Sopa Campbell's e Andy Warhol

campbellssoup

Antes de qualquer coisa, preciso dizer que sou fã do Andy Warhol principalmente porque ele tinha o talento raro de conseguir criar arte a partir das coisas mais simples e cotidianas, sem pretensões absurdas. Também preciso dizer que adoro as famosas sopas Campbell’s, pelo fato de serem realmente gostosas. E agora o motivo desse post: em 1962, Warhol criou uma das suas mais famosos obra de arte, tendo como ícone justamente a lata de sopa Campbell’s.

Agora foi a vez da tão conhecida marca fazer o caminho inverso e homenagear o artista, lançando uma série de latas estampadas nas cores fortes e ousadas que se tornaram marca registrada de Warhol. Antes mesmo de chegarem ao mercado norte-americano, já estavam provocando a cobiça dos fãs da pop art.  (Essa edição especial só vai ser vendida na rede Target, cada lata vai custar apenas 75 centavos de dólar e são quatro opções diferentes de cores. No rótulo, consta a famosa frase de Warhol: “In the future everybody will be world famous for 15 minutes.”)

Bom, se você lê o BananaCraft sempre, já deve ter entendido porque eu estou falando sobre isso. Porque é vendo a atitude da Campbell’s que a gente percebe a diferença de postura de uma grande empresa. Na verdade, a companhia ficou com o pé atrás, mas decidiu pagar para ver. Ao invés de abrir um processo, decidiram dar tempo para sentir a reação do público. Quando perceberam que a aceitação havia sido total, enviaram ao artista uma carta de congratulações. E depois chegaram a pagar seus serviços, em mais de uma ocasião, para criar rótulos especiais para as sopas.

Já pensou se, na década de 60, eles tivessem implicado com o trabalho de Andy Warhol? O mundo teria perdido não só uma interessante obra de arte, mas toda uma nova filosofia sobre o que pode ser considerado arte.

E tenho dito, sem precisar citar outros nomes, marcas ou produtos.

 

Para saber mais:

Campbell’s

As novas embalagens homenageando Andy Warhol

Campbell’s Soup Cans

11 comentários sobre “Sopa Campbell's e Andy Warhol

  1. Adorei! Gosto muito de sopas Campbell’s, caem bem no estômago, ao contrário do que aconteceu comigo quando comi paçoca (odeio), me lembrei dela o dia todo. Sempre achei amendoim indigesto, uso apenas na receita de frango xadrez.
    bjs querida.
    mamélia

    Curtir

  2. Dani, quando contei a história pra meu marido ele, sem deixar eu terminar, disse:
    -Pois é, perderam a oportunidade de ter propaganda gratuita.

    Parabéns pelo post e que pena termos presenciado tamanho despropósito.

    Beijos no coração querida!!!
    Patty

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s