Caixa de costura

caixa de costura

No final do ano passado, eu fiz vários projetos que não tive tempo de mostrar ainda aqui no BananaCraft. Um deles foi a minha nova caixa de costura – montada em uma maleta plástica, daquelas tradicionalmente usadas para guardar ferramentas. Para deixá-la mais simpática e funcional, criei adesivos personalizados e uma caixa para servir de divisória interna.

caixa de costura

Eu estava insatisfeita com as minhas caixas de costura porque eram duas, porque eu nem sempre lembrava o que estava em cada uma e porque não tinha espaço para tudo que eu queria. Aí meu marido resolveu o problema, me presenteando com uma maleta plástica – que não tem nada demais, é bem simples e custou cerca de R$20,00. Mesmo assim, é bem funcional e com espaço para praticamente tudo que eu queria manter na caixa de costura.

caixa de costura

O primeiro passo, óbvio, foi retirar o adesivo feioso do fabricante (Vonder). E quem disse que o adesivo saiu direito? Tentei de tudo – só faltou reza braba, mas nada fez efeito.

caixa de costura

Sobrou bastante cola e um pouco do papel.

caixa de costura

Então, como eu não queria perder tempo com os despojos do tal rótulo feiozão e inimigo do consumidor (alô, alô, Sr. Vonder, vamos usar uma cola menos grudenta da próxima vez?), decidi criar um adesivo personalizado para encobrir o que sobrou. Aproveitei e criei adesivos também para caixinhas de metal, brinde de empresas, que eu queria reaproveitar com mais estilo. Eu imprimi os adesivos em papel adesivo tamanho A4 (que você encontra em papelarias) e cortei na guilhotina (mas se você não tiver, pode cortar com a tesoura mesmo, é só ter paciência para ficar retinho). Se você quiser imprimir os adesivos também, clique aqui para fazer o download.

caixa de costura

caixadecostura7

Nas caixinhas de metal (daquelas que a gente recebe de brinde e que vêm com pen drive), aproveitei para guardar giz de costura e agulhas de tapeçaria.

caixadecostura8

Na caixa de costura, o adesivo grandão cumpriu bem o seu papel de esconder a sujeira embaixo do tapete 😉

caixa de costura

Para criar uma divisória interna grande, que comportasse as tesouras e cortadores, aproveitei uma caixa de chocolates KitKat que tinha aqui. Como ela é bem rígida, achei que seria ideal para algo que precisa durar.

caixadecostura10

Cortei as bordas superiores da caixa, para que coubesse dentro da maleta e forrei com papel de presente decorado com macacos do Paul Frank.

caixadecostura12

Coloquei a caixa forrada na parte inferior da maleta, para guardar as tesouras, cortadores e um retrós grande de linha branca que uso sempre. A caixa também serviu como divisória e foi possível acondicionar cola universal, estojos com agulhas de crochê, linhas grossas, as latinhas que adesivei e outros potes, alfineteiros, etc.

caixa de costura

Uma dica: como a linha ficava sempre desenrolando, prendi a ponta com um pedaço de decotape. Agora fica organizado e bonitinho =)

caixa de costura

No segundo andar da maleta, guardei várias cores de linha de costura. E no andar de cima – que está fechado aí na foto – coloquei as bobinas da máquina, fita métrica e outros itens pequenos.

sewing box

Rapidinho, sem gastar muito e com um pouco de criatividade e reaproveitamento, consegui uma caixa de costura com bastante espaço, funcional e muito prática, porque permite que tudo fique a mão. Como eu vivo repetindo para o meu marido desde então, foi um dos melhores presentes que ele já me deu – prova de que o quanto se gasta nem sempre é proporcional ao quanto se pode fazer feliz presenteando alguém.

 

Para saber mais:

Vonder

Papel adesivo para impressão

SEW

Grapho

KitKat

Nestlé

Paul Frank

Minha caixa de costura

Embalagem de MacBook Air vira caixa de costura

Tutorial: caixa de costura

Caixa de ovos x caixa de costura

18 comentários sobre “Caixa de costura

  1. Oi, Dani! Adorei tua ideia de transformar uma maleta de ferramentas em caixa de costura!!! Uma dica : eu tb odeio essas etiquetas q não saem de jeito nenhum!!! Como não gosto do cheiro de benzina, uso um produto chamado Tira Grude. No shopping Praia de Belas tem uma ferragem ao lado da Imaginarium q vende. É um frasco pequenininho, mas dura muito. E serve prá praticamente tudo q é nojento e grudento : colas, chiclé, graxa… o q tua imaginação (e necessidade) pedir! E tem cheirinho de limão (melhor q o dá benzina, né?).
    Bjs.
    Liége

    Curtir

  2. Olá!

    Adorei o post e após ler vi que realmente preciso de uma caixa de costura. O material está todo espalhado e ficaria perfeito todo ele organizado em um só lugar!
    Porém não consegui fazer o download das etiquetas, acho que está faltando o link.

    beijo e parabéns pelo ótimo trabalho!

    Alê

    Curtir

  3. Ficou super funcional Dani, parabéns pela idéia. Eu ainda estou usando aquela do ano passado que reciclei, por enquanto está dando para o gasto, rsrsr
    Beijo grande, te mandei um email!
    Jud-artes.

    Curtir

  4. Oi Dani,
    estou sempre por aqui dando umas olhadas nos ótimos post que vc nos mostra, e achei essa caixa de costura muito legal, mas gostaria mesmo de te falar sobre a tal cola que não sai, essa cola que o fabricante usou pra colar o “rótulo feiozão e inimigo do consumidor”, rsrsrsrs adorei isso!Amiga tenho uma dica infalível pra tirar essa terrível cola que não saiu e se vc raspar com alguma coisa ainda arranha sua peça, não sai com água, não sai com álcool, não sai com sabão, e não conheço o produto que a Liege falou aff, mas sai com óleo… isso mesmo passe um pouquinho de óleo, qualquer óleo num algodão e esfregue na peça sai o restinho do papelzinho que ficou colado e a cola todinha. Quando precisar novamente faça o teste.
    Beijos
    Lola

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s