Eco-craft

bracelet

Quem faz manualidades geralmente tem um senso de ser ecologicamente correto de uma maneira muito natural. A gente sempre vê usos e utilidades para todo e qualquer tipo de material e mesmo as sobras costumam ser aproveitadas. Pois isso mesmo que se costuma fazer com tanta naturalidade é uma tendência bem atual, conhecida como eco-craft.

vestido feito com camisa e camiseta

Lendo sobre o assunto, eu fiquei tentando pensar em jeitos de reaproveitar mais ainda. Não só os retalhos de tecido (para forrar botões, fazer patchwork, forrar prendedores de madeira, fazer fuxico…). Minha intenção é encontrar formas e materiais alternativos, partindo sempre daquilo que se tem em casa e disponível.

domino

Envelopes (principalmente aqueles de segurança, que têm uma estampa na parte de dentro), plástico bolha, moldes de papel (aqueles de roupa, que vêm nas revistas de moda), caixas de papelão, embalagens em geral (vidro, plástico, isopor, papel…) – quase todo o “lixo seco” pode servir de matéria-prima para crafts alternativos e ecológicos.

Nas fotos que ilustram este post, três bons exemplos. Primeiro, um cartão de plástico do Starbucks (cartões de crédito e embalagens plásticas em geral podem servir do mesmo modo) foi cortado em pedaços e, junto com peças para fazer bijuteria (que podem muito bem ser reaproveitadas quase que infinitamente) se transformou em uma pulseira exclusiva e muito fofa. Na segunda imagem, uma camiseta e uma camisa foram unidas e viraram um vestido, também exclusivo. Por último, um  jogo de dominó e pedaços de feltro viram coasters divertidos. Tudo fácil de fazer, usando coisas que estão por todo lado.

Se você tem fotos de manualidades que fez reaproveitando materiais, mande a foto! Quanto mais ideias diferentes, melhor! O e-mail é bananacraft@gmail.com

 

Para saber mais:

Pulseira feita de cartão plástico

Vestido feito com camiseta e camisa

Coaster de dominó

Ideias para reaproveitar embalagens

Novas ideias de reciclagem e reaproveitamento

Para aproveitar embalagens plásticas

Costura: transformando um vestido em saia

Como transformar uma saia em um vestido

Como reaproveitar potes de sorvete

7 comentários sobre “Eco-craft

  1. Oi, Dani! Sintonia das boas a nossa. Acabo de receber minhas panelas novas e fiquei pensando nesse nosso olhar de reutilização, pois a caixa me encantou tanto quanto o conteúdo. Se conseguir bolar alguma coisa interessante com ela, te mostro, tá? Beijo!

    Curtir

  2. As idéias são muito bacanas (também gostei do dominó).
    Estou me inspirando numa idéia que vi aqui -http://calmaqueestoucompressa.blogspot.com/2011/07/doce-ideia-fazendo-necessaire-com.html – Dá uma olhada Dani, eu acho que você vai gostar.
    Quando eu fizer, posto pra vc ver!
    Beijos,
    Tânia Schoenfelder

    Curtir

  3. Oi, Dani.
    Gosto muito das ideias do teu blog. Agora gostaria de uma ideia, a minha mãe tem muitas chapas de Rx usadas e que não servirão mais. Sei que não podemos descartá-las no meio ambiente pq contêm metais pesados. Andei procurando algo para fazer com elas, mas não gostei de nada. Tens alguma sugestão ou sabes de algum lugar que recicle esse material aqui. Pois só sei em Curitiba. Obrigada, bjs no Enrico e te digo que não aparecemos, pois os guris estão emendando uma gripe na outra. Bjs Vivi.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s