Entrevista: Érica Catarina – Ei, menina


IMG_6521 Erica

A entrevista de hoje é especial porque finalmente a gente vai poder conhecer melhor uma das figuras mais populares nos já tradicionais e famosos posts com as melhores fotos da semana. E toda essa popularidade não é para menos, porque as fotos da Érica são perfeitas, exatamente como o trabalho meticuloso que ela faz com feltro. Tenho certeza de que você vai adorar, olha só!

 
bichinhos raposa_3144 copy

-Quando você começou a fazer manualidades?

Eu comecei a fazer artesanato ainda muito pequena, uns 7 ou 8 anos. Eu tive influência e incentivo por parte da minha mãe, mesmo que indiretamente. Ela costurava, fazia vestidos lindos para minha mim e para minha irmã e costurava roupas exclusivas para os meus irmãos. Enfim, estava rodeada de tecidos lindos, muitas linhas e muitas cores. Além disso, ela ainda fazia crochê e ponto cruz. Não tinha como fugir da sina bendita! Eu gostava do que via e cada dia me apaixonava mais por esse universo e fazia as roupinhas para as minhas bonecas com os retalhos que sobravam das costuras dela. Com o passar do tempo, comecei a fazer cartões, biscuit, ponto cruz, crochê, caixas forradas e me descobri inteiramente apaixonada no feltro quando o vi pela primeira vez, há 4 anos. E desde então, esse tem sido o maior prazer da minha vida.

chapeuzinho vermelho bastidor_4323 copy-De onde surgiu a ideia para criar o nome da sua marca?

Quando comecei a costurar, ainda criança, pegava as agulhas e linhas da minha mãe e fazia uma bagunça com o material dela. Ela saia para entregar algumas encomendas e quando voltava via a cena engraçada de uma criança tentando costurar à máquina. Eu quebrava as agulhas, embolava a linha e ainda mostrava um short todo torto, com uma perna maior que a outra, mas feito por mim. Eu nunca esqueci a forma carinhosa, porém firme como ela me repreendia: “Ei, menina! Já chega por hoje, né!”, “Ei, menina! Pára de aprontar e quebrar as minhas agulhas, desse jeito terei que comprar agulhas todos os dias!”. Desde então, esse bordão faz parte de minha vida e virou o nome da minha marca.

chapeuzinho vovó_4101 copy

 

 -Para você, qual a parte mais difícil de um trabalho manual?

Quando alguém me pede algo é sempre um desafio, mesmo que seja um trabalho repetido. Quando me pedem um tema novo, também é motivo de frio na barriga, mas isso faz parte do trabalho de qualquer artesã. Mas a falta de tempo para executar o projeto, quando o prazo estipulado é muito curto, isso me deixa bastante apreensiva. 

chapeuzinho_5621 copy

cachorrinho 0579 copy

 -Por outro lado, qual a mais prazerosa e interessante?

A parte mais gostosa do meu trabalho é quando tudo está decidido e já posso começar a comprar o material, criar, riscar, cortar, costurar e dar forma à peça. E quando termino o trabalho, ahhh, a vontade de deixar ele morando comigo por mais alguns dias é enorme. 

letrinhas iolanda_2088 copy-De onde você retira inspiração para criar as suas peças?

Tudo que é bonito e fofo me inspira, cativa, encanta. Não fiz cursos, sou muito curiosa e essa curiosidade me levou a pesquisar na internet como poderia começar a fazer, a manusear o feltro, a fazer os pontos, enfim, a minha inspiração vem de infinitos lugares, desde uma estampa de tecido, até a decoração de uma festa infantil, um batizado, das revistas, dos trabalhos de outras artesãs que já estão nesse caminho há muitos anos.

fazendinha cavalinho porquinho-Como você lida com cópias mal intencionadas e reproduções indesejáveis do seu trabalho?

Antes chorava e ficava muito chateada com o assunto. Ficava mais triste quando alguém roubava fotos minhas, retirava a minha marca d’água, editava e por cima colocava a dela. Hoje em dia, aprendi a lidar com o assunto, principalmente no quesito internet, onde tudo é possível. Cada cabeça, uma sentença! Muita gente já conhece o meu trabalho e quando batem o olho já sabem que foi usado de maneira indevida em outro site. O negócio é fazer 0 nosso trabalho bem feito e pronto! Torná-lo bem conhecido, se tiver um diferencial, melhor ainda, muita gente vai saber o que é cópia mal intencionada e o que não é, principalmente os clientes. 

safari grande_8297 copy

-Como crafter, qual o seu maior sonho?

Esse universo craft sempre nos dá asas para sonhar alto. Um dia eu realizo o meu! Comprar uma casa grande e fazer o atelier dos sonhos, colocar uma mesa gigante no meio e chamar as amigas crafters para comer gordices, dividir conhecimentos, dar aulas para quem quer entrar nesse mundo handmade. Outro sonho que eu tenho é ter um trailer-atelier para correr as regiões do Brasil num determinado mês e incentivar o artesanato por onde eu passar. O marido já disse que vai me ajudar. 

guirlanda safári_3155 copy

 

-Qual o seu cliente ideal?

Todos os clientes que fiz significaram e ainda significam muito para mim. Eu sempre penso no cliente que vai receber a peça e vai ficar olhando cada detalhe, cada pontinho, que vai saber que aquilo que eu criei pra ele foi feito pensando no tema que ele pediu, com carinho e dedicação. E sempre recebo um retorno muito favorável e animador, tanto que pedem o repeteco das fofurices, nos batizados e festas dos filhos, amigos, pais.

passarinho Thaise_9539 copy

Há o cliente que explica tudo tintim por tintim de como quer o trabalho, envia links de outros trabalhos, fotos, me propõe um tema novo, manda seu próprio projeto. Adoro esse tipo de cliente, decidido e bem resolvido. E também tem o cliente que diz:  “Érica, te dou o tema e as cores e você faz do jeito que quiser, pode criar à vontade. Confio em você.” Aí eu me jogo e me delicio, sem medo de ser feliz, parece que a cabeça fica a mil por hora com tantas ideias. Eu trabalho mais tranquilamente assim. 

corujinha T_1085 copy
-Como funciona o seu processo criativo?

Sou ansiosa! Para não me perder no caminho, eu anoto tudo. Organização é o meu lema. Sempre que inicio um novo trabalho, tudo deve estar na mais perfeita ordem, as linhas da caixa devem estar todas lá guardadinhas e enumeradas, os feltros organizados por cores, os botões e tecidos nos seus devidos lugares e o atelier bem limpo e arejado.

boneca princesa_3403 copy

Pego meu caderno de ideias e vou rascunhando o próximo trabalho, trabalhando o desenho, faço um croqui, pinto e depois vou desenvolver os moldes em cima do que eu acabei de criar. Criados os moldes, risco nos feltros e costuro. Já aconteceu de o desenho ficar bacana, mas no feltro não causar nenhuma emoção. Daí começo a fazer as possíveis mudanças e o molde original toma outro rumo. 

atelier estudio copytrabalhando atelier ursinho 1

-Como é o seu craft room ideal?

Meu craft room é simples, porém amplo, alegre e cômodo para abrigar todos os meus materiais e móveis. É bem iluminado, vive em processo de transformação, adoro mudar coisinhas de lugar, gosto de cores claras, tem armários brancos, muitos livros, feltros, botões, fitas, miçangas, caixas organizadoras. Acho que só está faltando uma máquina de costura para eu costurar minhas roupas e da minha Helena, que chegará em agosto,  enchendo a casa com mais alegrias e sorrisos. Agora me perguntem, felicidade tem tamanho? Tem não, tem intensidade!

bebê sapatinho_7122 copy

 

Para saber mais:

Érica Catarina – o blog

Érica Catarina no Flickr

34 comentários sobre “Entrevista: Érica Catarina – Ei, menina

  1. Os trabalhos da Erica são de uma perfeição e delicadeza inimagináveis ! Talento que está no sangue ! Com certeza que a chegada da Helena irá inspirá-la ainda mais !!
    Ótima entrevista Dani!
    Sucesso Erica!
    Bjs,
    Bel Curado/ Felicidade Craft

    Curtir

  2. Amei a entrevista.E sempre falo que falar em feltro sem citar o nome da Érica é por que ainda nao está preparado para se jogar nesse craft,rsrsrsrsr…Amo e sou fanzoca dos trabalhos e da simplicidade da mesma.Parabéns pela boa escolha da entrevista e entrevistada.bjs

    Curtir

  3. Dani, querida!
    Fiquei feliz demais com o convite e feliz demais com os comentários carinhosos acima! Eita coisa boa!
    Bom partilhar um pouco da minha vida crafter. Agradeço a oportunidade e parabenizo você por administrar tão bem esse site maravilhoso. Estou sempre de olho! 🙂
    Monte de beijos!
    Obrigada!

    Curtir

    • Eu é agradeço, Érica! Vou repetir o que já te disse: para mim, você é um perfeito exemplo do que toda crafter de verdade deve ser. Adoro seu trabalho e as suas fotos impecáveis. Sempre! Beijo grande, sucesso e toda a felicidade do mundo com a Helena 🙂

      Curtir

  4. Adoro quem se dedica ao artesanato e acredita nele com todas as forças, sabendo que como em qualquer outro trabalho, imprevistos e perrengues acontecerão e, como profissional é preciso lidar e driblar esses momentos, para poder brilhar com o trabalho de todos os dias.
    E, a Érica demonstra fazer isso muito bem! Linda a entrevista e as fotos realmente são ímpar, inconfundíveis como ela mesma falou. Parabéns!

    Curtir

  5. Já conhecia o trabalho da Érica pelo flickr, são lindos, fofos demais. Amei a entrevista e desejo tudo de bom para Érica, seu esposo e a mocinha (Helena) que vai chegar, que Deus a abençoe!!! Bjos!!!

    Curtir

  6. Quando estiver andando no trailer-atelier, dá uma passadinha aqui em Juazeiro da Bahia! o/ Lindona. Trabalho perfeito o seu. Pessoa linda!
    “Agora me perguntem, felicidade tem tamanho? Tem não. Tem intensidade!” ❤
    Beijos

    Curtir

  7. Que linda é você, Érica!! Sou mais uma fã do seu trabalho perfeito, e claro, vc é a minha inspiração, um dia consigo alcançar seu dedinho…rsrsrs… Amor realmente não tem tamanho é exatamente como você disse: ” tem intensidade” e quando a Helena estiver no seu colo… prepare-se… Vocês vão sentir que esse amor todo simplesmente não cabe dentro da gente e aí… a gente chora, ri, aperta, abraça… e não consegue mais viver
    sem eles, os filhos.

    Curtir

  8. Érica linda, que entrevista maravilhosa, AMEI.
    Comecei a me interessar pelo mundo encantado do feltro por sua causa kkkkkkkkk, sim você é a culpada
    por me viciar kkkkk nesse lindo e encantado mundo do feltro, onde encontrei muitas pessoas do bem, que se tornaram amigas muito queridas.
    OBRIGADA por você compartilhar seus lindos trabalhos, ajudando a pessoas como eu a encontrar seu caminho nesse mundão do artesanato.
    Beijocas em você e na pipoquinha da Helena.

    Curtir

  9. Te encontrei na internet por acaso, há mais ou menos um mês, pois minha filha queria uma almofada de coruja.
    Adorei o seu blog e aprecio muito os seus trabalhos e eles estão me influenciando cada vez mais. Tenho uma página no facebook – Grandes Mimos by Eunice Bortoletto, e estou começando a atrair alguns fãs.
    Amei a sua entrevista e parabéns e continue assim. Há ia me esquecendo parabéns pela criança que está por vir. Que Helena venha com muita saúde.
    Um abraço.

    Curtir

  10. Parabéns!!!
    Você é uma das melhores artesãs que já vi…capricho sem tamanho é quase impossível descobrir como você faz suas peças…são realmente encantadoras e perfeitas.

    Que Deus abençoe seu trabalho sempre!!!

    Curtir

  11. Os trabalhos feitos por Érica são simplesmente fantásticos. As peças são delicadas e confeccionadas com o maior capricho. Parabéns pela chegada da Helena.Fico imaginando as coisas mais lindas que Érica fará para ela. Parabéns tb para o papai. Saúde e paz. Bjim

    Curtir

  12. O que falar dessa diva do feltro ??? ela é perfeita em tudo,em seu trabalho, seu carisma… Parabéns minha linda, que Deus continue te iluminando e trazendo coisas maravilhosas pra sua vida, inclusive o trailer ateliê, que ele venha logo….

    Beijokas

    Flávia Pestana
    Marrom Glacê Artesanatos

    Curtir

  13. Oi Érica! Parabéns ! Fico emocionada quando vejo seus trabalhos. Conheci vc através de uma amiga da minha filha que ficou grávida e achou a sua guirlanda baby safari na net e sabendo que eu tinha alguma habilidade manual me perguntou se eu faria? quando vi a guirlanda fiquei apaixonada pelo seu trabalho e louca de vontade de fazer ! topei o desafio! Era abril e o Davi chegaria em meados de julho. Li todas as suas dicas e fui ! Nunca havia feito nada em feltro e ficou linda minha guirlanda! Soube que o Davi adora ela e que seus pais inventam varias estórias com os bichinhos. Obrigada! E que a Helena traga muitas felicidades pra vocês ! Bjus

    Curtir

  14. Que inspiracao esta pessoa nos transmite. Perfeicao, seria a palavra mais adequada para seu trabalho. Peca para ela mostrar as lembrancas e fofurices que ela fara para a sua filha Helena. Bjs!!!

    Curtir

  15. Parabéns vc é a rainha dos feltros me inspira todos os dias, seus trabalhos são perfeitos. Não me canso de vê-los gostaria de conhecer seu ateliê deve ser tão especial quanto seu talento….

    Curtir

  16. Oi Erica….adorei sua entrevis….mas o que eu gostaria de saber é: como faço para adquirir a apostila da ciderela e até outros teabalhos seus? Gosta muito dw uma resposta positiva, pq estou encanta, ou melhor maravilhada e apaixonada pelos trabalhos em feltro, princilmente os seus, nao desmerecendo as outras artesãs. ….aguardo resposta…

    Curtir

  17. Bela entrevista. Realmente os trabalhos dela são impecáveis e de um bom gosto incrível. Tenho me esforçado para ter a disciplina e organização dela, e assim fazer trabalhos tão lindos!

    Curtir

  18. Érica, fico imensamente feliz em saber que existe no mundo uma pessoa igual a você: simples, humana e de um talento imenso. Sou iniciante e o feltro pra mim foi AMOR a 1ª vista, e vejo em você o motivo pra não desistir, apesar de saber que altos e baixo viram, afinal faz parte. Espero que um dia seu sonho de ter um trailer ateliê se realize, só não esquece de vim em minha cidade (Salvador), seria um enorme prazer. PARABÉNS mais uma vez, que DEUS continue lhe abençoando grandemente todos os seus dias. Bjos de sua FÃ – Rose.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s