DIY: plaquinhas para linha de bordado

 

Eu mostrei aqui as plaquinhas de papel cartão reciclado que estou fazendo para organizar as minhas linhas de bordado. E mencionei que ainda falta encontrar um jeito de anotar o número de cada cor, para poder comprar mais depois. Lendo isso, a Roberta Martins me enviou um e-mail contando como é o sistema que ela criou para identificar as suas linhas.

plaquinhas para linha de bordado

A própria Roberta explica como faz: “Tudo começou quando fiz uma coleção de fascículos de ponto cruz que ‘presenteava’ com uma caixa organizadora e as plaquinhas em papelão (exemplo: cor 13), como não eram suficientes, passei a fazer as minhas (ex: cor 47), pois na época não encontrava com facilidade as de plástico para comprar. Quando encontrei as de plástico (ex: cor 255, vazia), ‘fiz a festa’, comprei muitas e para marcar as cores, recortava numeração da cor e colava com fita adesiva transparente. Coisa, aliás, que faço até hoje.

Mas ainda não havia tido a ideia de deixar marcado o lote também, até o dia em que tive que refazer um trabalho, pois de uma partida para outra sempre há diferença de tonalidade, e quando precisamos de continuidade em um mesmo trabalho, isso fica gritante, pelo menos para quem gosta de capricho! Foi aí que surgiu a ideia de colocar também o lote (cor 46).

Na plaquinha plástica, não fica muito prática essa marcação, uma vez que a linha encobre por não haver lugar para colocá-la à vista, mas na de papelão, é possível deixar a marca na frente e o código de barras atrás ou somente o código de barras, como queira. Deixo-as todas preparadas com a cor e, quando acaba, tiro apenas a descrição lote”.

Eu não tinha pensado na questão do lote, porque geralmente só faço bordados bem pequenos, que não precisam de tanta linha assim. Mas sempre acho que mais vale prevenir, então vou considerar isso antes de decidir como fazer para anotar nas minhas plaquinhas.

A Karine deixou um comentário, pedindo o molde das plaquinhas. Aí está: é só baixar o arquivo, imprimir, recortar, riscar um papelão bem grosso e depois começar as plaquinhas.

Para fazer o download do molde, clique aqui.

 

Para saber mais:

-Reciclagem: plaquinhas feitas em casa para organizar as linhas de bordado

8 comentários sobre “DIY: plaquinhas para linha de bordado

  1. Adoreei. Comecei a fazer ponto cruz agora. Tô adorando. Eh uma boa maneira de passar o tempo. O que você faz com as sobras das linhas? Eu tento guardar, mas ficatudo num emaranhado, pq meu bebê lindo adora linhas, (só pode é ser) aê queria saber o que fazer com os restinhos das linhas. Enrola na plaquinha novamente? Beijoos.

    Curtir

  2. Pingback: Minhas linhas de bordado organizadas em arco-íris » BananaCraft

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s