Tutorial: cortador de biscoito feito em casa

tutorial cortador de biscoitos

Eu queria biscoitos em formato de bigode para oferecer de lembrança na festa bigoduda que estava preparando para o meu filho e para o meu pai. Mas quem disse que encontrei cortadores no formato? Nada, nem parecido. A solução foi fazer em casa. E o resultado foram biscoitos deliciosos e totalmente handmade – desde o cortador até o produto final. Olha só como foi fácil!

tutoria lcortador de biscoitos

Antes de mais nada, preciso dizer que o cortador feito em casa não fica com a aparência certinha dos comprados prontos. No entanto, o estilo caseiro não interfere em nada na hora de cortar a massa. Funciona direitinho, como você pode ver nas fotos em que aparecem os biscoitos.

tutorial cortador de biscoitos

Para fazer os cortadores, eu usei uma capa de caderno de alumínio. Era um caderno desses promocionais, que o meu marido ganhou algum tempo atrás. Se você não tiver a sorte de ter uma capa dessas, eu sugiro que procure por aquelas fôrmas de pizza de alumínio, bem baratinhas. Não as descartáveis, as mais rígidas. Você encontra em supermercados ou lojas populares de itens para casa e cozinha.

tutorial cortador de biscoitos

Com o alumínio em mãos, é hora de cortar tiras, que serão moldadas no formato que você quiser para o seu cortador. Aqui eu contei com a ajuda do meu marido, que cortou a capa do caderno em quatro tiras, usando uma tesoura de funileiro – própria para cortar metal. Antes de começar a moldar, é preciso lixar bem as bordas, para não correr o risco de se cortar com as rebarbas. A altura das tiras não importa muito, porque o cortador não precisa ser muito alto. No meu caso, ela variou de cerca de 4cm até 7cm. Todas funcionaram, embora as mais baixas tenham sido mais fáceis de moldar.

tutorial cortador de biscoitos

Basicamente, o que você precisa fazer é desenhar num pedaço de papel a forma aproximada da figura que deseja. Como eu já estava fazendo bigodes de todo tipo, fiz o desenho a mão livre e depois mal precisava olhar para ele, porque tinha a imagem na cabeça. Caso você tenha dificuldades, o mais fácil é imprimir a figura e se basear nela.

tutorial cortador de biscoitos

Para ir moldando, use ferramentas que você tem em casa: martelo pequeno, alicate de metal, régua (se for de metal, melhor, porque é mais forte e resistente) e objetos cilíndricos variados – eu usei carretéis de linha e um peso de metal para conseguir fazer as partes arredondadas do meu bigode. O segredo é ir com calma, fazendo a tira de alumínio contornar os objetos, dobrando com o alicate e martelando sempre que for preciso mais força do que as mãos sozinhas podem oferecer.

tutorial cortador de biscoitos

O mais importante é ir criando a forma básica da figura. Pequenas imperfeições você pode retirar no final, com a ajuda do alicate.

tutorial cortador de biscoitos

Uma dica: dobre as duas pontas da tira, para mantê-las bem unidas, antes de começar a moldar. Eu tentei fechar por último e deu muito mais trabalho do que nas vezes em que fechei primeiro.

tutorial cortador de biscoitos

Só preciso um cuidado básico: não dobrar e desdobrar demais o alumínio, para que ele não quebre durante o processo de moldagem do cortador.

tutorial cortador de biscoitos

Antes de fazer os meus cortadores, eu ficava imaginando que seria preciso muita força e habilidade. Mas resolvi arriscar e acabei constatando que não precisa nem de muita força e nem de muita habilidade. É só paciência e uso de ferramentas, que podem ser improvisadas, como eu mostrei aqui.

tutorial cortador de biscoitos

Vou ficar devendo a receita dos biscoitos – que estavam deliciosos! – porque não fui eu quem fez… Todos foram obra da Marta, que fez a massa, cortou, assou e decorou todos eles.

tutorial cortador de biscoitos

tutorial cortador de biscoitos

Além dos dois cortadores de bigode que aparecem nas fotos do tutorial, eu fiz também um em formato de chapéu, que não aparece na foto porque ficou pronto na última hora e foi correndo para a casa da Marta.

tutorial cortador de biscoitos

Como eu gosto de lembranças usáveis e/ou gostosas para oferecer nas festas, achei que os biscoitos feitos em casa foram uma opção perfeita. Você pode fazer no formato que quiser (quanto mais simples, melhor o efeito e mais fácil de fazer, tanto o cortador quanto a bolacha em si), quantas quiser.

 

Este post é dedicado à Maria Tais Buzzo, que me incentivou a tentar fazer o cortador em formato de bigode em casa e à Marta, que fez os biscoitos deliciosos e quase todas as guloseimas da festa – incluindo um docinho de nozes com leite condensado que foi um dos mais gostosos que eu já comi na vida!

 

Para saber mais:

Sock monkey de Natal

Biscoito para o chá

Chá com biscoito de fubá

Natal: gingerbread man, um boneco com história

Receita de biscoito de nozes para o Natal

Chá de maçã com biscoito de mel

Um tutorial, em inglês, ensinando a fazer cortadores usando o alumínio de marmitas descartáveis (não deve resultar num cortador tão durável e fácil de usar quanto os meus, mas é bem fácil de fazer e de encontrar o material)

23 comentários sobre “Tutorial: cortador de biscoito feito em casa

    • Acho que vai ficar um pouco fino demais, Ana. Talvez, se dobrar ao meio, fique com mais resistência. Mas você tem razão: é trabalho para adulto e precisa ter todo o cuidado para não se cortar enquanto está preparando a tira de alumínio.

      Curtir

  1. Dani, querida, obrigada pela dedicatória, fiquei emocionada!
    Realmente é muito gratificante quando tentamos fazer uma coisa, mesmo sem a certeza de que vai dar certo, e, no final, sai melhor que a encomenda, dá uma sensação de poder … rsss
    Como lhe disse antes, aqui nós demos um pulinho numa oficina que trabalha com calhas, eles têm muitos recortes de alumínio, numa espessura bem apropriada e, em outra oportunidade, desmanchamos um cortador da loja e remodelamos no formato desejado!
    bjs,
    Tais

    Curtir

  2. Pingback: Biscoitos para lembrança de aniversário » BananaCraft

  3. Adorei a idéia, meu marido tá de aniver em março acho que vou fazer uns bigodes para decorar o bolo e fazer uns chapeus p. decorar o pátio, topes de gravata p. os galhos, legal!!Obrigada! No meu aniver em 31 de dezembro q comemorei dia 29 a noite, fiz bolas de isopor com muitas flores de papel crepon coladas e outras bolas de flores de plastico mas me encareceu muito as de plastico, já as de papel crepon hiper mais baratas,enfeitei as luzes da parede com as bolas e enfeitei os galhos grossos da parreira com uma flor aleatoriamente distante da outra e coloquei as mesas embaixo do parreiral, luz suave, o som em mp3 baixei no meu pen drive musicas selecionadas da dec. de 70 até 2000 brasileiras, tipo samba de raiz, pagode, gaucha, sertaneja, mpb, e internacionais tipo gipsy, bi dis, som das pistas intern. , para agradar todas as idades. Só esqueci de decorar na volta da piscina mas neste ano vou pensar em algo e que não atrapalhe a passagem do pessoal e as crianças pois o espaço é pequeno.O povo adora as decoraçoes e as bebidas surprezas q ofereço a eles, nesse dia ofereci sangria espanhola em homenagem ao meu marido q é descendente, foram ao delírio, fiz 4litros e faltou, achei q não iria nem a metade da bebida imagina!!!! depois um churrasquinho a moda gaúcha e muito som ambiente bem selecionado, se eu souber como enviar algumas fotos t enviaria para verem como ficou!!! obrigada abraço!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s