam mtos…
    Amei essa super dica, com um lugarzinho para a fita!
    Bjins

    Curtir

  4. Definitivamente uma das reciclagens mais criativas, legais e funcionais que ja vi! Perfeito. Vou tentar copiar, eu tenho este frasco! E este tipo meia, material que não para no pé. Bjos e parabéns!

    Curtir

  5. é muito importante a concientização da população quanto ao reciclável. E Definitivamente NECESSARIOOO a reciclagem.. Você traz muitas informações Maravilhosas no seu site quanto a reciclagem. A equipe tá de Parabens! Sou seguidora e amo seu site!

    Curtir

  6. Ola, ADORO os posts do Banana craft e quando vi este nao resisti em escrever….
    ADOREI a ideia, tambem tenho a DREMEL e uso muito, mesta Mega artesanal ate fiquei no stand fazendo demonstração e ate dei aula….. É realmente muito útil, e tem outras maquininhas da dremel tambem como massarico, pirografo que tambem são ótimas…
    gostei mais do agulheiro….
    Bjim Cristy

    Curtir

  7. Pingback: Vale a pena ver de novo: 12 tutoriais para seguir em 2012 » BananaCraft

  8. Pingback: Sábado Craft » BananaCraft

  9. Pingback: Sábado Craft » BananaCraft

  10. Pingback: DIY: casa florida o tempo todo, com flores que você mesma faz | Coisas para Casa

  11. Pingback: Alfineteiro e porta tesoura reciclado | Artesanato Criativo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s