A prática e a perfeição… Feliz Ano-Novo!

croche

Como em tudo na vida, quando o assunto são crafts, a gente também tende a achar que é bom em algumas áreas e não leva jeito em outras. Eu escuto o tempo todo as pessoas me dizendo que não são boas em costura o suficiente para fazer roupas ou que não levam jeito com as agulhas. Eu mesma sempre dizia que não sabia fazer crochê direito porque sou canhota e ficava difícil aprender “pelo lado errado”. Até que a vontade de fazer peças de crochê foi maior do que toda a coleção de desculpas que eu inventava para não aprender de verdade.

Tem um monte de psicólogos que vivem repetindo que a nossa própria percepção das nossas habilidades é determinante na hora de definir no que realmente somos bons ou não. Algo do tipo: se você acredita que é hábil em algo, crescem as chances de ser mesmo. Pode até parecer papo de auto-ajuda, mas no caso do meu crochê, funcionou. Depois que eu assumi que queria aprender, mesmo que o início parecesse complicado, as coisas foram muito mais simples do que eu imaginava.

Porque eu me dediquei, desmanchei incontáveis vezes, pratiquei e pratiquei. Com isso, minhas habilidades, óbvio, foram crescendo e, quando eu me dei conta, já sabia fazer crochê de verdade. Eu não nasci sabendo fazer crochê. Eu nasci canhota. Eu desperdicei as chances que tive de aprender a fazer crochê com pessoas canhotas. Mesmo assim, o esforço valeu mais do que o talento ou qualquer facilidade inata que eu pudesse ter.

Não nasci sabendo. Ninguém nasce sabendo fazer crochê. Algumas pessoas aprendem muito cedo. Outras, como eu, demoram um tempão. Não me considerava com habilidades suficientes. Mas tinha a vontade de aprender. E, como toda criança pequena parece saber, foi só o que bastou. Com perseverança e paciência, não só aprendi a fazer crochê, como aprendi com tutoriais em inglês. (Fiz questão disso, porque assim posso seguir qualquer tutorial que encontrar pela internet afora e não só os em português).

Foi fácil? Não. Foi difícil? Muito menos do que eu pensava. Porque eu imaginava que precisava de talento especial quando, na verdade, eu ainda não tinha me dedicado o suficiente até então. E essa é a minha mensagem de sucesso para você em 2013. O esforço e a dedicação são mais importantes do que qualquer ideia pré-concebida.

 

Feliz Ano-Novo! Boas aprendizagens em 2013!!!

12 comentários sobre “A prática e a perfeição… Feliz Ano-Novo!

  1. Nossa, que coincidência! ontem eu passei 3 horas tentando aprender croché com minha tia Maria, e no fim, meio frustrada com minhas correntinhas feias, concluí que pessoas canhotas como eu não fazem craché. Mas que texto encorajador! parece que foi feito pra mim! Obrigada por partilhar comigo sua experiência, com certeza me ajudou! Desde criança tenho esse desejo de fazer croché, mas minha mãe sempre me desencorajava, dizendo “isso é coisa de velha” (ela nunca entendeu minha alma crafter)porém, agora, que não dependo mais da aprovação dela, vou fundo, quero aprender mesmo! e Vc me ajudou muito com seu texto! Feliz ano novo! E obrigada de coração!

    Curtir

  2. Linda mensagem!
    Eu comprei agulha e linha para aprender fazer crochê, mas até agora não saiu nada que eu possa dizer “nossa, esse ficou bonito”. Na verdade, o que tenho nas mãos após terminar é um emaranhado de linha. Estou tentando e não está sendo assim tão fácil mesmo não. E com sua mensagem me deu mais força de vontade pra continuar a brincar com a linha e agulha.
    E essa mensagem não serve apenas para o crochê, né?! Mas pra tudo. Vamos batalhar para conseguirmos o que queremos!!! o/
    Feliz 2013 para todos!

    Curtir

  3. Oi Dani

    Feliz 2013 para vc e toda sua familia……também compartilho da mesma ideia…..aprendi a bordar, crochetar, pintar tecido, e fui indo….agora estou aprendendo a costurar e de verdade, não é facil, precisa se empenhar, mas quando queremos a gente vai atras e aprende….é o que eu sempre falo p/ todos quando dizem, eu não sei fazer isso, mas se quiser de verdade, qualquer pessoa consegue aprender…..bjs

    Curtir

  4. Que injeção de ânimo!!!!!!!!!!!!!!
    Adorei seus escritos; suas palavras vêm de encontro àquilo que me determinei à fazer e, com determinação e dedicação, vou conseguir: costurar!
    Acabei de comprar minha primeira máquina de costura e não vejo a hora de “abraçá-la” e começar meu treinamento intensivo. Sou apaixonada por patchwork (e outros tantos trabalhos feitos com as mãos e o coração) e vou me dedicar particularmente a ele nesse novo ano. E, assim como você, quero redescobrir que ninguém nasce sabendo, mas quando se propõe à tentar, é menos difícil do que parece!
    Que 2013 seja “the best” prá vc!!!!!!!!!!
    Grande beijo!!!!!!!!!!!

    Curtir

  5. Olá Dani,

    Sua mensagem é excelente para um novo ano.
    Concordo inteiramente com você, também sou canhota e quando aprendi crochê foi com uma destra, uma confusão só. Mas deu tudo certo, pratiquei muito e pratico até hoje. Ontem fiz uma clutch de tecido e estava pensando sobre como é importante a prática, sim só praticando chegaremos a “quase” perfeição. Minha clutch ficou fofa, adorei e ficou assim porque já fiz muitas outras peças em patch/tecido e em 2013 vou melhorar muito mais.
    Obrigada pelas palavras de incentivo !
    Você é show e merece um ano cheio de saude, paz, prosperidade e muita criatividade.

    Bjs
    Mana

    P.s.: vou fazer um post no blog com minha clutch e te mando o link (se você qiser ver).

    Curtir

  6. Dani,
    Feliz 2013 com muita inspiração e crafts pra gente!
    Fiz ponto cruz muito tempo e sempre que tentava aprender crochê me complicava. Minha mãe também não me incentivava e esse ano resolvi aprender não só crochê mas também tricô pelo internet.
    Como sou muito perfeccionista ainda não acho minhas coisas uma maravilha, mas comecei um projeto de uma manta de squares pela inspiração da mantinha do Enrico.

    Obrigada por tudo.
    Sempre ficava no anonimato, mas agora resolvi criar um blog também pra, quem sabe um dia, inspirar as amigas também.

    Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s