Sem paçoca, sem amor

censurado

O BananaCraft recebeu e-mails intimidantes, exigindo que fotos que mostravam trabalhos artesanais homenageando uma conhecida marca de paçoca fossem retiradas do blog. Eu atendi prontamente, tanto pela intimidação em si quanto porque respeito copyright e valorizo a autoria. Embora eles não estivessem querendo que eu indicasse que aquela era uma marca registrada. Não. Queriam mesmo exercer a censura. Por isso, fiquei abalada emocionalmente (tanto que pedi ao meu marido para responder à segunda ameaça) e profundamente decepcionada com a marca. Porque parece que um gigante decidiu esmagar uma formiguinha…

E a formiguinha não sou eu. Somos todas nós, jornalistas, blogueiras, crafters, artesãs. Porque ter retirado foto e texto não foi suficiente. Agora eles estão exigindo que eu retire “todas as referências” do meu blog. Nisso incluem inclusive comentários de leitores! Comentários esses que são elogiosos e só falam bem da tal paçoca.

Que ameaça uma homenagem artesanal, manual, feita a mão, pode fazer a uma empresa gigante? A resposta óbvia deveria ser nenhuma. Mas não é isso que se vê no momento.

Além dos e-mails que eu mesma recebi, artesãos me contaram que também receberam correspondências ameaçadoras, exigindo que interrompessem suas produções que aludissem à tal paçoca. Produções? Como se um artesão tivesse condições de fazer milhares de produtos por hora, como a empresa gigante de doces e alimentos.

Quem faz trabalho manual, quando embala um produto, costuma incluir um cartão com a frase “feito a mão, com carinho”. Eu fico aqui pensando que a tal indústria deveria incluir nos seus produtos uma mensagem sincera, dizendo: “não nos homenageie, não goste do que a gente faz”.

Sendo assim, já que o tratamento que a marca atribui aos seus clientes e fãs é tão intimidante, ameaçador, nada amigável e tão, mas tão antipático, eu decidi que não pretendo mais comprar os produtos que eles vendem. Afinal, com tantas outras marcas no mercado, ninguém precisa consumir produtos antipáticos e que não valorizam o consumidor e a expressão artística.

Você sabe que eu estou falando da Paçoca Amor e da Arcor. No site da empresa, na página para entrar em contato, eles dizem que sabem que “uma relação de confiança é feita com diálogo”. Diálogo engraçado esse deles. Intimidam seus consumidores, autorizam uma empresa de advocacia a ameaçar artesãos e blogueiros e depois querem passar uma imagem de confiança e amizade?

Muito obrigada. Eu passo. Daqui para frente, aqui em casa só entram outras marcas. Sem Amor, com respeito. E se você é crafter, blogueira ou simplesmente concorda com tudo que eu disse, faça o mesmo. Nem que seja por um tempo, procure outras marcas. Valorize quem respeita a expressão artística e manual. Valorize quem respeita o consumidor.

Você também pode aproveitar e mandar uma mensagem para a Arcor, reclamando do tratamento que eles têm dedicado aos artesãos e jornalistas brasileiros.

 

Para saber mais:

Arcor

Liberdade de expressão

152 comentários sobre “Sem paçoca, sem amor

  1. Sugiro criarmos um craft bem lindo de outra paçoca e mandarmos pelos correios ao setor de “marketinging” da Arcor, e com um cartãozinho escrito: “Não é Amor, mas essa sim fizemos com todo o amor do mundo!”, e claro, remetente anônimo… ehehehehe

    Curtir

  2. Dani, to paçocada, quer dizer, to passada!
    Eu to contigo, não compraria mais mesmo. Não costumo comprar paçoca, nem tem na minha cidade, e agora mesmo se fosse dada eu não queria.
    Eles devem estar muito mal assessorados mesmo, estão indo na contramão de todas as campanhas de marketing atuais, que fazem parcerias com blogs, facebook e etc.
    Espero que eles se dêem muito mal mesmo, e acabem extintos.
    Isso não é jeito de lidar com pessoas, quanto mais clientes de uma marca que admiram.
    Se fosse outra situação, se fosse cópia de outro personagem, por exemplo, eu até apoiava. Mas não nesse caso. Como estão sendo burros! Vou fazer também como a Andreia (de dois comentários acima). Vou fazer campanha contra e mandar recado no face e no twitter! DIGA NÃO À AMOR!

    Curtir

  3. Formiguinha é esta empresa medíocre, Banana Craft para mim é gigante e com certeza, representa muito na vida de todas nós, que acompanhamos seus posts feito com tanto amor, carinho, sensibilidade e dedicação ao artesanato.
    Beijos e não liga p isso não!!!

    Curtir

  4. Querida Dani,
    Você conhece a Paçoquita? É uma paçoca muito mais gostosa que essa, com muito gosto de amendoim, super equilibrada entre sal e açúcar…. é uma delícia, e de uma empresa séria, a Santa Helena, que tem 70 anos, seleciona super bem o amendoim antes de fabricar os produtos e tem o maior respeito pelo consumidor! Falo isso por experiência! Passem a consumir Paçoquita ao invés de Paçoca Amor!
    E mais: na Tok & Stok vendiam lençóis com a marca Amor, mas como provavelmente pagavam royalties, ninguém reclamou?!?!? Estranho…… ou melhor, dá pra entender a filosofia da empresa!! O que vale é o $$ !
    Paçoquita na veia!!!! 😀

    Curtir

  5. Meu Deus, por que tanta ignorância.
    Afinal tal doce fez parte da minha infância, e achei que seria um lisonjeio.
    Pior seria se fossem releituras depreciando o produto.

    Curtir

  6. Aqui onde moro (interior de SP) nunca vi dessa paçoca pra vender, mas tinha vontade de provar de tanto ver comentários nos blogs que acompanho.
    Agora vou evitar comprar qualquer coisa da marca.

    Curtir

  7. Não fica triste com isso não… você e seu trabalho são superiores a isso, por todo carinho e amor que compartilha conosco! Você esta totalmente apoiada, aqui em casa tb evitarei esta marca. Até mais!

    Curtir

  8. Meninas, Vamos dizer NÃO a esta empresa em nossas casas!!!
    Concordo com a Milena. Divulgue os emails, para que todos saibam como eles tratam os consumidores. São uns M… Pronto, desabafei!!!

    Curtir

  9. Nossa, que horror!!! Totalmente na via inversa do que pregam no site deles!!!
    Desrespeito aos consumidores, artesãos, a todos!!!
    Tens meu total apoio, guria!!!
    Não a Arcor!!! Aliás, ao meu ver, a Yoki dá de 10 a zero neles… Experimenta!!!
    Bjk@s, Karla

    Curtir

  10. lendo a notícia com atraso mas solidária contigo pelo desplante desta empresa que precisa, urgentemente, rever os seus conceitos de respeito ao consumidor.

    Infelizmente, o Brasileiro, na sua maioria, não utiliza do recurso de lutar pelos seus direitos de cidadão e consumidor. Nós, aqui, poderemos utilizar a poderosa arma que todo consumidor possui= O BOICOTE.

    No caso desta empresa(não falararemos mais o nome dela, pq isso é propaganda!) o departamento de marketing ou seja lá qual for, deveria encaminhar um pedido público de desculpas à você e a todas as crafts que de alguma forma homenagearam a marca e não ” levaram” nada com isso

    Por favor, continue a nos brindar com o teu trabalho que tanto engradece a classe. parabéns!

    Curtir

  11. Esse doce foi meu preferido na infância. mas já algum tempo não tinha o mesmo sabor. Mas a embalagem era uma referência, uma imagem de amor, de lembranças e saudades…Acho que não terei mais doces recordações ao ver o doce quadradinho. Que pena, com açucar, sem afeto, sem sabor, sem respeito, sem amor.

    Curtir

  12. Enquanto o vídeo Spoleta, é aceito e recomendado pela rede Spoleto num uso positivo de mídia social, através do you tube. Outra empresa, a Sansung faz semelhante valorizando um desenho e arrecadando propaganda, também através da mídia virtual e redes sociais. http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI6116334-EI15606,00-Samsung+da+Galaxy+S+III+a+usuario+por+agradecimento+a+desenho.html
    Quem sabe, sabe!
    Já quem não sabe o que faz, censura! Isso ficou tão feio para rede Arcor.

    Curtir

  13. Oi Dani!

    Meu pezar pelo ocorrido é imenso, acabei de ler agora o seu post e quero me solidarizar com você.

    Acompanho seu Blog a pelo menos 2 anos e me sinto parte dessa família crafter.

    Imagino que a Arcor realmente não sabe o que fez jogando lama no próprio nome, atitude anti-ética feita por pessoas que não sabem valorizar o comentário e a difusão carinhosa de artesãos simples mas que unidos podemos demonstrar a força dessa classe num grande boicote…

    Conte comigo, Cris.

    Curtir

  14. Oi Dani!
    Não conhecia seu blog e depois desse comentário vou conhecer.
    Me solidarizo c/ vc!
    Bom saber q existe empresas q tratam assim o consumidor ou alguém
    q fez menção do produto, vc elogio e fez propaganda do produto!
    Olha nunca comprei esse produto, porque a passoquita bate qq
    produto do genero aqui no Est. SP, mas já estou sabendo e qdo puder
    vou desaconselhar a compra-lo.
    Isso serve de lição p/ nós, tomar cuidado c/ o q postamos!
    Dani continue seu trabalho, que o Senhor derrame bençãos sem medida
    sobre sua vida, família, lar e seu trabalho.
    Deus te abençoe
    bjs
    Silvia Regina

    Curtir

  15. Nossa, fiquei extremamente indignada com tal arrogância.
    Já enviei o meu protesto com educação é claro, para impedir
    que alguém me processe.
    Amorinha linda, continue se trabalho, porque quem perdeu foram eles.
    Bjus meus
    Cida

    Curtir

  16. Olá Dani, tbm sou artesã, seguidora do seu blog e aproveito mto de suas idéias em meus trabalhos.
    Uma “formiguinha” incomoda mta gente, mas um “batalhão de formiguinhas” incomoda mto mais!!!
    Então, entrei no site da “Arcor”, preenchi o “extenso formulário” e deixei lá meu protesto e indignação.
    Vamos mostrar a eles do que “um batalhão de formiguinhas” é capaz.
    Bjnhs carinhosos…

    Luci Tomiatti

    P.S. não tenho blog, só Facebook…

    Curtir

  17. Aff, além de vc estar fazendo uma homenagem, fazia tbém propaganda do produto deles e de um jeito super legal. Fala sério! Vai entender! Uma vez recebi um e-mail falando q eu estava copiando uma almofada de uma marca famosa. Gente, quantas pessoas e indústrias fabricam almofadas? Que eu saiba não tem como ter marca registrada pra um simples almofada, ela era redonda e não tinha nada demais, sem detalhe nenhum. Senão ninguém ia poder fazer almofada nenhuma. Eles queriam que eu mandasse meus dados para um acordo formal, pode? É ruim que eu ia mandar meus dados pra uma coisa que ia contra mim mesma. Respondi pra falarem com minha advogada e nunca mais eles pertubaram. Tem cada coisa!

    Curtir

  18. Mandei um email no SAC deles, dizendo que é realmente decepcionante esse tipo de atitude e que os produtos da Arcor estão banidos das minhas listas de compras. Obrigado por compartilhar isso.

    Curtir

  19. Olá!

    em nada me surpreende isso que rolou. Pelo que li (confesso que não foi tudo), entendi que foi coisa de advogado corporativo…been there, done that. Fui advogada de empresa, larguei essa vida. Se a empresa é grande demais, o controle tem que ser absoluto, nada pode sair do lugar, e envelhecemos pensando que tem sempre alguém vindo ajuizar uma ação contra a empresa etc… O que eles se esquecem é o poder das mídias…amo o jeito como todo mundo tá detonando a empresa. se eles quiserem sobreviver, vão ter que mudar o diálogo com os consumidores, e principalmente entre os setores da própria empresa. E parabéns por colocar (em) a boca no trombone!

    Curtir

  20. Estou contigo, Dani. Nada da Arcor entra mais na minha casa. Qualquer produto que eles fabricam tem algum similar (várias vezes mais gostoso) de empresas que respeitam os crafters. A Arcor, sinceramente, não fará falta.
    Bjs e fica com Deus! =**

    Curtir

  21. Que eles tenham direito sobre a imagem, isso não cabe discussão, penso assim. Mas, a forma como estão lidando com isso é muito complicado. Imagine você se todos os fabricantes do mundo resolverem fazer isso? O efeito cascata seria imenso para os dois lados, porque sim, eles se beneficiam diretamente com as propagandas gratuítas que os artesãos fazem, fixando a imagem da marca.
    Enfim Dani, entendo o seu lado e acho que está certa em se postar assim. No entanto, a empresa também tem os seus direitos de salvaguardar o que achar por bem. Só resta saber se a forma, o jeito, o tato, é realmente contém o respeito necessário ao consumidor, ao jornalista, ao artesão, a quem quer se seja.

    Curtir

  22. Olá!
    Tivemos um problema parecido também que ainda não divulgamos. Não chega ser igual, mais que nos deixou profundamente chocadas e tristes.
    Breve falaremos em nosso blog.
    E além da marca que nos ameaçou com processo a tal paçoca agora em nossa lista também.

    Abrãços,
    Irmãs TQ

    Curtir

  23. É a primeira vez que me deparo com seu blog. Parabens pelo otimo conteudo e pela educação, presteza, carinho e respeito com o qual trata os seus amigos/seguidores!
    Depois que li seu post e os inumeros comentarios nao pude deixar de entrar no site da referida empresa e colocar a minha posição ao fato lamentavel ocorrido com voce e aos artesaos que de alguma forma estavam homenageando tal produto.
    Mas como muitos disseram: “Bola pra frente”. Vamos viver o presente com intensidade e olhar para o futuro para que possamos ter e deixar um mundo melhor para todos com muito AMOR, RESPEITO E EDUCAÇÃO, quanto ao passado: lembremos dele para tirar boas lições. Permita me dizer que concordo com um comentario lá em cima, consulte um advogado e caso seja valido faça uso da sua prova e processe a empresa, nao por questao financeira, mas sim por respeito a todos os artesaos e aos blogueiros pela Liberdade de Expressao conforme a nossa Cosntituição (ultrapassada, é verdade, mas valida). Sugestao: caso processe e ganhe, exija que no processo que o dinheiro seja revestido a compra de algum material para uma associação/clube/cooperativa de artesaos. Fica a dica.
    Mais uma vez, parabens e 100% BRASIL!

    Curtir

  24. Dani,
    Continue com o seu trabalho.
    Conhece a Paçoquita? Muito mais sabor, muito mais tradição e com uma empresa séria, a Santa Helena!
    Deguste-a e conhecerá o verdadeiro sabor !
    Abraços e muitas Paçoquitas…

    Curtir

  25. Olha Parabens pelo blog nao se importe com a Arcoor vou publicar minha opniao e quero ver eles falarem alguma coisa, sou fã de paçoca, amo comer paçoca mas um dia fui experimentar a tão famosa paçoca e me decepcionei prefiro a Paçoquita na real, chocolate da Arcoor tô fora prefiro Hersheys. O custo benificio, como o atendimento deles nao copensam.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s