Como fazer cola quente colorida

cola quente colorida

Eu ainda não me decidi se a gente realmente precisa de cola quente colorida para alguma coisa, mas quando o assunto é cor eu sempre fico interessada… Enfim, se você acha que vai ter utilidade para bastões de cola colorida, encontrei um tutorial bem bacana que ensina a fazer em casa.

cola quente colorida

Você vai precisar de um cano de cobre com o mesmo diâmetro dos bastões de cola da sua pistola, giz de cera em cores variadas, uma lata de atum vazia (ou qualquer recipiente do gênero) para derreter a cola e o giz de cera, papel vegetal (para fazer uma espécie de funil para despejar a cola derretida no cano) e silicone em spray (opcional, usado para ter certeza de que a cola não vai grudar no tubo).

colaquentecolorida3

É só derreter tubos de cola transparente junto com um giz de cera. Quando estiver tudo líquido, despeje a mistura no tubo e espere secar. Como o líquido vai estar muito, muito quente, é preciso o máximo de cuidado. Eu sugiro até que se use uma panela com cabo velha para fazer isso, ao invés da lata de atum. Porque a lata não tem onde segurar e acidentes podem acontecer. Com uma panela de cabo, tudo vai ficar mais seguro. E também mais fácil de despejar sem virar ou fazer lambança.

Gostou? Já sabe o que fazer com cola quente colorida? Então conta pra gente, vai…

 

Para saber mais:

O tutorial completo, passo a passo, de como fazer cola quente colorida, no site Observations Blog

22 comentários sobre “Como fazer cola quente colorida

  1. Dani,
    eu vi esta idéia em um programa de artesanato que passava na fox life (gravado na argentina). Em uma base fria você delimita o tamanho que vai ser o jogo americano, ai você vai passando cola quente pra lá e pra cá na horizontal e vertical, não precisa ser retinho, até preencher o tamanho delimitado, após secar ele endurece você tira da base. No programa ele tingia depois de endurecido. Sugeriram fazer porta copos com a técnica. Dá para fazer desenhos abstratos pequenos e médios e depois de endurecidos por em presilhas tic tac ou tiaras, fica moderninho.
    Nunca fiz a técnica só vi na tv. Mas vale tentar.
    Lilian

    Curtir

  2. Enfeitar copos de vidro, fazer esculturas felizes, imaginação não falta… agora, me dizer pra dar uma idéia mais útil, vai ser dificil…
    Coisas bonitinhas eu imagino o mundo! =D

    Beijos!

    Curtir

  3. Olá,
    Achei interessante mais um pouco trabalhosa para mim! Eu trabalho com biscuit e poderia usar a cola quente colorida de vermelho para imitar uma “geléia” caindo de um donut´s por exemplo…qdo faço “donut´s” ou algo parecido com geléia eu deixo a cola quente secar e depois passo uma camada de esmalte vermelho…será que eu soube me explicar? rs…beijos!

    Curtir

  4. Olá!
    Não sei bem se precisarei de usar essa cola… mas o processo de preparação é muito apelativo, e saber que posso fazer quando quiser é muito “legal” (estou a usar uma expressão daí, né :))
    Obrigada pelas tuas ajudas, são preciosas!
    Bj

    Curtir

    • A gente fala “legal” o tempo todo, Sofia! Na verdade, antes de ler o seu nome, só percebi que você é portuguesa porque a expressão “é muito apelativo” não é muito comum por aqui… 🙂
      Beijos, fico feliz que você gosta do BananaCraft =)

      Curtir

  5. Sabe, uma vez eu fiz um pote de biscuit de abelhas, e vi em uma revista que a mulher fazia o mel com cola quente e pintava com verniz vitral. Então, acho que essa cola quente colorida facilita o trabalho de decoração. Boa ideia.
    Beijos

    Curtir

  6. Pingback: BananaCraft » Como fazer cola quente colorida | Trabalhos Manuais no Jardim de Infância | Scoop.it

  7. Cola quente colorida é essencial quando se faz Decoden. Bastante usada para fazer geléias, coberturas de sorvetes e caldas para doces. Ver essa receita me ajudou muito, obrigada 🙂

    Curtir

  8. oi, tenho uma ideia, bem simplinha, mas eu gostei. Dá pra fazer desenho com a cola quente em sima de um vidro ou bancada de marmore e granito, quando ela esfria vira um plastiquinho que dá pra colar e tirar na geladeira ou num vidro de janela. Dá pra escrever palavras e deixar como recado e até uma brincadeira para as crianças.

    Curtir

  9. obrigada pois essa dica me ajudou bastante.Minha filha vai casar em março 2013,e fiz os convites,mas queria fechar com lacres de cola quente vermelha.andei muito procurando e não consegui;ai comprei fitas para fechar.Foi quando pesquisando,achei vc…Amei a sua receita,vou comprar o giz amanhã mesmo,já tenho a cola….Agora é só fazer o molde das letras inicias do nome dos noivos..
    Obrigada….Te amo….
    obs:as letras são para carimbar na cola quente,fica lindo e personalizado…..
    BJOS…..

    Curtir

  10. Gostei muito da ideia para reaproveitar as sobras de cola quente pois é impossível trabalhar com a pistola sem desperdiçar o bastão. Isso é exatamente o que eu estava procurando. E com ela colorida posso fazer acabamentos nos trabalhos com EVA nas partes em que eu usaria cola relevo e quando uma junção do EVA fica bruta posso fazer pequenos desenhos para ficarar bem acabado. Adorei!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s