Tutorial: letras de espuma forradas com tecido

letras de espuma forradas com tecido

Um colchão de berço que não estava mais sendo usado estava aqui, esperando por alguma ideia para ser reaproveitado. Quando decidimos (finalmente!) o tema do aniversário do Enrico, não tive dúvidas em unir as duas coisas e fazer almofadas em formato de letras para usar na decoração – tanto da festa quanto do quarto dele depois. Olha só o tutorial de como cortei e costurei as vogais.

letra a de espuma forrada com tecido

letra a de espuma forrada com tecido

letra e de espuma forrada com tecido e feltro

letra e de espuma tecido e feltro

almofada letra i

letra i de espuma forrada com tecido e feltro

letra o de espuma forrada com tecido e feltro

letra u de espuma forrada com tecido e feltro

letra u de espuma forrada com tecido e feltro

Fiz cada verso de cada letra com um tecido diferente, para ficar mais colorido e divertido. Nas laterais, usei feltro liso, sempre de cores diferentes. Esqueci de fotografar o verso da letra “o”, que é vermelho liso 😉

letrasdeespumaforradascomtecido2

O primeiro passo foi cortar a espuma do colchão em formato de letras. Comecei pelo “a”, para testar. Se achasse complicado demais o corte, ia fazer só “a, b, c”. Como não foi difícil, fiz todas as vogais. Para cortar, usei uma faca de cozinha grande e bem afiada. Desenhei as letras a mão livre, com o auxílio de uma régua e de um esquadro.

letrasdeespumaforradascomtecido3

Para forrar, escolhi tecidos que já tinha em casa e que já fazem parte da decoração do quarto do Enrico. Fui prendendo o tecido na espuma com muitos alfinetes, antes de cortar.

letrasdeespumaforradascomtecido4

letrasdeespumaforradascomtecido5

Quando tudo estava no lugar, fui cortando, tomando cuidado para não cortar demais.

letrasdeespumaforradascomtecido6

Depois dos cortes feitos, mais alfinetes, para prender tudo onde deveria e facilitar a costura.

letrasdeespumaforradascomtecido7

letrasdeespumaforradascomtecido9

Nos cantos, dobrei o tecido para dentro, sempre mantendo um formato triangular.

letrasdeespumaforradascomtecido10

Costurei tudo a mão, com uma agulha grande e grossa e linha branca. Fiz pontos bem toscos, porque tudo seria coberto com feltro depois. Meu único cuidado foi deixar tudo bem preso.

letrasdeespumaforradascomtecido8

letrasdeespumaforradascomtecido12

Em alguns pontos, um tecido se sobrepôs ao outro. Em outros lugares, isso não aconteceu. Sem problemas, porque o feltro cobriu tudo no final.

letrasdeespumaforradascomtecido13

letrasdeespumaforradascomtecido14

letrasdeespumaforradascomtecido15

letrasdeespumaforradascomtecido16

Com a letra toda forrada de tecido, foi a vez de cobrir as laterais com feltro. Optei pelo feltro porque gosto da textura e, principalmente, porque ele não desfia e dá um acabamento interessante, sem muito esforço.

letrasdeespumaforradascomtecido17

letrasdeespumaforradascomtecido18

letrasdeespumaforradascomtecido19

Medi toda a extensão da lateral da letra, cortei o feltro com uma boa folga (só por garantia), prendi com alfinetes e fui costurando, com linha de bordar da mesma cor do feltro. De todas as letras, a mais chatinha de fazer foi justamente o “a”, por causa do miolo, que é triangular e difícil de costurar. Nem preciso dizer que a mais fácil é o “i”, né?

festa1

festa2

Na festa, coloquei “a, e, o” na mesa e “u, i” sobre a escrivaninha que serviu de aparador para guloseimas. O efeito ficou bacana e o melhor de tudo foi que agora, em casa, Enrico está feliz da vida, brincando com as letras de espuma. O que significa que elas viraram brinquedo, ao invés de mero elemento decorativo =)

 

Para saber mais:

Festa de aniversário ABC

Letras forradas com tecido

Letra de espuma e tecido para a porta do quarto

27 comentários sobre “Tutorial: letras de espuma forradas com tecido

  1. Pingback: Çocuk odas?na sünger harfler | Anne Kaz

  2. Dani, adorei esse tutorial!!! Quando vi as fotinhos do aniversário, pensei que fossem costuradas a máquina, mas agora vejo que são mais fáceis de fazer, claro que não menos trabalhosas… e a parte mais legal eh que elas podem ser aproveitadas depois nas brincadeiras da criançada. E tem coisa melhor do que aprender brincando?!
    Um beijo e obrigada por compartilhar mais essa idéia bacana com a gente!

    Curtir

    • Eu pensei em fazer as letras costuradas à máquina, Leila, mas achei que levaria muito tempo criando os moldes. Como o tempo estava muito curto, fiz a mão mesmo, na base da improvisação. E funcionou =)
      Concordo com você, a melhor parte é que estão sendo muito usadas nas brincadeiras. Não gosto da ideia de decoração de festa ser só isso e não ter utilidade depois.
      Beijo!

      Curtir

  3. Fiquei apaixonada pelo tema do aniversário, Dani! Adoro alfabetos em todas as formas!! E certamente vou aproveitar muito esses seus tutoriais para forrar letras de papelão ou espuma qdo redecorar o quarto do meu filhote! (Ansiosa tb pra ver o resto das ideias da festa! Ficou tudo um capricho só! Parabéns!!)

    Curtir

    • É fácil de fazer – as de papelão são mais fáceis que as de espuma – e o resultado fica ótimo, Claudia =)
      Já estou trabalhando nos próximos tutoriais e posts. Esta semana e na semana que vem, acho que consigo mostrar tudo 😉
      Beijos e obrigada!

      Curtir

  4. Adorei!! é exatamente o que eu precisava!! ja estava a ideia em fazer as letras com o logo da minha loja, mas pensei em mandar fazer as letras em madeira e colar tecido para forrar! Achei bem bacana a ideia da espuma … além de eliminar o custo da madeira, acho que nesse caso a linha e agulha vai ser bem mais pratico que a cola! Obrigada pela dica e parabéns pela festa! ficou linda!

    Curtir

    • Estava novinho, Mariane. Fiquei com pena de doar, porque percebi o potencial. Então doei o berço e fiquei com o colchão um bom tempo, até decidir o que fazer. E ainda sobrou um pouco de espuma, esperando por novas ideias 😉
      Obrigada!

      Curtir

  5. Pingback: BananaCraft » Tutorial: letras de tecido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s