Coisa de vó: garrafões e garrafas na decoração

garrafões e garrafas

Quando eu digo “coisa de vó”, estou falando especificamente da minha avó paterna. Ela adorava espalhar garrafas, potes de vidro e, principalmente, garrafões pela casa. Tinha um enorme, em especial, que sempre chamou muito a minha atenção, pelo tamanho. Eu adorava, quando era criança. Na adolescência, claro, passei a achar kitsch, porque minha avó tinha passado um pouco de spray dourado nele (ela era adepta do spray dourado, para quase tudo). Vou dizer, essa minha avó influenciou absolutamente o meu senso estético e, hoje, eu me identifico totalmente com alguns dos gostos dela para decoração. Provavelmente, ela foi a pessoa que mais me influenciou nesse sentido em toda a minha vida.

garrafões e garrafas

O garrafão grande da minha avó lembrava muito com esse maior aí da foto, embaixo do aparador. O dela ficava em um canto da sala, com flores secas ou galhos dentro. Também era verde escuro, porém de um vidro bem mais fosco do que esse. Eu lembro de ter perguntado onde ela conseguiu algo tão grande e a resposta foi que o meu avô ganhou não lembro mais de quem. Agora, vendo essa tendência decorativa em casas pelo mundo afora, foi impossível não lembrar de todas essas coisas.

garrafões e garrafas

Tenho certeza de que a minha avó ia adorar essa imagem. É totalmente a cara dela. Pelo excesso, pelas cores, pela madeira, pelos galhos…

garrafões e garrafas

Já eu, que tenho filho pequeno, não me aventuro com vidros pelo chão e coisas do gênero – não é seguro! No máximo, posso pensar em uma garrafa em algum canto mais isolado.

garrafões e garrafas

Ou num vidro de conserva transformado em terrarium. O que também é a cara da minha avó. Porque ela era a rainha das invenções. Certamente, ela faria algo assim. E eu também, claro, Porque a influência que ela teve na minha infância acabou virando uma herança que vai embora comigo para onde eu for. E o mais curioso é que, enquanto ela estava viva, eu nunca me dei conta disso. Acho que era jovem demais para aceitar que meus gostos sofriam uma interferência tão grande.

 

Para saber mais:

Garrafas e garrafões dentro da caixa de madeira

Garrafões grandes embaixo do aparador

Galhos, garrafas, garrafões e bancos de madeira

Garrafa e luminária

Terrarium em vidro de conserva

5 comentários sobre “Coisa de vó: garrafões e garrafas na decoração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s