Como fazer uma fantasia de rei

fantasia de rei

Meu filho teve festa à fantasia na escola na semana anterior ao Dia da Criança. Como a qualidade e a originalidade das fantasias infantis vendidas na maioria das lojas deixa muito a desejar, eu nem pensei duas vezes na hora de decidir fazer uma fantasia em casa. O mais difícil foi decidir sobre o que fazer. A resposta veio de dentro do próprio guarda-roupa do Rico: uma camiseta da Zara, do ano passado, com a frase “I am the king”. Coroa, cetro, manto e um rei está pronto. Agora olha só o passo a passo de como eu fiz tudo.

fantasiaderei2

Não comprei absolutamente nada para fazer a fantasia, usei apenas itens que tinha em casa. Para o manto, aproveitei uma antiga camisola, pouquíssimo usada, feita de cetim azul marinho com estrelas brancas. Para a coroa, usei uma espécie de manta com espuma, do tipo para forro de bolsas, que também tinha aqui.

fantasiaderei3

fantasiaderei4

O molde para a coroa eu tirei do livro Sew Sunny Homestyle e só adaptei para o diâmetro da cabeça dele. Fiz um molde de papelão e só depois cortei a manta, para ter certeza de que estava no tamanho certo.

fantasiaderei5

A manta que eu usei é assim: estampada de um lado, com cara de espuma do outro. A estampa de naves espaciais, robôs e planetas combinou perfeitamente com as estrelinhas do tecido do manto.

fantasiaderei6

Optei por usar essa manta para ter certeza de que a coroa ficaria firme. Se você não tiver uma manta desse tipo e nem souber onde comprar (eu comprei aqui em Porto Alegre, numa lojinha de material para bolsas e couro, na Alberto Bins), pode fazer um sanduíche com manta acrílica comum e tecido.

fantasiaderei7

Como forro, usei o mesmo cetim de estrelas, já que para o manto eu sabia que só ia precisar da parte de trás da camisola, que era lisa, sem costuras.

fantasiaderei8

Para arrematar, usei um viés azul marinho com bolinhas brancas. Por sorte minha, tinha esse viés em casa e ele é de ótima qualidade – ao contrário da maioria dos que a gente encontra nas lojas atualmente.

fantasiaderei9

fantasiaderei10

Para fechar a coroa, usei um botão forrado com tecido e um elástico tubular costurado pela parte de dentro. Para ficar mais colorido e fugir um pouco do azul marinho, escolhi um botão listrado de branco com vermelho.

fantasiaderei11

fantasiaderei12

fantasiaderei13

Como eu fiquei achando que a coroa podia cair da cabeça, resolvi costurar um elástico na parte de dentro. Mas foi totalmente desnecessário, pelo que eu vi depois. Ela ficou no tamanho certo e não caía.

fantasiaderei15

fantasiaderei16

Como eu achei que as pontas que se sobrepõem não ficavam muito bonitas soltas, preguei um botão de pressão nelas, para garantir o visual mais bonito e a própria estabilidade da coroa.

fantasiaderei17

Ao mesmo tempo em que costurava a coroa, já ia cortando o manto, que decidi costurar diretamente na camiseta do King. Poderia ter feito o manto só de amarrar, mas achei que direto na camiseta ficaria mais confortável e mais bonito.

fantasiaderei18

Cortei as costas da camisola, refiz as bainhas laterais e aproveitei a bainha original da parte de baixo.

fantasiaderei19

Para prender na gola da camiseta, primeiro usei alfinetes, depois alinhavei e só então eu costurei à máquina. A costura praticamente não aparece, porque ficou por baixo da borda da gola.

fantasiaderei20

Camiseta-manto pronta, faltava o cetro. Não podia ser nada pesado, para que as crianças não corressem o risco de se machucar batendo umas nas outras com ele. Acabei inventando um com o cabo de um ancinho de brinquedo, de plástico e muito leve, uma bola de isopor, fita de tecido xadrez, tule amarelo e guizos.

fantasiaderei21

Primeiro, forrei toda a bola com a fita xadrez, colando com cola quente em sentido vertical. Depois, enchi com cola quente o furo que já havia feito na bola e encaixei o caninho, pressionando com força. Para ficar mais divertido, costurei guizos na parte de cima e amarrei tiras de tule amarelo na união da bola com o cano.

fantasiaderei22

fantasiaderei23

fantasiaderei24

fantasiaderei25

fantasiaderei26

fantasiaderei27

Fantasia pronta! E nem deu tanto trabalho assim, além de não ter custado nada e ter ficado com uma qualidade muito superior às compradas prontas. Para não falar do gostinho de saber que foi feito por mim, com todo amor e carinho.

fantasiaderei28

fantasiaderei29

Sua Majestade, Enrico I, já em casa, cansado da festa, não estava com muito ânimo de posar para fotos. Mesmo assim, dá para ter uma ideia de como ficou fofo.

 

Para saber mais:

Sew Sunny Homestyle

Livro para se inspirar na hora de costurar

Presente de Natal: livros

12 comentários sobre “Como fazer uma fantasia de rei

    • Adorei esse tema, Déia! Eu sempre quis fazer um aniversário de monstros para o Enrico, mas sempre acabam surgindo outras ideias e ele ainda não demonstra interesse por monstros. Tirando cachorro, outros seres não chamam muito a atenção por aqui 🙂

      Curtir

    • Obrigada, Silvia!
      Para continuar recebendo as atualizações do blog, você mesma precisa recadastrar seu novo e-mail no campo “Receba atualizações por e-mail!”, que fica na página principal aqui do BananaCraft, no canto direito, quase lá embaixo 🙂
      Bjs

      Curtir

  1. Pingback: Fantasias feitas em casa » BananaCraft

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s