Entrevista: Ciane Serra Deppe

craft1

A Ciane é brasileira, nascida em Salvador, e mora na Alemanha, onde tem seu atelier e trabalha como crafter. Nesta entrevista, ela conta um pouco da experiência de fazer manualidades no exterior. Ela também escreve o belo blog By Savanna Home and Kids, onde você pode conferir fotos lindas de tudo que ela faz.

-Como tem sido a sua experiência de ser uma crafter brasileira vivendo na Alemanha?

Tenho muitas experiências boas com o CRAFT.  Aqui na Alemanha se dar muito valor ao Unikat, quer dizer, único. Desde a época que iniciei fazendo apenas feiras e bazares artesanais, fui bem recebida como estrangeira em todos os lugares que fui e apresentei meus trabalhos. Agora que tenho meu atelier/ateliê, esta sendo melhor ainda.

craft2

-Você acredita que ser crafter ajuda (ou ajudou) na sua adaptação em um país novo?

O crafter ajudou e muito. Até pelo fato das temperaturas geladas por aqui, é uma terapia pra mim ficar fazendo meus trabalhos e abriu novos caminhos. Conheci pessoas novas (clientes e outras artesãs), conheci palavras novas em alemão que mudaram o meu vocabulário, participei de cursos com gente de vários países e isso é, pra mim, uma visão mais ampla do meu mundo! Porém teve o momento certo pra eu iniciar com tudo isso, pois importante primeiro é aprender a língua do país onde se vive.

craft3

-Suas criações têm alguma influência da cultura brasileira?

Sim, mas no sentido mais indireto. Eu sigo mais o estilo da Escandinávia, pois amo! Mas o que misturo do Brasil é o jeito de receber as pessoas no meu atelier/ateliê, o jeito mais descontraído de  não seguir certinho “regras” e sempre mudar o que crio na última hora com resultado legal e que os clientes gostam.

A nossa riqueza brasileira é única, em todos os sentidos, cultural, ambiental, e isso me influenciou totalmente na maneira como vivo aqui fora. Não me deixo levar muito por problemas, dou jeito de resolvê-los como posso, assim são meus trabalhos. Adaptado umas coisas aqui, outras ali e no final dá certo. Confesso que tenho o maior problema com moldes para costura e aprendi fazer várias coisas sem eles! Engraçado que as pessoas me perguntam como pode ser uma brasileira, vive na Alemanha e tem gosto doméstico da Escandinávia! Eu respondo, só dá certo se és brasileira com um coração aberto pro mundo e a cabeça também! Olha as nossas misturas de raças, de gostos, de temperos, de tudo! Só no Brasil!

-Quais são as peças que você mais curte fazer?

Eu adoro fazer peças para decoração de festas e para casa.

craft4

-Onde você vende o que produz?

Vendo as peças no meu atelier/ateliê e nas feiras artesanais que participo. Tenho peças expostas na escola de ballet aqui da cidade e algumas lojas infantis que encomendam.

-Se tivesse que mudar de país agora, você continuaria trabalhando como crafter?

Sim! E ainda quero! Meu sonho abrir um atelier na Suécia…

craft5

-Ser crafter para você é…

… é agradar ao próximo, satisfazendo a si mesmo!  Cada peça vai um pedacinho de mim junto. Sou feliz por poder fazer o que gosto e trabalhar com isso!

 

Para saber mais:

By Savanna Home and Kids

7 comentários sobre “Entrevista: Ciane Serra Deppe

  1. Dani, muito bom conhecer um pouco mais da Ciane, eu adoro tudo o que ela faz, acompanho o seu blog e fico estarrecida de ver como ela consegue produzir tanta coisa, sozinha. Minha filha estuda numa escola alemã aqui no Rio e agora que tenho um contato mais direto com a cultura alemã, acabo percebendo como o povo alemão valoriza o feito à mão, o artesanal, venho descobrindo uma Alemanha totalmente craft !
    Parabéns pela entrevista e parabéns à Ciane por essa produção maravilhosa, impecável,criativa ….quem sabe um dia quando minha pequena estiver dominando o idioma ela não me leva pra conhecer o ateliê dela …. Rssrs …. Grande beijo, Bel.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s