Entrevista: Hellen Nilce Cézar–Joana Joaninha

 

hellen nilce cezar

Depois de um longo período sem entrevistas por aqui, voltamos com tudo, com uma conversa bacana com a Hellen – a criadora por trás da marca Joana Joaninha. Ela conta um pouco sobre o seu trabalho e sobre ela mesma, de um jeito que eu tenho certeza de que vai ser inspirador para você. Porque, para mim, foi. E muito. Obrigada, Hellen!

-Como e quando a Joana Joaninha começou?

Bom, a Joana Joaninha começou  “mesmo” no dia que comprei minha 1° máquina de costura 25/10/2005 . Ela foi o ponta pé  pra costurinhas, já que só customizava camisetas e morria de medo de zíper (era um bicho de 7 cabeças pra mim). Esse modelo é de quando comecei: Não tinha zíper e não sabia aplicar à máquina.

flower bag

-O nome Joana Joaninha foi inspirado em…

Tenho uma tatuagem dos pés até o ombro. Fiz quando fazia as camisetas e a que mais vendia era de joaninha com alinhavos. Também tenho uma relação linda (que me emociona profundamente) acredito demais que Deus sempre manda sinais em nossa vida.  E ele manda  e já mandou muitas Joaninhas.  Já morei em casa que tinha joaninha no escorredor de louça , antes de conhecer meu marido, uma pousou no meu ombro no meio da rua e ela já apareceu aqui em casa num domingão à noite.

ladybug tatto

-A sua produção mudou ao longo do tempo? Você continua fazendo hoje o que fazia no início?

Mudou  bastante. No início fazia muito mais bolsas e peças mais “viajadas”. Hoje em dia forneço pra loja e me envolvi muito com peças no atacado e isso me faz fazer o que meus clientes encomendam.

patchwork

-Qual é a cara da Joana Joaninha?

Temos uma cara com riso solto , colorida e que sempre acredita que uma peça bem feita e principalmente feita com  carinho pode alegrar o dia de pessoas sensíveis. Mas a nossa cara tá caminhando pra ficar com cheirinho de bebê também (não estou grávida), tem sido encantador trabalhar para os pequenos.

patchwork

-E a Hellen, gosta de fazer o que, além de costurar?

Comidinhas , cuidar da casa , seriados , paparicar o Marido, brincar de fotógrafa , receber os amigos em casa (amamos muito), ouvir música (nossa radiola sempre tá ligada) e ler (nem que seja algumas páginas antes de dormir).

-Como acontece o seu processo criativo?

Faço um composê de tecidos, imagino tudo na cachola e aí já vou cortando , costurando e pirando! rs  Vou criando e costurando , tudo ao mesmo tempo.

patchwork

-Se não fosse crafter, você seria…

Quando criança falava em ser Artista Plástica , sempre amei o colorido da vida. Mas  hoje vejo que que trabalharia com bolos estilo da vovó , comidinhas simples , mas cheias de carinho. Até por isso que vendo meus bolinho no Bazar na Varanda.

cake

-Qual o maior desafio de quem trabalha com manualidades? 

Trabalhar com peças repetidas , isso é um terror pra mim.

-Você tem um craft room em casa ou um atelier fora de casa?

Tenho um Craft room bem simples , que fica coladinho na nossa casa. Com nossa varanda na frente dele, tem  umas bananeiras da vizinha que fazem barulho de chuva com vento, passarinhos e nossos gatos na janela. Bem gostosinho costurar nele.

craft studio

-Até hoje, qual foi a peça que você produziu e que gostou mais? Teve alguma que simplesmente foi impossível desapegar e acabou ficando para você?

Eu simplesmente amo fazer bolsas , cada bolsa é uma nova paixão. A última que tirei pra mim foi um trilho de mesa , no dia que cortei já fiquei imaginando aqui em casa.

-Qual tipo de venda é mais prazerosa: em bazares, on-line ou encomendas feitas pessoalmente? Por quê?

Amo Bazares , ele tem abraços  e acabo conhecendo pessoas que só falo pela net. Mas todas as encomendas têm seu valor e sempre são bem vindas.

bazar

-Sua frase preferida no momento é:

Viver é uma questão paciência. (Fernando Sabino)

 

Para saber mais:

Joana Joaninha

Joana Joaninha no Flickr

Joana Joaninha no Facebook

Joana Joaninha no Pinterest

5 comentários sobre “Entrevista: Hellen Nilce Cézar–Joana Joaninha

  1. Amei!!! Esta minha amiga é show!!!
    Hellen querida, Deus continue te abençoando a cada novo instante, a cada nova criação e conte sempre com meu abraço apertado e minhas orações.
    Te amo querida.

    Amei pessoal do Banana Craft. Deus abençoe vocês também.

    Beijos

    Curtir

  2. Tenho orgulho da Hellen, ela inspira, transborda alegria e transpira pq não pára um minuto.
    Uma foto que não apareceu, para mim é top e casa com a paixão das bolsas é a bolsa da Frida, se tem bolsa linda que casa com a arte, para mim é aquela!
    Parabéns Dona Joaninha, que muitas mais pousem na tua vida! Tu mereces e eu já te disse isso.
    Parabéns Dani, as vezes as pessoas acham que é apenas uma questão de sorte, de uma oportunidade, também é, mas a reportagem mostra que a Hellen tem história, não começou ontem e principalmente ralou muito para chegar no patamar de hoje. Isso é muito legal!
    Bjo, Ana.

    Curtir

  3. Pingback: Promoção Joaninha de Natal | BananaCraft

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s