Colar de renda de bilro e de outras rendas

colar de renda de bilro

Renda de bilro é um artesanato clássico de algumas regiões litorâneas do Brasil que, infelizmente, parece estar desaparecendo. Essas rendas que você vê aqui nas fotos foram compradas pela minha mãe e pela minha avó em Florianópolis, no entorno da Lagoa da Conceição, quando eu era criança. Hoje em dia, é difícil de encontrar quem ainda faça. Uma pena! Porque elas são infinitamente mais interessantes do que as rendas industrializadas – que podem até ser bonitas, mas não tem personalidade.

colar de renda de bilro

Essa renda de bilro azul marinho ficou guardada por anos, até que eu resolvi costurá-la em uma regata branca. Funcionou, ficou bacana, mas a blusa acabou tendo que ser descartada, de tanto que eu usei. Retirei a renda e ela foi guardada de novo, até virar um colar agora.

colarderendadebilro3

Para fazer o colar, eu usei um fecho de metal e duas presilhas, também de metal, para prender na renda. Só costurei levemente, para que ela não se desmanchasse com o uso. Mais nada, porque não precisa.

colar de renda de bilro

colar de renda de bilro

A renda branca teve um destino parecido com a da sua irmã. Já esteve em uma blusa e agora virou colar, com a diferença de que usei uma correntinha para atá-la. Também só costurei levemente, para que o acabamento original não venha a se desfazer com o uso.

colar de renda de bilro

Também aproveitei que estava com a mão na massa e fiz dois colares com rendas comuns, industrializadas. Essa branca, em formato triangular, eu comprei em Jaraguá do Sul, também Santa Catarina, em 2008.

colarderenda7

colar de renda

Para prender a renda, usei dois pedaços de Couro Tricô Tiras, da Círculo, na cor bege. Para fechar o colar, fecho de metal. Para atar a renda às tiras, usei terminações de metal e argolinhas. Itens que tinha em casa e que são facilmente encontrados em lojas de material para bijuteria.

colar de renda

colar de renda

Já essa borboleta azul, que virou colar da mesma maneira que o anterior, foi retirada de uma blusa que eu tinha. A blusa ficou velha, mas a renda continuava intacta, então achei que valia a pena tentar um reaproveitamento. (E valeu!)

colarderenda11

No final das contas, gostei tanto dos colares de renda de bilro quanto dos outros, feitos com rendas industrializadas e, possivelmente, made in China. No quesito beleza, ambas pontuam muito bem. A diferença toda está mesmo no fato de a gente saber que algo foi feito com carinho, paciência e muita habilidade manual. Quando se pensa nisso, o valor que se dá aumenta incontáveis vezes e fica impossível compará-las.

 

Para saber mais:

Renda de bilro

Renda de bilro em Santa Catarina

Renda de bilro em Florianópolis

Aplique de renda (com outra renda de bilro da mesma leva das que viraram colar agora e também com a mesma azul marinho!)

Tutorial: colar de renda com pingente

Tutorial: anel de flor feita com renda

Renda-se

10 coisas para se fazer com renda

7 comentários sobre “Colar de renda de bilro e de outras rendas

  1. Oi Daniele, sou de Florianópolis e posso te dizer que por aqui ainda se encontra quem faz renda de bilro. No entorno da Lagoa da Conceição é onde se encontra a maior concentração de rendeiras, esmagadas entre os restaurantes, mais no Centro da cidade também se encontra em uma lojinha no Camelódromo. Espero que com a revitalização do Mercado Público da cidade, alguém se lembre que a renda de bilro faz parte desta terra e que se abra espaço para o artesanato.
    Boa semana e parabéns o post esta inspirador.

    Curtir

  2. Oi, Dani, ficaram lindos os colares. Não havia pensado nessa possibilidade para essas golas de renda. Aliás, conheci tempos atrás uma senhora q aprendeu com a mãe a fazer renda de bilro e mora na Cidade Baixa. Nas férias vou visitá-la, pois quero justamente uma gola para uma blusa q estou reformando. Realmente, esse tipo de renda é muito linda… Bjs. Liége

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s