Reciclagem: panos de limpeza

panos de limpeza

Aqui em casa, já faz um bom tempo, as camisetas velhas são sempre recicladas. Eu costumo doar as roupas que não queremos mais – principalmente as do Enrico que, quando não servem mais nele, estão no tamanho certo para o filho de um dos porteiros. Mas quando se trata das camisetas do meu marido, o destino é outro.

panos de limpeza

Tesoura na mão, corto todas elas, para transformar em pano de limpeza. Todas as costuras vão para o lixo, junto com as golas e mangas curtas. Como não gosto de panos grandes demais, ainda divido a parte da frente e a de trás em dois pedaços retangulares.

panos de limpeza

Na minha opinião, além da reciclagem óbvia, esse é o melhor tipo de pano de limpeza. Porque a malha da camiseta é bem absorvente, não solta plumas e serve para vários usos. De tirar pó até lavar o chão.

panos de limpeza

Toda vez que camisetas são dispensadas, eu coloco minha tesoura em ação e acabo com uma bela pilha de panos de limpeza novinhos – embora totalmente reciclados.

panos de limpeza

Eu sei que doar roupas é algo bacana e que deve ser cultivado. Tanto que faço isso com todas os outros tipos de roupa que são dispensados aqui em casa. Mas também sei que reaproveitar e reciclar também são de utilidade geral e podem ser um jeito ótimo de economizar e, ainda assim, obter belos resultados. Como no caso dos meus panos, que são muito eficientes.

 

Para saber mais:

Tutorial: como transformar uma camiseta em uma echarpe

Reciclagem: como usar uma camiseta velha

Reaproveitando e se divertindo

 

 

9 comentários sobre “Reciclagem: panos de limpeza

  1. Boa ideia, Dani!
    É verdade… também, as camisetas de algodão desbotam fácil, as golas esgaçam, abrem-se furinhos… o que muitas vezes inviabiliza a doação.
    Outro dia, fiz uma reciclagem “ao contrário” com panos de limpeza… Achei no supermercado uns panos de limpeza com cores lindas e vibrantes. O aspecto é de atoalhado, mas o toque é muito mais acetinado e macio, acho que é microfibra… Na hora, enxerguei bichinhos fofos costurados com eles!…rsrs… Já foram para o estoque do meu ateliê para aguardarem o momento certo de “nascerem”.
    Bjs,

    Curtir

  2. Ola Dani!!
    Em casa , já reciclamos a muiiitos anos nossas camisetas.!!
    Minha mãe já usava,mesmo porque as coisas eram mais difíceis a 30 anos !!
    usava-se papel do pão, saco do leite, camisetas “beeem velhas”, latas de achocolatado, até a latinha de marmelada (será que ainda existe marmelo??…) era reutilizada como vasilha para a comida das criações.
    O povo das “antigas” já economizava né???
    Beijocas!Parabéns!

    Curtir

  3. Oi Dani, eu tbm ja fiz varias vezes este tipo de reciclagem, mas sempre fico na duvida de doar a camiseta ou fazer pano de chão. Claro que esta novinhas de propaganda eu dou mas as outras eu fico com pena de cortar. Ano passado eu achei 12 camisetas que guardei pra pano de chão depois acabei doando e comprando pano no supermercado. Bjos!

    Curtir

  4. Também uso as camisetas puídas como pano de chão, tem algumas que não estão em condições para serem dadas.
    Gosto também de usar meia para passar lustra-móvel, bem melhor que flanela!

    Aprendi essas coisas com minha mãe e minha avó, nunca teve tecido que fosse jogado fora por lá, eu acho…

    Beijos!
    Cris

    Curtir

  5. Que legal!
    Também faço umas coisinhas assim… minhas toalhas velhas reciclo, cortando em três ou quatro (dependendo do tamanho delas), e costurando as bainhas para servirem de tapetes de banheiro, ou panos de limpeza mesmo.
    Outro dia fiz um tapete de pedaços de calça jeans claras e escuras, e coloquei um forro de algodão cru, ficou muito bonito!
    As camisas ainda não tinha feito, achei uma ótima idéia!!!
    Bjos!!!

    Curtir

  6. Doação eu encaro como dar o que você não usa, não dar o que não presta.

    Em casa sempre usamos camisetas para pano de limpeza, é claro que tem vez que precisamos dos panos de algodão para limpar, mas elas quebram um galho enorme!

    Abraços!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s