Tutorial: pescaria com peixes de tecido e ímã

pescaria1

Lembra que eu contei aqui que queria fazer uma brincadeira de pescaria para o aniversário do Enrico? Pois eu fiz, com peixes de tecido com ímã dentro e vara de pescar com arruela de metal na ponta. Ficou fofo, fez sucesso na festa e agora eu finalmente vou mostrar como fiz. Foi fácil, fácil!

pescaria2

Primeiro, cortei um molde de papel grosso. Desenhei o peixe a mão livre mesmo, porque ele não precisava ficar perfeito. Fiz o molde um pouco maior do que o tamanho que eu queria para os peixes, para ter folga para costurar. Com o molde, cortei o tecido e a manta acrílica para o enchimento.

pescaria3

Dentro de cada peixe, costurei um ímã destes aí. Eles são bem fortes e, apesar de pequenos, serviram perfeitamente para prender com facilidade o peixe ao “anzol” da vara de pescar.

pescaria4

pescaria5

Com um retalhinho de tecido, costurei o ímã à manta. Depois, com ponto zig-zag, costurei o sanduíche de tecido-manta-tecido que formou cada peixe.

pescaria6

Fiz bem simples, como é possível ver na foto. Costurei por fora e depois só cortei as bordas com tesoura de picotar tecido. Mas só porque era simples, não quer dizer que não precisava alinhavar, né? (Eu gosto de alinhavar tudo, provavelmente de tanto ouvir a minha mãe dizer que não dá para costurar sem alinhavar primeiro!)

pescaria7

pescaria8

pescaria9

Usei sobras de tecidos que já havia utilizado para fazer coisas para o Enrico. Fiz os peixes bem coloridos, para a brincadeira ficar mais divertida – inclusive para mim 😉

pescaria10

Para pescar os peixes, criei “anzóis” com arruelas de metal e cordão colorido. Amarrei o cordão em varas de pescar, improvisadas com bambu bem fino, que meu pai conseguiu para mim.

pescaria11

pescaria12

pescaria13

pescaria14

pescaria15

pescaria16

Para fazer a “água”, cortei papel crepom em tiras e coloquei dentro de uma caixa de papelão (presente do Felipe e da tia Kelly para ser aproveitada na festa).

Mas atenção: a vara de bambu, a arruela de metal e mesmo o cordão não são itens seguros para crianças pequenas. Por isso, eu recomendo que esta brincadeira de pescaria seja feita só para crianças maiores de três anos de idade. Se você quiser fazer antes disso, só deixe os pequenos brincarem sob supervisão cuidadosa de um adulto, para evitar acidentes.

 

Update: A Eva, leitora aqui do blog, acabou de me enviar um e-mail, contando que a sua neta de sete anos, super inteligente e saudável, engoliu um ímã por brincadeira. As consequências foram bem sérias e ela alerta para se tomar o máximo de cuidado. Fica o aviso! Ímã não é brinquedo e só deve ser disponibilizado para crianças com o máximo de supervisão de um adulto responsável e atento!!!

 

Para saber mais:

Pescaria para crianças

20 comentários sobre “Tutorial: pescaria com peixes de tecido e ímã

  1. A graciosidade é facil de ser vista já o sucesso fica a serviço da imaginação! Mas vou te contar… do jeito q gosto dessas coisas, disputaria espaço com a criançada pra brincar! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  2. Seus peixes ficaram lindos! super caprichados, parabéns!

    As varinhas, para futuros projetos, tem prontas, em bambu, nas lojas do Saara, Rio, que vendem material para festa junina e outras.

    Para facilitar alguns endereços:
    Aidan – Rua da Alfândega, 207/ 262
    Brink Festas – Rua da Alfândega, 250.
    Festamania – Rua da Alfândega, 231.
    Festa Nova – Rua da Alfândega, 236.
    Festas 234 – Rua Senhor dos Passos, 234.

    um otimo final de semana à todas
    S.O.
    Rio

    Curtir

  3. Pingback: Tutorial: pescaria com peixes de tecido e ímã » BananaCraft | Trabalhos Manuais no Jardim de Infância | Scoop.it

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s