DIY: estojo de tricô

estojo de trico

Eu redescobri o prazer de tricotar, depois de anos longe das agulhas. Acho que, como em tudo na vida, foi uma questão de fases. Teve um período, há alguns anos, quando eu tinha um trabalho bem estressante, que o tricô era quase uma obrigação, uma válvula de escape. Depois que comecei a escrever o BananaCraft, comecei a experimentar outras coisas e acabei deixando essa paixão antiga um pouco de lado. Agora, provavelmente inspirada pelos projetos que tenho em mente para o meu apartamento novo, a vontade de tricotar voltou. E com ela uma mania antiga: eu começo a fazer uma peça de tricô sem saber exatamente o que ela vai ser.

 

estojodetrico4

Faço isso porque acho divertido – embora também já tenha tido que desmanchar muitos e muitos pontos, porque acabei decidindo fazer algo que não se encaixou nos planos iniciais. No projeto de hoje, a experimentação não foi tanto no resultado final, mas na utilização de um material diferente.

estojodetrico2

As instruções do fabricante são essas aí. Interessante, mas eu estava há tempos querendo tricotar com um fio mais grosso, que deixasse a trama bem visível e que, ao mesmo tempo, não fosse lã pura e nem nada muito quente, que remetesse unicamente ao inverno. Então, ignorei as instruções e usei o fio do jeito mais básico possível.

estojodetrico3

estojodetrico5

Para quem ficou curiosa, o fio é da Círculo e se chama Sensual. (Nome de fio e de cor de esmalte é sempre um mistério para mim. Gostaria de saber de onde vem a inspiração…) Ao invés de abrir a trama e tricotar para formar a espécie de babado indicada na embalagem, fui fazendo meu tricô em ponto baixo, com 15 pontos na agulha.

estojodetrico6

estojodetrico7

O tricô foi ficando tão bonito, que eu não cansei de fotografar…

estojodetrico8

E, entre uma foto e outra, decidi que ia transformar a peça que estava tecendo em um estojo. Porque adorei a cor e queria algo que ficasse sempre a mão, para poder olhar sempre.

estojodetrico9

O tricô já arrematado, mas ainda só dobrado e sem os detalhes finais.

estojodetrico10

estojodetrico11

Com linha de bordado, costurei as laterais do tricô dobrado, deixando uma aba, para ser a tampa do estojo. Na borda dessa tampa, fiz uma pequena brincadeira, para lembrar das instruções originais sobre o uso do fio. Com dez pontos na agulha, tricotei um babadinho para arrematar a tampa.

estojodetrico12

Também com a linha de bordado, costurei o babadinho na borda.

estojodetrico13

estojodetrico14

Busquei minha caixa de botões, com a intenção de colocar um botão de madeira para fechar o estojo.

estojodetrico15

Mas quando coloquei o botão de madeira em cima, para testar, o visual não foi o que eu esperava.

estojodetrico16

Tentei com um botão creme e achei sem graça.

estojodetrico17

Quem sabe um de coração?

estojodetrico18

Ou um de flor?

estojodetrico19

O lilás, com estampa e formato de coração acabou vencendo. Achei que as fofurices combinavam entre si.

estojodetrico20

Usando o próprio fio Sensual, costurei uma alça na tampa e o botão na frente do estojo. Que agora vai servir para guardar as minhas agulhas circulares, que estavam sem um canto para chamar de seu.

estojodetrico21

Mas você pode aproveitar a ideia e usar o estojo para lápis, canetas, óculos, celular… E se quiser, pode ainda colocar um forro de feltro, para ficar mais fofinho e protetor.

 

 

Para saber mais:

Fio Sensual da Círculo

Cachecol de tricô com aplique de feltro

Como colocar franja em cachecol

Agulhas de tricô de madeira

O corpo humano em tricô

Cesta para lãs e linhas de tricô

10 comentários sobre “DIY: estojo de tricô

  1. Que perfeição de ponto hein!!! Eu comecei um tricô q quero transformar em um colete p/Deodora mas não consigo acabar, pois a preguiça impera neste corpo. E tbm é destas lãs diferente com agulhão grosso. Mas gostei muito do teu estojo, mas ja imaginei uma polaina p/ minha filhinha com estes babadinho em cima. Bjos.

    Curtir

  2. Ficou lindo! Fiquei com uma dúvida: quando você diz “teci em ponto baixo” você quer dizer em ponto tricot ou ponto meia? Não manjo muito de tricot e só conheço esses dois pontos… ponto baixo para mim, só no crochê rsrs.
    bjins

    Curtir

  3. Pingback: Tutorial: estojo reciclado » BananaCraft

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s