DIY: coaster de crochê em formato de disco de vinil

long play crochet coaster

Suco de laranja, jarra abacaxi que lembra os anos 70 e, para combinar com o clima retrô, coaster de crochê em formato de disco de vinil. Se você gostou da ideia, pode fazer também. É um projeto rápido, divertido e que não dá nenhum trabalho.

corda sintética

coaster de crochê em formato de disco de vinil

Para fazer os coasters, eu usei uma corda sintética que tinha em casa. Na verdade, a ideia de criar discos de vinil em miniatura surgiu enquanto eu olhava para o rolo e pensava o que poderia fazer com ele. O fato da corda ser preta me remeteu aos antigos lps. Redondos, não poderiam ser mais fáceis de fazer em crochê.

corda sintética para fazer crochêcoaster de crochê em formato de disco de vinilcoaster de crochê em formato de disco de vinil

Com uma agulha grossa, fiz uma corrente com seis pontos. Em seguida, dois pontos baixos em cada ponto da carreira anterior (12 pontos baixos). Na próxima volta, dois pontos baixos no primeiro ponto, um ponto baixo no próximo e assim sucessivamente, até o final da carreira (18 pontos baixos). Na próxima carreira, dois pontos baixos no primeiro ponto, um ponto baixo nos próximos dois pontos e assim sucessivamente, até o final da volta (24 pontos baixos). Na volta seguinte, dois pontos baixos no primeiro ponto, um ponto baixo em cada um dos próximos três pontos (30 pontos baixos). Para o coaster menor, eu fiz cinco carreiras e parei por aí, porque o tamanho estava ok.lpcoaster7

lpcoaster8

 

lpcoaster9

lpcoaster10

Para o coaster maior – compatível com a jarra – eu acrescentei mais carreiras, num total de oito. Você pode fazer quantas voltas achar necessário, de acordo com a espessura do fio ou corda que estiver usando.

feltro

lpcoaster12

Para fazer a bolacha, eu usei retalhos de feltro laranja, cortados proporcionais, de acordo com o diâmetro de cada coaster.

lpcoaster13

Bordei a expressão “Lado B” com linha preta antes de costurar no coaster.

coaster de crochê

coaster de crochê em formato de disco de vinil

coaster de crochê

Repeti o processo nos outros dois coasters e meu conjunto estava pronto.

lpcoaster17

lpcoaster18

coaster de crochê e feltro

A corda que eu usei é bastante grossa, o que dificultou um pouco as coisas, do início do trabalho até as peças prontas. E eu explico: fazer crochê com uma corda grossa e sintética acaba machucando um pouco a pele da mão, porque o material não é amigável. Depois, não é fácil costurar o feltro na corda, porque ela é dura e grossa demais. Por fim, quando se coloca o copo em cima, a impressão que se tem é que ele vai acabar virando. Não aconteceu nenhuma vez comigo, mas ainda assim eu fiquei imaginando que poderia acontecer, devido à textura que resultou no crochê.

coaster em formato de disco de vinil

coaster de crochê em formato de disco de vinil

Levando tudo isso em conta, meu conselho é: “não use corda!” Escolha um fio melhor (tipo Duna ou Barroco, por exemplo), que vai ser mais gostoso de crochetar e o resultado final vai ficar mais bonito e apropriado para o uso. Em compensação, o formato de disco de vinil é perfeito para um coaster e produz mesas divertidas.

 

Para saber mais:

Coaster de oleado

-Coaster de botões

Coasters de crochê

2 comentários sobre “DIY: coaster de crochê em formato de disco de vinil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s