DIY: niqueleira de crochê com fecho da vovó

niqueleira com fecho da vovó

Eu comprei uma carteira nova e ela não tem espaço para colocar moedas. Foi a ocasião perfeita para usar um fecho da vovó japonês que eu comprei há uns cinco anos atrás e tinha deixado guardado, sem saber direito o que fazer com ele. Pesquisei na internet e vi um modelo bem simples, mas que acabou se mostrando ineficiente. Então decidi inventar eu mesma uma niqueleira de crochê. Não só deu certo, como foi super fácil de fazer, olha só!

niqueleira com fecho da vovó

Para fazer a minha niqueleira vermelha, eu usei linha Duna, da Círculo. Quem lê sempre o blog sabe que eu adoro essa linha, porque ela encorpada e o ponto sempre fica bonito, além de não desfiar. No caso da niqueleira, é importante usar um fio grosso e firme, para que ela fique suficientemente estruturada. Como é um trabalho circular, eu prefiro usar um marcador, porque facilita a contagem das carreiras.

Para fazer a niqueleira:

1-Faça uma corrente com seis pontos. Feche para formar um anel.

2-Trabalhe dois pontos baixos em cada ponto do anel, finalizando essa volta com 12 pontos baixos.

3-Trabalhe dois pontos baixos no primeiro ponto da carreira anterior. Um ponto baixo no ponto seguinte. Repita até o final da volta, que terá então 18 pontos.

4-Trabalhe dois pontos baixos no primeiro ponto da carreira anterior. Um ponto baixo nos dois pontos seguintes. Repita até o final da volta, que terá então 24 pontos.

5-Trabalhe dois pontos baixos no primeiro ponto da carreira anterior. Um ponto baixo nos três pontos seguintes. Repita até o final da volta, que terá então 30 pontos.

6-Trabalhe dois pontos baixos no primeiro ponto da carreira anterior. Um ponto baixo nos quatro pontos seguintes. Repita até o final da volta, que terá então 36 pontos.

7-Trabalhe dois pontos baixos no primeiro ponto da carreira anterior. Um ponto baixo nos cinco pontos seguintes. Repita até o final da volta, que terá então 42 pontos.

8-Trabalhe dois pontos baixos no primeiro ponto da carreira anterior. Um ponto baixo nos seis pontos seguintes. Repita até o final da volta, que terá então 48 pontos.

9-Trabalhe dois pontos baixos no primeiro ponto da carreira anterior. Um ponto baixo nos sete pontos seguintes. Repita até o final da volta, que terá então 54 pontos.

10-Trabalhe dois pontos baixos no primeiro ponto da carreira anterior. Um ponto baixo nos oito pontos seguintes. Repita até o final da volta, que terá então 60 pontos.

11-Trabalhe dois pontos baixos no primeiro ponto da carreira anterior. Um ponto baixo nos nove pontos seguintes. Repita até o final da volta, que terá então 66 pontos.

A quantidade de carreiras para formar a base da niqueleira vai depender do tamanho do seu fecho da vovó. Para o meu fecho, que é pequeno, com  11 carreiras eu consegui exatamente o mesmo diâmetro do fecho aberto.

12-Trabalhe uma carreira de ponto baixo nos pontos da carreira anterior, continuando com 66 pontos.

13-A partir de agora, você vai trabalhar primeiro um lado da niqueleira e depois o outro. Não precisa arrematar, simplesmente trabalhe o primeiro lado, até a metade e siga até em cima. Arremate e reinicie do outro lado. A 13ª carreira de cada lado terá 33 pontos.

14-Diminua um ponto no início da 14ª carreira e outro ponto no final, terminando essa volta com 31 pontos.

15-Continue diminuindo um ponto no início e outro no final de cada carreira, até atingir a altura desejada para a sua niqueleira. Arremate e repita do outro lado.

Você deve ir medindo o seu trabalho no fecho da você, para ter certeza de que as diminuições estão sendo feitas adequadamente.

niqueleira com fecho da vovó

Usando o mesmo fio do crochê, costure as laterais da sua niqueleira. A quantidade de carreiras a ser costurada vai depender da abertura do seu fecho.

niqueleira com fecho da vovó

niqueleira com fecho da vovó

Com as laterais costuradas, é hora de prender o crochê no fecho. No meu caso, o fecho da vovó era furadinho, então eu só precisei costurar. Sempre prefiro esse modelo, porque é mais prático de prender e pode ser reaproveitado. Caso o seu fecho não tenha furos, você vai precisar colar o crochê no metal e depois, com a ajuda de um alicate e uma flanela grossa (para não arranhar o fecho), apertar o fecho para que prenda totalmente o crochê.

niqueleira com fecho da vovó

niqueleira com fecho da vovó

Niqueleira pronta! Eu decidi costurar um botão forrado com tecido de maçã, só para fazer um charme. Você pode enfeitar a sua niqueleira com o que quiser: botões, rendas, galões, fitas, laços, bordados, broches…

niqueleira com fecho da vovó

niqueleira com fecho da vovó

niqueleira com fecho da vovó

Foi super rápido de fazer. E o resultado é ótimo. Eu estou usando e não poderia ter uma niqueleira mais prática, além de personalizada. Se você também tem um fecho da vovó guardado no armário, vale a pena colocar sua agulha de crochê para trabalhar!

 

Para saber mais:

Niqueleira de tecido com fecho da vovó (tutorial aqui do BananaCraft)

Duna

Como forrar botão com tecido

11 comentários sobre “DIY: niqueleira de crochê com fecho da vovó

    • Eu também adoro esses fechos da vovó, Pati. E gostei tanto dessa niqueleira que estou fazendo outra bolsinha de crochê, também com fecho da vovó. O difícil está sendo encontrar tempo para terminá-la…rsrsrs

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s