Quebra-cabeça vintage

quebra-cabeca vintage

Existem coisas que fazem parte da vida da gente, mesmo não sendo úteis ou não estando o tempo todo em evidência. Esse jogo de quebra-cabeça aí da foto é assim. Minha mãe ganhou ele de presente de uma professora, por ser a melhor aluna da classe. Guardou durante muitos anos, até que eu nasci e finalmente já estava crescida o suficiente para brincar com ele. Depois, foi a minha vez de guardar, por anos a fio. Agora, com a minha mudança, o jogo voltou para a sua dona original.

quebra-cabeca vintage

quebra-cabeca vintage

É um quebra-cabeça com peças de madeira, bem simples, sem recortes arredondados. Apesar de ter poucas peças, não é fácil de montar. E tem desenhos bacanas, justamente porque é vintage. O meu preferido sempre foi esse daí, com o jacaré de boca aberta na cadeira e o dentista macaco suando de medo ali ao lado.

quebra-cabeca vintage

Vai dizer que você também não ia ter medo?!?

quebra-cabeca vintage

Também tinha a professora D. Ursa…

quebra-cabeca vintage

E a coelha que me sempre me lembrou Chapeuzinho Vermelho. Só que faltava uma peça bem no meio. (Minha mãe emprestava o jogo para alunos e primos e algumas peças, infelizmente, acabaram se perdendo antes que eu tivesse idade para brincar com ele…)

quebra-cabeca vintage

Por fim, o que sempre me intrigou mais, porque é uma cena doméstica – e eu sempre fui fascinada por ver casas alheias pelo lado de dentro. O Sr. Elefante ficava na sua sala, sentado numa bela poltrona vermelha, ouvindo seu rádio estiloso, de óculos no nariz (seria melhor dizer na tromba, né?)… Enquanto o minúsculo ratinho espiava lá de baixo… Pena que faltavam duas peças!

quebra-cabeca vintage

Eu sonhava com o dia em que ia ter tempo de encontrar uma madeira na mesma espessura, para poder cortar no formato das peças desaparecidas, para redesenhar as cenas e, finalmente, ter o quebra-cabeça completo, como eu nunca vi. O dia não chegou ainda. Talvez nunca chegue, quem vai saber. Não importa. Essas fotos representam todos os ótimos momentos que eu passei brincando com esses personagens tão familiares e tão queridos para mim. Porque memória e boas lembranças são assim. Existem e pronto. Sem compromissos e sem necessidades de se estar perto para continuar gostando.

 

Para saber mais:

Lembrança de infância

5 comentários sobre “Quebra-cabeça vintage

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s