Tutorial de crochê: gola Peter Pan

gola de croche

Golas de crochê são bacanas porque podem emprestar novos visuais a roupas que a gente já está cansada de usar, ao mesmo tempo em que conferem um ar retrô e romântico, que só o crochê consegue ter. Quando o modelo é do tipo dessa aqui, conhecido fora do Brasil como Peter Pan Collar, o romantismo se amplia. O tutorial dessa gola é uma adaptação que eu fiz, para conseguir uma peça exclusiva. Olha só!

gola de croche

Para fazer essa gola, eu usei fio Duna, da Círculo, agulha de crochê para Duna (uma que tem o cabo de bambu e é bem confortável de se trabalhar) e um botão que ganhei de presente da Carla Sander e da Heidi Vogel.

goladecroche3

Eu comecei com uma corrente de 69 pontos. Você pode variar esse número, de acordo com o tamanho que deseja para a sua gola ou com o fio que estiver usando. Ao final da corrente, vire e crochete em meio ponto alto a partir da terceira corrente. Continue até o final da carreira. Faça duas correntes. Vire e faça 3 meio pontos altos, 2 meio pontos altos no próximo ponto, *3 meio pontos altos, 2 meio pontos altos*. Repita de * até * para terminar a carreira. Faça duas correntes.

Vire e trabalhe em meio ponto alto até o final da carreira. Faça duas correntes. Vire e trabalhe em meio ponto alto até o final, fazendo duas correntes no término dessa carreira. Vire e trabalhe em meio ponto alto na lateral da sua gola, em direção à corrente inicial. Faça mais duas correntes. Vire, trabalhe 5 meio pontos altos. Para fazer o canto, trabalhe 3 pontos altos no mesmo ponto, 3 pontos altos no próximo ponto. 3 pontos altos e depois siga em meio ponto alto até o outro lado, parando 4 pontos antes do canto. 3 pontos altos, 3 pontos altos no próximo ponto, 3 pontos altos em volta do canto, 5 meio pontos altos para baixo, na direção da corrente inicial da sua gola. Duas correntes.

Vire e trabalhe em meio ponto alto até o final da carreira. Duas correntes. Vire e trabalhe em meio ponto alto até o final, acrescentando duas correntes quando chegar ao fim. Vire mais uma vez e trabalhe em meio ponto alto até o final da carreira.

Para fazer o ponto de leque da última carreira da gola, trabalhe 7 pontos altos num mesmo ponto da volta anterior, fechando cada leque com um ponto baixíssimo.

gola de croche

gola de crochê

goladecroche6

Para prender o botão, faça uma corrente no final da última carreira, com a quantidade de pontos suficiente para dar a volta no seu botão. Aí é só pregar o botão escolhido usando o mesmo fio do crochê e pronto!

Essa minha primeira gola ficou firme e encorpada, graças ao fio que eu usei – e recomendo, porque é muito bom de trabalhar. Ela foi de presente para a Thaís Melo, que aprovou o resultado estruturado.

 

Para saber mais:

Todos os presentes que vieram junto com o botão que eu usei aqui

Duna

Agulha para Duna

5 comentários sobre “Tutorial de crochê: gola Peter Pan

  1. Pingback: Peter Pan collar de lã » BananaCraft

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s