Delicale – as delicadezas da Ale

coruja de feltro bordada

A Alessandra Mattos e eu temos em comum mais do que fazer aniversário em setembro. Eu adoro o trabalho dela: colorido, com muitos bordados e um visual meio cigano que me encanta. Agora a Ale criou uma nova marca, a Delicale, que tem tudo a ver com o que ela faz. “Parece algo francês ou italiano , mas não é, não… o nome veio de ‘delicadezas da Ale’, apelido que amigas e clientes deram ao meu trabalho, sempre detalhado e caprichado”, conta ela.

 

i love my pet

E é também a Ale quem conta um pouco mais sobre as suas manualidades:

O início

“Sou artista plástica, ilustradora e designer há cerca de 15 anos. Adoro desenhar, costurar, bordar, criar personagens e cenários. Eu trabalho com pintura em tela, mdf, ilustração, tecido, feltro e tenho tanto ainda a aprender! Há 5 anos atrás, procurava um material macio, colorido e maleável para transformar meus desenhos em objetos.

Escolhi o feltro por ser um material acessível, ter lindas cores, além de poder misturá-lo com aviamentos e diversas texturas. As características de durabilidade, da facilidade da limpeza e manuseio, também contam muitos pontos. O bordado livre é uma característica de minhas peças, e fica lindo no feltro!”

matryoshka

Inspiração

“Minha inspiração vem da natureza do Brasil, das flores, cores vibrantes, pequenos animais, insetos. Quando busco referências, gosto de olhar fotos de paisagens, de jardins, adoro o universo feminino e o infantil, de flores, estampas, rendas, poesia. Tenho fascínio pelo mundo dos contos de fada, seres encantados, leio muitas estórias infantis, amo! Assim que me inspiro, e desenvolvo meu estilo bem pessoal e detalhado.”

quadros bordados

Materiais de trabalho

“Compro materiais aquiem São Paulo, bazares e armarinhos próximos à minha casa, e algumas coisas em loja virtual, mas prefiro comprar pessoalmente, ver a textura, cor, etc. Compro muitas peças em mdf vindas de Blumenau e Joinville. Também reciclo potinhos plásticos e papel-cartão de embalagens, como estrutura de algumas peças. Cada pedacinho de linha, fita ou tecido é guardado, para ser utilizado em algum detalhe futuramente. Sou bastante econômica e dou valor ao material, não desperdiço nada!”

Processo criativo

“Meu trabalho é feito só por mim, cuido pessoalmente de todas as etapas. Por enquanto, a Delicale é apenas meus braços e minha Singer! Trabalho só com minhas próprias ilustrações, tenho muitos desenhos que gostaria de ver transformado em bonequinhos ou bichinhos de feltro.

Primeiro crio o desenho no papel, a ilustração do que eu gostaria de fazer, desenvolvo a paleta de cores, e estudo as possibilidades de materiais a serem utilizados, os detalhes. Depois faço a peça-piloto, se é algo tridimensional, se ficou adequado o volume. Às vezes um desenho que fica lindo no papel, não fica tão bonito ao ser costurado com enchimento. E vou adaptando o desenho até chegar ao objeto idealizado. A etapa da criação e do desenvolvimento da modelagem é bastante demorada, mas muito prazerosa! E também gosto demais da etapa de confeccionar e dar o acabamento delicado, os bordados e pedrarias. Amo fazer tudo isso!”

delicale

Ser crafter é….

“Para mim é algo instintivo, não consigo deixar de ser. Tenho percebido que cada vez mais, as pessoas querem coisas personalizadas, customizadas, feitas á mão, porque são únicas e exclusivas. O bordado é uma arte muito presente no universo feminino, dá um certo aconchego e tem um encanto delicado. Ser crafter é uma paixão e um modo de ver a vida com amor e capricho.”

mobile passarinho bordado

Próximos passos

“Como meu trabalho é bem artesanal, a produção limitada mantém o capricho e a delicadeza das peças. Trabalho sob encomenda, em meu atelier caseiro. Espero conseguir um local maior para montar um showroom e poder tomar um cafezinho com as clientes que querem conhecer as peças pessoalmente.

Estou desenvolvendo kits com patterns e material para quem quiser confeccionar minhas peças, e programando oficinas para o ano que vem. Serão para confecção de peças específicas, em feltro, patchcolagem e tecido, utilizando meus próprios moldes e patterns. Espero humildemente poder acrescentar cor e alegria ao cenário craft do Brasil, que já conta com tantas pessoas talentosas e habilidosas.”

 

E hoje é um dia especial, porque é aniversário da Ale. Parabéns, querida! Muito sucesso – que você merece =)

 

Para saber mais:

Delicale

-E-mail: delicale@delicale.com.br

21 comentários sobre “Delicale – as delicadezas da Ale

  1. Perfeito! É a palavra q achei ideal para o trabalho dela. Cada detalhe minuciosamente colocado no lugar exato. Lindo! Parabéns pela criatividade e pelas palavras como descreveu suas manualidades. E que manualidades Dani esta pessoa Faz!!! Bjos as 2.

    Curtir

  2. Pingback: Delicale ? « Delicale

  3. Oi tudo bem ?
    Gostaria de saber se vc tem loja p/ estar indo fazer um orcamento ou algum contato ! Se poder me enviar por email, gostaria de colocar uns desenhos em uma cabana (capa lateral de cama infantil)
    Obrigada
    Elaine

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s