Que máquina de costura comprar?

vintage sewing machine

A Silvia Yui Koyama deixou um comentário num post aqui do BananaCraft perguntando: “Dani,a pergunta é estranha ao post, mas fica aqui, pois gostaria de respostas das leitoras e de sua opinião também. Eu não tenho experiência com máquinas de costura mas quero começar a fazer minhas coisinhas em casa. Para tanto, quero adquirir uma máquina, ainda que mais cara, que tenha opções para costurar tecidos mais grossos, já que eu gosto de criar modelos de bolsas e acabo desenhando e levando para a costureira perto de casa fazer para mim. E eu gosto de reciclar calças jeans. E gostaria de fazer aquelas nécessaires com napa/couro falso que tenho visto em tutoriais pela internet… se puderem me ajudar com dicas a respeito, ficaria muito grata!”

Como eu tenho a minha boa e velha Singer Facilita, não sou a pessoa mais indicada para responder. Por isso, repasso a pergunta para você, leitora: que máquina de costura comprar para trabalhar com tecido mais grosso e napa? A resposta, imagino eu, vai passar pelas máquinas industriais, que realmente são as mais indicadas para o trabalho duro. Mas existe alguma alternativa a elas? Conta pra gente!

 

Para saber mais:

Foto

Máquina de costura para iniciantes

12 comentários sobre “Que máquina de costura comprar?

  1. Não sei se vou ajudar, mas vou deixar aqui minha opinião de arteira. Eu tenho uma singer Pret a porter antiga que comprei novinha fazem uns 23 anos, ela é boa pra costurar tudo, desde tecidos levinhos até bolsas com forrobel, ela é bem robusta e aguenta bem o tranco. Nunca precisou ir pro conserto a bichinha é boa de briga. Agora comprei uma Brother NX 450q e também estou gostando muito pois ela faz um monte de pontinhos e eu to me divertindo com ela, ela até costura tecidos grossos mas como é toda modernosa prefiro costurar tecidos mais grossos na singer, e vou usando as duas e me divertindo. Espero ter ajudado um pouquinho.

    Curtir

  2. Meninas,
    Tenho uma janome 2008 e ela coostura até 8 camadas de jeans ,acho q resolve o problema.
    É fácil de usar. Aposentei minha facilita e só uso ela agora. Superindico! Além de que se comprar em loja física eles ensinam a manusear.

    Espero ter ajudado .
    BEIJOCA
    NARINHA

    Curtir

  3. Olá meninas!
    Silvia se vc não se importar com pontos decorativos, acredito que vc pode ser muito feliz com uma máquina industrial reta.
    Aqui em Goiás o preço médio de uma nova é de R$ 900,00 e elas são perfeitas para todo tipo de tecido.
    Muita gente tem medo já que elas são muito rápidas, mas é possível trocar uma peça chamada “Polia” e isso faz com que ela fique bem mais lenta.
    Eu trabalho com bolsas e tenho uma máquina doméstica Elgin Genius JX-4000, mas ela é fraca para costuras mais pesadas, por isso daqui a poucos dias vou comprar uma industrial.
    Conheço as máquinas industriais do curso de costura que faço e te garanto: se vc costurar em uma máquina industrial, nunca mais vai querer saber de uma doméstica, mesmo que ela tenha 1001 pontos decorativos!
    Espero ter ajudado!
    Bjim

    Curtir

  4. Eu comecei a costurar com uma Singer zig zag, comum, costura tudo..é uma belezinha. Essas novas com pontos decorativos e tudo mais, não aguentam muito o tranco! E concordo com a Josiele, a industrial pra coisas pesadonas é o que há! No OLX tem máquinas usadas com ótimos preços. As minhas são todas usadas e funcionam há muito tempo!!! beijocas

    Curtir

  5. Boa TArde Querida!!!! sei o que vc esta passando, tb tive muita duvida quando fui comprar a minha,mas escolhi uma reta industrial Singer, não me arrependo de jeito nenhum, é ótima e depois com prática vc se acostuma com a velocidade dela e eu costuro até couro nela.
    Dá uma olhadinha em meu face, pagina e site pra vc ver as coisas que faço.
    http://www.facebook.com/pages/Doce-Encanto/431318760221225
    http://www.facebook.com/doceencantoatelie
    http://www.elo7.com.br/doceencantoatelie
    bjos
    GilvaRodrigues

    Curtir

  6. Oi Dani, tenho um Singer Fashion e uma Janome 16…sei lá, é um número que não lembro agora, essa é mais resistente, costura jeans e tal, mas couro sei não…
    Acredito que a colega vai precisar de duas máquinas, uma “caseira” e uma industrial para realizar seus sonhos.
    Ah, falando em jeans lá no blog tem uns paps com jeans que postei ontem, ficaria feliz com a visita de vocês!
    Beijinho

    Curtir

  7. Ola, eu tenho uma Brother 6000i, eu trouxe de fora entao nao sei ao certo o preco dela por aqui, acho que na faixa de 1100,00 ela tem 60 pontos, tem um tamanho bom, 3 velocidades, costura com ou sem o pedal, superfacil de usar. Nao sei quanto as camadas, mas nao creio que sejam muitas, mas para patchwork e costuras em geral, acho ela maravilhosa!

    Curtir

  8. Olá!!!!! tenho umas maquinas não sei as marcas…. esqueço!!!! tenho uma reta ,uma overloc, uma cobertura industrial…,,antiguinhas…. ano passado comprei uma singer(?) dessas faz tudo… comprei para poder casear minhas peças, não me adaptei muito…..
    costuro tudo na minha reta…. mas ela não funciona muito bem em tecidos muito pesados…. o ruim de ter uma máquina para tudo é regular, trabalho a muitos anos e sempre tenho certa dificuldade quando mudo de tecido… trabalho com uma variedade grande de : malha, ceda,voal, renda brim e outros……
    um pouco do meu trabalho publico no blog- maravilhosa aos 60-martamarlilira.blogspot.com—————beijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s