Passo a passo: bolo de feltro

bolo de banana de feltro

Sempre que eu vejo comidas e guloseimas feitas de feltro, fico com vontade de produzir algumas também. E provavelmente só não faço mais porque (não, eu não vou reclamar da falta de tempo porque isso quase ninguém tem sobrando, né) eles são meramente decorativos e aqui em casa não tenho espaço para nada – ou quase nada – que não tenha alguma utilidade, qualquer que ela seja. Mas agora me rendi à tentação e fiz meu primeiro bolo de feltro. Um bolo de banana, claro. Banana, caramelo, canela e merengue. Quer fazer um também? Então segue o tutorial e bom apetite!

bolodefeltro2

Meu bolo foi criado quase do zero. Depois de olhar muitas fotos de bolos de feltro na internet, decidi fazer o meu, sem seguir nenhum tutorial nem molde. Cortei dois círculos de 14cm de diâmetro cada um. Como seria um bolo com caramelo, escolhi feltro dessa cor.

bolodefeltro3

Para a massa, escolhi um feltro cor de creme, bem clarinho. Cortei um retângulo de 10cm de altura por 48cm de comprimento.

bolodefeltro4

Para o enchimento, aproveitei um pouquinho da espuma de um colchão do antigo berço do Enrico. O berço eu doei, mas fiquei com o colchão porque sabia que ele podia ser útil para várias coisas. Cortei a espuma com uma faca afiada e sem dentes.

bolodefeltro5

Para costurar o feltro, usei uma agulha de ponta e linha de bordar.

bolodefeltro6

Todas as costuras foram feitas a mão.

bolodefeltro7

bolodefeltro8

Primeiro, costurei um dos círculos cor de caramelo no retângulo de cor creme, seguindo a borda do círculo. Em seguida, coloquei a espuma dentro, fechei com o outro círculo e costurei. A base do bolo estava pronta.

bolodefeltro9

Com o mesmo feltro caramelo, cortei outros 48cm de comprimento por cerca de 5cm de altura e foi recortando em formas arredondadas, para fazer com que o “caramelo” da cobertura do bolo ficasse escorrendo sobre a massa. Eu só tive essa ideia depois que já havia costurado a parte de cima do bolo, mas vai ser bem mais prático costurar as duas juntas. Você vai poupar tempo e o acabamento vai ficar mais bem feito.

bolodefeltro10

Então eu fiz 32 merengues para enfeitar as bordas do bolo. Foram 13 para a borda superior e 15 para a inferior. E essa é, na verdade, a única parte demorada desse bolo. Depois que os merengues estão prontos, é só fazer a decoração.

bolodefeltro11

Eu costurei os merengues um a um, no topo e na lateral, bem embaixo.

bolodefeltro12

A banana eu fiz da mesma maneira que a massa da base do bolo. Dois círculos de 2,5cm de diâmetro e uma tira retangular de 9,5cm de comprimento. Usei feltro bege bem claro, cor de banana mesmo. Bordei as sementes da banana com linha bege mais escura e recheei com um pedacinho circular da mesma espuma usada no bolo.

bolodefeltro13

Fiz dois pedaços de banana. Também fiz dois rolinhos de canela e usei ainda três merengues iguais aos das bordas do bolo. Como achei a lateral meio sem graça, cortei uma tira de feltro com tesoura de picotar e coloquei entre os merengues da base e o caramelo escorrido. Grudei essa tira marrom com cola universal para artesanato, porque achei que, se costurasse, poderia ficar chamativo demais.

bolodefeltro14

bolodefeltro15

bolodefeltro16

E aí está o meu bolo pronto. Quase dá para sentir o cheirinho de banana com canela, né?

 

Para saber mais:

-Tutorial: merengue de feltro

23 comentários sobre “Passo a passo: bolo de feltro

  1. Oi Dani! Você deu uma olhadinha naquele posta da Artemelza que linkei ontem no meu comentário? Lindo demais, né? Daqui a pouquinho vou pro ateliê pra tentar fazer um Como este teu pra ver se dou conta. Beijos e boa semana.

    Curtir

  2. Oi!

    Adorei o trabalho e meu deu uma super idéia!

    Vou fazer o meu bolo de casamento em feltro!
    🙂

    Já tinha pensado em fazer os noivinhos do bolo em feltro, agora vou fazer tudinho! O bolo, os noivinhos e as lembrancinhas!

    Só queria saber qual a marca de feltro que você recomenda.
    Quando estiver tudo pronto, te mando as fotos!

    Obrigada por este site tão maravilhoso e inspirador!

    Curtir

    • Ange, os feltros nacionais são todos de pouca qualidade 😦 Então, acho que o melhor é você ir na loja, pegar o feltro na mão e sentir a espessura. Se não for fino demais, vai funcionar para fazer o bolo. Na verdade, para o que você quer, o feltro brasileiro vai dar conta do recado. O problema maior é para peças que vão ser muito manuseadas, como brinquedos ou bolsas.
      Tenho certeza de que o seu bolo de casamento vai ficar fofo! E vou esperar as fotos =)
      Beijos e obrigada!

      Curtir

  3. Oi, Dani…
    Muito legal seu bolo de banana.. na verdade os dois ficaram bem legais.. quem sabe não é o inicio de uma coleção.. já já aparece mais alguém fazendo algum outro modelo por ai..

    Queria aproveitar pra ver se você tem alguma dica pra quando a gente tá costurando e a linha acaba no meio do caminho.. como fazer a imenda sem que fica parecendo.. por mais que eu tente as minhas sempre aparecem.. pelo menos eu as vejo!
    Tem dica?

    Curtir

  4. Pingback: Bolo decorado de feltro para festas infantis - Blog de Artesanatos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s