Cortina de crochê para o craft room

 

cortinacraftroom1

Meu craft room estava precisando desesperadamente de cortinas. Porque ele fica voltado para a lateral do prédio e, ali ao lado, tem um outro prédio grandão, virado para cá. Como Janela Indiscreta não faz o meu estilo, precisava de algo que tapasse a vista, sem esconder a luminosidade – que é ótima. A solução estava numa gaveta da casa da minha mãe, esperando por mim. Ah, e como sempre quando se trata de mostrar as coisas aqui de casa, tem post sobre o assunto também no Meu Pequeno Apartamento – vai lá depois e conta o que você está achando…

cortina craft room

No início dos anos 80, minha mãe pediu para a minha avó paterna fazer uma cortina de crochê branca, para colocar na cozinha – que até hoje é azul com branco. Minha avó fez, essa aí mesma, dividida em duas partes e com um motivo bacana, que me lembra flor de lis. Minha mãe usou a cortina por anos, até que achou que entrava sol demais na cozinha e decidiu trocar os modelos de crochê por outros de tecido, menos fluídos. A cortina de crochê da vó acabou guardada por anos, até que eu me lembrasse dela.

cortinacraftroom2

Deu certo aqui no meu craft room, embora pudesse ser um pouquinho mais longa… Só precisou mesmo de uns pequenos ajustes na parte de cima. Ela tinha correntinhas de crochê para que se amarrasse argolas, para pendurar. As correntinhas estavam quase todas se desmanchando, por terem sido lavadas centenas de vezes. Tirei todas fora e fiz pequenos anéis de cadarço de algodão, costurados a mão. Acho a melhor solução, porque prefiro usar argolas de plástico abertas (essas aí da foto) que, na verdade, são para box de banheiro. Prefiro essas exatamente porque são abertas. Assim, é só enfiar cada uma delas nos anéis das cortinas e fica super prático para colocar e retirar, na hora de lavar.

cortinacraftroom5

cortinacraftroom3

E agora a cortina da minha mãe – que para mim sempre foi “a cortina da vó” – está lépida e faceira aqui no meu craft room, embelezando e trazendo um pedacinho da minha história para cá. Totalmente craft, totalmente handmade. Perfeito!

 

Para saber mais:

A cortina do craft room, no Meu Pequeno Apartamento

26 comentários sobre “Cortina de crochê para o craft room

  1. Pingback: Cortina de crochê no craft room | Meu Pequeno Apartamento

  2. Oi, estou procurando um motivo que ficasse bonito e diferente para fazer uma cortina em crochê e amei a sua. Você tem o gráfico para nos passar? Seria muito legal.

    Adoro o BananaCraft e sempre paseio por aqui. Obrigada por ajudar a fazer da nossa vida algo mais divertido, lúdico, e bonito.

    Beijinho, neli

    Curtir

  3. Amei o resultado! Qdo guria, tive um lencinho de usar na cabeça feito com esse ponto! E tb feito pela minha avó, q era craque em crochê!
    Essas nossa avós e suas mãos maravilhosas, hein?
    Bjs.

    Curtir

  4. Gente…que coisa linda essa cortina… 🙂
    Há um tempinho atrás, eu entrei em uma lojinha aqui perto do meu trabalho e tinha em uma janela, uma cortina de crochê, elogiei para a moça e ela comentou: Essa cortina foi minha sogra que fez, há mais de trinta anos..a sogra ja partiu…e a cortina continua comigo! Achei uma graça o comentário dela…hehe
    Heranças que nao tem preço! Tenho na minha casa, cortinas que foram da minha mãe, de renda, foram compradas há quase trinta anos também. Minha mãe ja partiu para um lugar melhor e as cortinas estão comigo, estou pensando em colocar uma parte delas em uma janela que está “meio” sem graça.
    Adorei sua cortina, pela historia que elas traz, por sua beleza… 🙂
    Beijinhos Dani

    Curtir

    • Coloca a cortina na janela, sim, Samira! Sempre que olhar para ela, vai lembrar da sua mãe 🙂 Eu gosto de lembranças assim: à mostra, vivas, pulsantes, fazendo parte da vida diária da gente.
      Adorei o seu comentário, me fez sentir incluída em uma espécie de comunidade das pessoas que usam as cortinas feitas por pessoas queridas 😉
      Beijos!

      Curtir

  5. Dani, eu amo! Tenho na cozinha uma meia cortina de crochê que comprei de uma mulher que vinha do interior uma vez por semana para acompanhar a hemodiálise da filha e crochetava enquanto isso para bancar as idas e vindas…eu adoro a cortina por ser bonita e por ser tão representativa da força das mãos e das mães (vixi, isso virou um post, vou por no meu blog! hahahahah)

    Curtir

    • Adorei a história, Déia! De novo, me senti fazendo parte de uma espécie de comunidade das pessoas que têm cortinas de crochê com história para contar… É impressionante como o crochê serve como renda (extra ou exclusiva) para muitas mulheres brasileiras!

      Curtir

  6. Dani,

    Que coisa mais linda! E a cortina é perfeita! Adoro essas histórias que contam da nossa vida, das nossas heranças. É uma maneira perfeita de homenagear pessoas tão especiais e queridas e tê-las por perto de alguma forma. No meu blog tenho várias histórias de heranças de avó. Na verdade o blog começou por isso. Se quiser, dá uma espiada : http://desdeotempodavovo.blogspot.com.br/
    Parabéns pela cortina e pelo belo post!

    Curtir

  7. Pingback: Meu canto: meu craft room » BananaCraft

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s