Você sabe o nome deste tipo de bordado?

bordado1

A Stella Tomás, da Sinhá Junheka, me enviou um e-mail, perguntando se eu sabia o nome desse tipo de bordado que aparece aí na foto. E explicou: “Aprendi recentemente um tipo de bordado com a minha avó, mas ela não sabe o nome. Como sempre vejo posts seus sobre bordado, pensei que talvez você saiba, por isso estou enviando a foto”. Eu não sei. E você, sabe? Então conta pra gente!

bordado2

Me parece ser um tipo de ponto de preenchimento, mas pesquisei nos meus livros mais antigos sobre bordado e não encontrei esse ponto em especial. Se você sabe, deixa um comentário contando para a gente!

25 comentários sobre “Você sabe o nome deste tipo de bordado?

  1. Não é vagonite, o tecido usado tramado com tela Aida, para ponto cruz. Me parece ser um tipo de treliça (usada em bordados tipo Jacobino). Faz um fundo para preeencher uma forma ou figura. A execução parece ser feita da seguinte maneira:
    carreiras formadas por blocos de ponto reto, três a três, intervalo de três quadradinhos. A carreira seguinte é desencontrada. Depois de montados estes blocos o entrelaçamento dos fios é feito, em duas passagens. O cruzamento deste fios entrelaçados acontece dentro do bloco de pontos retos.

    Curtir

    • Oi Paula!
      O tecido que usei foi etamine (para ponto cruz mesmo)!
      O bordado é como você descreveu:
      3 carreiras em pesponto de 4 em 4 furinhos. Pula 2 carreiras e faz novamente mais 3 carreiras em pesponto (como um alinhavo), e assim por diante.
      Depois segue formando os balõezinhos, passando a linha entre as camadas do alinhavo.
      Vou bordar outra toalha e montar um PAP, que fica mais explicado, mas antes queria descobrir que ponto é esse afinal, por enquanto apelidei de “balãozinho”! rs
      Obrigada pela sua colaboração!
      Beijo

      Curtir

  2. Dani bom dia!! Tenho um livro que se chama “Trabalhos de agulha” da Editora Civilização ele é de 1989, e fuçando nele, encontrei algo bem parecido, chama-se ponto ajour… achei muito parecido. Dá uma olhadinha no google por “ponto ajour bordado” ou ponto ajour italiano. Depois você me conta se é isso. Eu não coloquei nenhum endereço de site por aqui pra não dar xabú..rsrsr.
    beijos
    Paula

    Curtir

  3. Dani,
    mais uma vez só tenho a te agradecer!
    Pelo carinho, atenção, gentileza e oportunidade de desvendar esse bordado anônimo! ^^
    E meu muito obrigada vai também à todas as queridas que estão contribuindo com a gente!

    Beijo grande e um excelente fim de semana à todas!
    🙂

    Curtir

  4. Formidável esse entrosamento, muitos olhos e mãos pesquisando!! entrei no site abaixo e o tal ponto aparece como
    58?Ponto Apanhado Jacobino ou Ponto Treliça, em uma outra versão. Da uma tremenda vontade de sair bordando!

    100 PONTOS DE BORDADO
    pt.scribd.com/doc/5512322/100-PONTOS-DE-BORDADO
    O ponto de Cruz mantém-se inalterado. O bordado de Assis usa somente o Ponto de Cruz e o Ponto de Médici (Técnica de Holbein); o Bordado Hardanger usa …

    um ótimo final de semana à todas
    S.O.
    Rio

    Curtir

  5. Meninas se não estiver enganada este é o bordado Iugoslavo.Ele imita a tecnica do vagonite.Porem é feito no etamine mesmo.Por isso a semelhança.Sei porque já fiz a uns anos atras este tipo de bordado.E tenho uma tia que faz esse tipo de trabalho.
    Stella procura no google “bordado iugoslavo” e confere.Bjitos

    Curtir

  6. Não seria uma técnica mista?
    A parte horizontal é parecida com o punto de bastilla com bordados diagonais simples. As fotos não mostram parte da tela sendo “cortada” ou “desfiada”, como sugeriram algumas moças.
    Há condição de mostrar uma imagem em maior resolução para que possamos ver a tela, trama e fios? =)
    Acho que ajudaria mais!

    Curtir

  7. Gente, este é um tipo de ponto, não um tipo de bordado. Extremamente bem usado, mas não deixa de ser um tipo de ponto e não um tipo de bordado – acreditem, existe muita diferença entre estas duas coisas.No caso, o ponto é uma treliça, muito usada para prreencher fundos das figuras. As treliças podem ser feitas com as mais diversas combinações de pontos, tecidos e fios. Para preencher estes barrados em etamine da toalhinhas de lavabo, panos de prato e outros fica muito bom, sendo fácil e rápido.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s