Dia das Mães: tutorial de echarpe para fazer em casa

tutorial echarpe de sacaria

A Thaís Melo, do blog My Own Landscape Dreams, montou um tutorial super bacana mostrando como fazer em casa uma echarpe com sacaria – sim, sim, aquele tecido baratinho que a sua avó usava para panos de prato. Olha só como se faz e aproveita a ideia para presentear no Dia das Mães.

“Eu adoro cachecóis!  São lindos, coloridos e deixam qualquer roupa muito mais bacana e elegante. Porém, como eu moro em uma cidade que faz calor praticamente o ano todo, a solução para eu usar cachecóis foi fazê-los com tecido!

Por isso, quando eu aprendi a fazer a técnica de desfiar tecidos, eu imaginei lindos cachecóis de tecido com barrinhas desfiadas!Conversando com a Dani sobre isso, eu mostrei a ela o meu cachecol e ela perguntou se eu poderia fazer um tutorial dele para o BananaCraft.

Eu faço esse cachecol usando sacaria.  Para quem não conhece, sacaria é aquele tecido com o qual normalmente são feitos os panos de prato.  Ele é ótimo na hora de desfiar e podemos tingi-lo da cor que quisermos!  O melhor de tudo é que, depois de pronto, não parece que ele foi feito com sacaria.

Espero que gostem!

Nós iremos precisar de:

Sacaria (1 metro dá para dois cachecóis, mas caso você queria que ele fique maior, basta usar mais tecido).

Pinça para sobrancelhas.

Grampo para cabelo.

Régua.

Giz de costura (ou lápis para marcar o tecido);.

Tinta para tingir o tecido (opcional).

tutorial echarpe de sacaria

Escolha o tamanho desejado para o seu cachecol e, em seguida, retire as ourelas.  Se você for tingir o tecido, faça isso antes de desfiá-lo.

tutorialecharpedesacaria3

Agora, nós iremos marcar o tecido.  Primeiro, nós marcaremos a medida de 2cm em cada lado do tecido.  Essa medida será a bainha do nosso cachecol.

Depois que a bainha for determinada, nós iremos marcar o tamanho das franjas e os detalhes do cachecol.  Para este tutorial, eu utilizei 12cm para a franja e 8cm para o detalhe no tecido.

tutorialecharpedesacaria4

tutorialecharpedesacaria5

tutorialecharpedesacaria6

tutorialecharpedesacaria7

Agora começa a diversão!  Nós iremos retirar os fios do tecido.  O primeiro fio a ser tirado é o fio na horizontal, onde marcamos o limite dos detalhes do tecido. Para este tutorial, nós retiramos 4 a cada 12 fios, começando nesta ordem.  Esse processo será repetido até o final da área pré-determinada para as franjas.  Para o processo ficar mais fácil, basta utilizarmos a pinça para começar a puxar o fio e, em seguida, terminar de puxá-lo cuidadosamente com as mãos.

tutorial echarpe de sacaria

Depois de retirar todos os fios, nós iremos puxar os fios verticais!  O processo é o mesmo, porém, ao invés de começar a puxar 4 fios, começaremos com 2 fios e, em seguida, deixaremos 12 fios.  Os dois fios puxados serão necessários para o acabamento da bainha.  Agora, depois dos 12 fios, puxaremos 4 fios e faremos o mesmo processo até o final.  Não podemos esquecer que depois dos últimos 12 fios deixados no tecido nós iremos retirar mais 2 fios para o acabamento da outra bainha.

Obs.: Se você quiser mudar os tamanhos dos retângulos do seu cachecol, não tem mistério!. Basta lembrar de deixar os 2 fios próximos à bainha nos fios verticais e não esquecer que o número de fios a ser retirado e deixado no tecido deve ser sempre par.  Por exemplo: ao retirar 4 fios, deixe 12; se retirar 6 fios, deixe 10; caso escolha retirar 10 fios, deixe 20.  A quantidade não importa, mas lembre-se, sempre números pares.

tutorial echarpe de sacaria

Depois que todos os fios forem retirados, nós iremos fazer uma pequena margem de 4 fios abaixo dos detalhes e, em seguida, retiraremos todos os outros fios horizontais até o final do tecido.

tutorialecharpedesacaria10

tutorialecharpedesacaria11a

tutorial echarpe de sacaria

tutorialecharpedesacaria12

Pronto, agora só precisamos trançar os fios!  Nós começaremos pelos 2 fios da bainha.  Com a ajuda do grampo, nós passaremos os 2 fios pelos espaços deixados no tecido.  Agora, na fileira com 4 fios soltos, nós separaremos 2 fios para cada lado e passaremos os dois fios nos espaços deixados no tecido, fazendo um pequeno detalhe nele.  Depois de passarmos os fios  por todos os espaços, basta darmos um nó em todos os fios soltos.  Esse processo será repetido até todos os fios estarem amarrados, exceto os fios da bainha.

tutorial echarpe de sacaria

Agora, basta repetirmos o processo na outra ponta do tecido.  Depois de tudo pronto, nós faremos as bainhas na lateral de 2cm e, para finalizar, basta dar um nó nos fios soltos que restaram na região da bainha.

tutorial echarpe de sacaria

Pronto!  Cachecol de tecido pronto!

O processo pode parecer complicado, mas eu garanto que é super simples de fazer.  Eu faço um cachecol de tecido desfiado em até 1 hora e meia.

Espero que tenham gostado e obrigada, Dani, pelo convite!

Até a próxima,

Thaís Melo”

 

Eu é que agradeço, Thaís!

 

Para saber mais:

My Own Landscape Dreams

Tutorial de embalagem de matryoshka para imprimir

Cartão bordado e envelope de feltro para o Dia das Mães

Promoção Presente de Dia das Mães

4 comentários sobre “Dia das Mães: tutorial de echarpe para fazer em casa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s