10 ideias para quem não tem espaço para a árvore de Natal

arvore de natal

Como os apartamentos estão cada vez menores, nem sempre se tem um espaço para a árvore de Natal tradicional, cheia de enfeites. Ou pode ser que a grana é que está curta e fica difícil separar uma parte do orçamento para supérfluas decorações de final de ano. Mas não é por isso que se vai ficar sem nada natalino em casa. Com criatividade e baixo custo, é possível criar um lugar festivo na sala. Papelão, quem diria, permite um efeito bacana e não vai custar nada fazer mini pinheiros como esses da foto acima.

arvore de natal

Mais uma ideia de papelão, com direito a enfeites tradicionais e tudo. Com um estilete afiado, caixas de papelão reaproveitadas, paciência e boa vontade, você cria um pinheiro para a sua casa, sem gastar nada além de tempo.

arvoredenatal3

Sem habilidade para cortar um pinheiro de papelão? Que tal aproveitar o espelho da sala e um bloquinho de Post-It? Qualquer criança consegue 😉 E um pinheiro de papel vai nascer bem aí na sua casa, com direito a que as visitas deixem recados e mensagens para o ano novo!

arvore de natal

Conhece um marceneiro amigo? Fez obra e sobrou madeira? Olha que bacana esse pinheiro feito todo de pedacinhos de madeira. Se estiver com preguiça de pintar uma das faces de verde, deixe os pedaços de madeira (ou mdf) na cor natural e aproveite enfeites que sobraram de outros anos para colorir sua árvore feita em casa.

arvore de natal

Outra ideia de madeira, agora com pedaços bem pequenos.  Perfeita para quem curte uma decoração mais minimalista e tem pouco espaço.

arvoredenatal6

Essa árvore de pedaços de madeira reaproveitados (caixote de feira, madeira de obra, um móvel que estava no lixo…) cabe em qualquer lugar, porque fica direto na parede. Você pode colocar no hall, pode fazer uma versão menor para ficar no lugar de um quadro na parede da sala de jantar, pode até colocar na parede em cima do sofá. O custo vão ser uns pregos e paciência para encontrar os pedaços certos de madeira.

arvore de natal

Sem habilidade com madeira? Então junta um monte de tralhas pequenas e bonitas que você tem aí nas gavetas e vai grudando na parede com fita dupla face de alta resistência. Vale colocar broches, cartões postais, fotos da família, ímãs de geladeira, brinquedinhos… A única regra é manter o formato de pinheiro enquanto vai prendendo os itens na parede.

arvore de natal

Ok, não é todo mundo que tem uma bateria ou monte de tambores em casa. Mas a ideia aqui é aproveitar o que você tem. Pode ser uma pilha de livros, caixas de papelão embaladas para presente, latas (de tinta, de biscoito, de leite em pó), potes plásticos, blocos do tipo Lego… É só empilhar em formato de pinheiro e colocar luzinhas coloridas que o efeito natalino moderno está garantido.

arvoredenatal9

Para quem gosta de inovar e não necessariamente quer um pinheiro na sala, uma boa pedida podem ser galhos secos dentro de vidros (não precisa ter um monte de vasos, pode reaproveitar embalagens de molho ou qualquer outro vidro que você tem por aí). Pinhas, folhas secas e outros elementos naturais ajudam a compor um Natal clássico e diferente ao mesmo tempo. Sem gastos e sem ocupar mais espaço do que um peitoril de janela ou o topo de um móvel.

arvore de natal

Por fim, um terrarium pode ser a solução dos seus problemas. Basta um vaso de vidro, plantas e um bonsai desses que se compra em supermercado (por menos de R$15,00 você consegue um) e sua cena de Natal vai estar montada.

 

Para saber mais:

Pinheiros de papelão com pássaros no topo

Pinheiros de papelão com bolinhas

Árvore de Natal feita de Post-It

Árvore de com pedaços de madeira pintados de verde

Árvore com pedaços finos de madeira

Árvore de pedaços de madeira na parede

Árvore com pequenos itens colados na parede

Árvore de tambores

Galhos secos em vidros

Pinheiro no terrarium

5 comentários sobre “10 ideias para quem não tem espaço para a árvore de Natal

  1. Pingback: 10 ideias para quem não tem espaço para a árvore de Natal » BananaCraft | Trabalhos Manuais no Jardim de Infância | Scoop.it

  2. Oi, Dani como vai???
    Adoro os seus posts, e eu realmente moro em apartamento e não é só espaço que me falta, mas eu tenho tbm um gato e um cachorro que trabalham em parceria para destruição da árvore de natal, o gato escala a árvore e derruba os enfeites e o cachorro come, como dá pra perceber eles são terríveis, então este ano eu coloquei uma árvore de natal suspensa. Como vc deve estar se perguntando?
    Um galho de árvore seca, pendurada em cima da porta com os enfeites natalinos, ficou muito lindo e em segurança.
    Bom por hoje é só.
    Att, Carla.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s