DIY: bigode de ponto cruz para o Dia dos Pais

quadrocombigodedepontocruz1

Já fazia um bom tempo que eu ficava sonhando em bordar um bigode em ponto cruz. Porque acho bigodes divertidos. Aproveitei que estava precisando fazer uns quadros novos aqui para casa e incluí o bigode na lista. Mas ele realmente só saiu do papel porque tem tudo a ver com o Dia dos Pais – e taí uma ideia bacana de presente feito a mão e bem masculino. No quadro, eu incluí uma frase de O Continente – um dos livros que compõem a trilogia O Tempo e O Vento, do Erico Verissimo. Dita pelo famoso Capitão Rodrigo, ela tem tudo a ver com bigodes e coisas de macho: “Buenas e me espalho. Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho”.

quadrocombigodedepontocruz2

Primeiro, escolhi o tecido em que bordaria o bigode. Ao invés do clássico étamine branco, preferi um com estampa de bolas em tons de azul, da Círculo. Aí você pode ter ficado pensando: mas como bordar ponto cruz num tecido que não dá para contar? Tem um pequeno truque, que eu aprendi ainda criança, com a minha mãe. É só alinhavar o étamine sobre o tecido, bordar num sobre o outro, desfiar completamente o étamine e pronto! (Eu já mostrei isso aqui no blog, há um tempão atrás, quando bordei uma camiseta minha…)

Desenhei o bigodão num papel quadriculado e copiei dali mesmo. Mas como sou boazinha, refiz o gráfico depois no computador, para disponibilizar aqui no blog, para que as leitoras também possam bordar bigodões para este Dia dos Pais 🙂

Para fazer o download do gráfico do bigode para bordar em ponto cruz, clique aqui.

quadrocombigodedepontocruz3

Étamine alinhavado sobre o tecido estampado…

quadrocombigodedepontocruz4

Encontra o meio e começa a bordar, tomando cuidado de garantir que a linha está passando também pelo tecido de baixo.

quadrocombigodedepontocruz5

O verso do trabalho. (O inconveniente é que não dá para fazer avesso perfeito, porque o étamine vai ser retirado depois. Então a parte de trás não fica das mais lindas do mundo…)

quadrocombigodedepontocruz6

Bigodão todo bordado, é hora de começar a desfiar o étamine. Na parte do tecido onde não tem bordado nenhum, é muito fácil. É só ir puxando os fios, vários ao mesmo tempo, que eles vão saindo sem cerimônia.

quadrocombigodedepontocruz7

O ideal é puxar sempre o fio reto, para não entortar o bordado.

quadrocombigodedepontocruz8

Quando chegar na parte bordada, tem que tirar fio por fio, pelo menos na primeira parte. Eu sempre tiro a parte mais curta primeiro, porque é mais fácil. Neste caso, a mais curta era a vertical. Então fui puxando fio por fio. É um pouco demorado, mas é só fazer com calma que logo os fios acabam…

quadrocombigodedepontocruz9

quadrocombigodedepontocruz10

Quando acabaram os fios verticais, passei para os horizontais. Aí fica bem mais fácil e rápido, porque a quantidade de fios é bem menor e eles ficam frouxos e saem vários da mesma vez, sem estragar o bordado.

quadrocombigodedepontocruz11

quadrocombigodedepontocruz12

quadrocombigodedepontocruz13

À medida que o étamine vai saindo, é possível ver como o bordado fica. Pessoalmente, eu acho mais bonito assim, em tecido de trama fina, do que em étamine comum, que tem a trama grossa e muito chamativa.

quadrocombigodedepontocruz14

quadrocombigodedepontocruz15

quadrocombigodedepontocruz15a

O bolo de fios em que o étamine se transformou…

quadrocombigodedepontocruz16

Aí foi hora de incluir a frase. Inicialmente, minha ideia era bordá-la. Mas achei que ficaria mais interessante se fosse impressa e presa abaixo do bigode.

quadrocombigodedepontocruz17

Com um alfinete, furei em todos os pontos em que queria bordar, na moldura de “alinhavos” que imprimi em volta da frase.

quadrocombigodedepontocruz18

Com o mesmo alfinete, prendi o papel no tecido e bordei toda a moldura de alinhavos, usando a mesma linha preta do bigode. É legal prender o papel assim, para que ele não entorte enquanto a gente borda.

quadrocombigodedepontocruz19

Como moldura para o quadro, eu escolhi uma bem simples, de acrílico, que mal aparece.

quadrocombigodedepontocruz20

Meu plano inicial era só cortar o tecido e colocar na moldura. Mas percebi que acabaria ficando torto se não fosse colado. Vi na prática o que já sabia na teoria: é muito mais fácil emoldurar tecido usando cola, para que fique reto e no lugar certo.

quadrocombigodedepontocruz21

Como não queria colar definitivamente, porque minha intenção é ir trocando os quadros com o tempo, acabei grudando o tecido na base da moldura com a minha amiga de todas as horas, a infalível fita dupla face.

quadrocombigodedepontocruz22

Quadro pronto, com o livro aberto justamente na página em que aparece a frase que usei para dar mais personalidade para o meu bigodão de Dia dos Pais.

quadrocombigodedepontocruz23

Em tempo: nem meu pai nem meu marido usam bigode. O presente de Dia dos Pais foi mesmo simbólico, uma brincadeira com a data e também com uma frase que eu passei a vida toda repetindo, porque acho engraçada. E, nem preciso dizer, sou fã de carteirinha do Erico Verissimo.

 

Para saber mais:

O tecido azul estampado com bolas é da Círculo

Dia dos Pais: organizador para carro

Dia dos Pais: dica de presente personalizado

Dia dos Pais – presentes que você mesma faz

Presentes para o Dia dos Pais

Dia dos Pais personalizado

Presente para o Dia dos Pais: gravata

8 comentários sobre “DIY: bigode de ponto cruz para o Dia dos Pais

    • Não dá trabalho, não, Zilah! Como o bigode é todo preto, rapidinho fica pronto, porque nem precisa trocar a cor da linha nem nada. Acho que levei mais tempo emoldurando do que bordando, sabia?
      Também gostei do resultado!

      Curtir

  1. Pingback: Quadro de bigode | Meu Pequeno Apartamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s